x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 3 de 3
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3

    Question 3.0: água do reservatório subiu e desceu depois de 'arrotar'




    Caros,

    Meu carro (3.0 11/12) está com o sistema de arrefecimento todo em ordem, desde a bomba d'agua até a tampinha do reservatório. A última manutenção foi feita há uns 10.000 km e desde então tudo tem estado em ordem.

    Ontem notei que com o carro quente, a água do reservatório tinha subido coisa de 3 dedos, até quase a boca. Fiquei encanado, mas não podia parar o carro na hora e segui viagem. Como tenho sensor de nível no sistema, se estourasse e vazasse a água, eu ia perceber. A temperatura também estava em ordem e a ventoinha armando normalmente. Taquei pau.

    Chegando em casa, ainda estava alto o nível. Deixei esfriar umas 2 hrs e abri a tampa.

    Assim que abri a tampa, começou um barulho de arroto humano e a água desceu pro nível normal (o mesmo nível que estava desde 10.000 km atrás). Fiz o procedimento básico para eliminar o ar do sistema e fechei de novo. Já andei 200 km depois disso e não tornou a acontecer. Não sumiu nem uma gota d'agua, nem antes de acontecer isso, nem depois.

    Uma pergunta específica: tenho notado que, com o motor ligado, retorna bastante água pela mangueira que vem de cima do radiador e da termostática (a mais fininha, ligada ao lado da tampa do reservatório). Isso é normal? Desconfio um pouco daquela válvulinha que tem nessa mangueira.

    E uma pergunta geral: alguém já viu algo parecido? Além de todas as merdas, Troller agora tem gases e precisa arrotar igual neném?

    Abraço,

    Martin
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #2
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    O retorno pela mangueira fininha é grande mesmo. Normal. Igual ao meu. Quanto a válvula, no meu caso, trata-se apenas de um "T", não tendo nenhuma outra função. Mexeu no ar quente? Pode ter vindo algum ar de lá...
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #3
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Caros,

    Meu carro (3.0 11/12) está com o sistema de arrefecimento todo em ordem, desde a bomba d'agua até a tampinha do reservatório. A última manutenção foi feita há uns 10.000 km e desde então tudo tem estado em ordem.

    Ontem notei que com o carro quente, a água do reservatório tinha subido coisa de 3 dedos, até quase a boca. Fiquei encanado, mas não podia parar o carro na hora e segui viagem. Como tenho sensor de nível no sistema, se estourasse e vazasse a água, eu ia perceber. A temperatura também estava em ordem e a ventoinha armando normalmente. Taquei pau.

    Chegando em casa, ainda estava alto o nível. Deixei esfriar umas 2 hrs e abri a tampa.

    Assim que abri a tampa, começou um barulho de arroto humano e a água desceu pro nível normal (o mesmo nível que estava desde 10.000 km atrás). Fiz o procedimento básico para eliminar o ar do sistema e fechei de novo. Já andei 200 km depois disso e não tornou a acontecer. Não sumiu nem uma gota d'agua, nem antes de acontecer isso, nem depois.

    Uma pergunta específica: tenho notado que, com o motor ligado, retorna bastante água pela mangueira que vem de cima do radiador e da termostática (a mais fininha, ligada ao lado da tampa do reservatório). Isso é normal? Desconfio um pouco daquela válvulinha que tem nessa mangueira.

    E uma pergunta geral: alguém já viu algo parecido? Além de todas as merdas, Troller agora tem gases e precisa arrotar igual neném?

    Abraço,

    Martin
    Martin,

    Se vc abriu a tampa do reservatório com ele ainda quente é normal ter acontecido isso, vc aliviou a pressão no sistema e por isso vc ouviu o barulho de arroto e baixou o nível. Já ouvi que não é aconselhável abrir a tampa com ele quente pois pode entrar ar no sistema, mas como vc fez a purga não tem bronca. Confira se tampa do vaso de expansão tá bem fechada e vedando direito, na dúvida troca, e vê se não tem ar no mangote de cima do radiador, quando tem um "VAZAMENTO" pela tampa do vaso de expansão o mangote de cima do radiador tende a fechar quando frio. Nesse caso vc vai ter uma oscilação maior no nível do vaso de expansão.
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Agua sumindo do reservatorio de agua radiador
      Por Felipe Zagatti no fórum Mitsubishi
      Respostas: 20
      Última resposta: 19/08/2015, 20:10
    2. Respostas: 6
      Última resposta: 20/05/2012, 21:39
    3. Ponteiro da temperatura subiu e depois desceu
      Por pedrogsncombr no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 22
      Última resposta: 15/12/2011, 14:43
    4. Reservatório de água pro CJ5
      Por renatosapulha no fórum Jeep Willys
      Respostas: 6
      Última resposta: 02/03/2006, 16:19
    5. Reservatorio de agua
      Por tmrsled no fórum Suzuki
      Respostas: 6
      Última resposta: 11/11/2005, 20:08

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade