x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário Avatar de Sidnei
    Entrada
    24/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    54
    Posts
    485
    Agradecimento: 1

    Nível da água do reservatório subindo




    Pessoal,

    Reparei hoje que o nível de água do reservatório do meu Troller (2011) aumentou. Já vi muitos relatos da água estar desaparecendo ou diminuíndo mas nunca aumentando!
    Tenho esse jipe há dois anos e o nível sempre ficou estável na marca Max. do reservatório.
    O que pode ser? Já verifiquei o nível com o motor frio e com o motor quente e ele continua alto (quase no limite da tampa).
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
    Ex Troller T4 2003 Hankook 33" - ZHME 12000lbs / Ex Willys CJ5 1961

  • #2
    Usuário Avatar de Jose Carlos banhi
    Entrada
    10/06/2008
    Local
    Jundiai/SP
    Idade
    60
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Parece ser valvula termostatica travada.
    JCB

  • #3
    Quando li "Nível de água do reservatório subindo" por um instante eu achei que estava chovendo ai em São Paulo!

    Quanto ao tópico, faça uma limpeza no sistema e cheque o estado da válvula termostática. Se possível, aproveite para checar o estado das pás da bomba d'água, para fazer o serviço completo!

    Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #4
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3
    O meu varia 2 dedos entre frio e quente, normal.

    Antes de desmontar coisas, faça o seguinte teste:

    Com o motor frio, abra a tampa e aperte com a mão algumas vezes a mangueira que entra no radiador do lado do motorista, em cima. Podem sair algumas bolhas no reservatório, normal.

    Na sequencia, ainda com a tampa aberta, ligue o motor e acione o ar quente no máximo, juntamente com o ventilador. Mantenha a rotação em 2.000 rpm, sem bombear o acelerador, por 2 minutos ou 3 no máximo. Assim que o ar que sai pela ventilação se aquecer um pouco, está ótimo.

    O nível de agua no reservatório deverá permanecer estável ou descer um pouco. Se subir mais de 2 ou 3 mm ou se transbordar, leve em um mecânico e siga a sugestão do Abreu. Se não, complete a água caso necessário, feche a tampa e ande com o carro para avaliar novamente.

    Abraço,
    Martin
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #5
    Usuário Avatar de Sidnei
    Entrada
    24/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    54
    Posts
    485
    Agradecimento: 1
    Valeu pessoal pelas dicas.....
    Também estou achando que pode ser a válvula termostática, mas teoricamente se ela estivesse travada a temperatura do motor não deveria subir? O ponteiro está em 90º como sempre. Depois de andar um bom tempo abri o capô e verifiquei todas as mangueiras do radiador e elas estavam quentes (normal) e maleáveis, isto é, eu consigo apertá-la um pouco, sinal que não está com muita pressão.
    Com o motor frio eu já tinha feito um dos testes que o Martin427 de apertar a mangueira de entrada do radiador e percebí que faz uma certa onda dentro do reservatório (sinal que a passagem de água está normal). Vou fazer os outros testes e caso alguém tenha mais alguma sugestão, não se acanhe! rs
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
    Ex Troller T4 2003 Hankook 33" - ZHME 12000lbs / Ex Willys CJ5 1961

  • #6
    Usuário Avatar de Sidnei
    Entrada
    24/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    54
    Posts
    485
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por abreu Ver Post
    Quando li "Nível de água do reservatório subindo" por um instante eu achei que estava chovendo ai em São Paulo!
    Quem dera!!!! rs
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
    Ex Troller T4 2003 Hankook 33" - ZHME 12000lbs / Ex Willys CJ5 1961

  • #7
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Sidnei Ver Post
    Valeu pessoal pelas dicas.....
    Também estou achando que pode ser a válvula termostática, mas teoricamente se ela estivesse travada a temperatura do motor não deveria subir? O ponteiro está em 90º como sempre. Depois de andar um bom tempo abri o capô e verifiquei todas as mangueiras do radiador e elas estavam quentes (normal) e maleáveis, isto é, eu consigo apertá-la um pouco, sinal que não está com muita pressão.
    Com o motor frio eu já tinha feito um dos testes que o Martin427 de apertar a mangueira de entrada do radiador e percebí que faz uma certa onda dentro do reservatório (sinal que a passagem de água está normal). Vou fazer os outros testes e caso alguém tenha mais alguma sugestão, não se acanhe! rs
    Eu apenas trocaria a tampa por uma nova.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #8
    Usuário Avatar de Sidnei
    Entrada
    24/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    54
    Posts
    485
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Eu apenas trocaria a tampa por uma nova.
    Homero,
    Foi a primeira coisa que pensei, mas o estranho é que eu deixei o motor esfriar com a tampa aberta e o nível não baixou.
    Se estivesse expandindo devido a falha na vedação da tampa, acredito que o nível teria que voltar ao normal quando esfriasse, correto?
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
    Ex Troller T4 2003 Hankook 33" - ZHME 12000lbs / Ex Willys CJ5 1961

  • #9
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Sidnei Ver Post
    Homero,
    Foi a primeira coisa que pensei, mas o estranho é que eu deixei o motor esfriar com a tampa aberta e o nível não baixou.
    Se estivesse expandindo devido a falha na vedação da tampa, acredito que o nível teria que voltar ao normal quando esfriasse, correto?
    Não necessariamente. Se a água vaporiza, as bolhas podem ficar presas em pontos do sistema de onde não consegue sair sem impulsão da bomba d'agua. Mas isso em geral faria o carro ferver.

    Sem querer colocar pânico, mas já colocando, você já deixou o motor ferver e/ou andou muito tempo com a luz espia de temperatura acesa? Já andou sem água por qualquer razão? Pergunto, pois a próxima possibilidade é a junta do cabeçote estar queimada e deixando passar compressão para o arrefecimento. Mas isso é bem difícil, até hoje só vi 3.0 com junta queimada por andar sem água, nunca por ter fervido.

    Abraço,

    Martin
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #10
    Usuário Avatar de Sidnei
    Entrada
    24/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    54
    Posts
    485
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Não necessariamente. Se a água vaporiza, as bolhas podem ficar presas em pontos do sistema de onde não consegue sair sem impulsão da bomba d'agua. Mas isso em geral faria o carro ferver.

    Sem querer colocar pânico, mas já colocando, você já deixou o motor ferver e/ou andou muito tempo com a luz espia de temperatura acesa? Já andou sem água por qualquer razão? Pergunto, pois a próxima possibilidade é a junta do cabeçote estar queimada e deixando passar compressão para o arrefecimento. Mas isso é bem difícil, até hoje só vi 3.0 com junta queimada por andar sem água, nunca por ter fervido.

    Abraço,

    Martin
    Martin,

    Meu Troller nunca ferveu ou sequer acendeu a luz da temperatura. Para voce ter uma idéia, desde a revisão de 20 mil km nunca abaixou 1mm o nível. Hoje está com 37 mil km. Também verifiquei a vareta de óleo e tudo ok.
    Já troquei 1 vez a bomba dágua quando da troca da vedação da caixa de distribuição por precaução uma vez que já estava desmontado, mas sequer a bomba estava travada ou algo do gênero.
    4X4 Brasil
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
    Ex Troller T4 2003 Hankook 33" - ZHME 12000lbs / Ex Willys CJ5 1961

  • #11
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Sidnei Ver Post
    Homero,
    Foi a primeira coisa que pensei, mas o estranho é que eu deixei o motor esfriar com a tampa aberta e o nível não baixou.
    Se estivesse expandindo devido a falha na vedação da tampa, acredito que o nível teria que voltar ao normal quando esfriasse, correto?
    Está estranho mesmo… Mas como a tampa é baratinha, acho que dá pra arriscar.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #12
    Usuário Avatar de Sidnei
    Entrada
    24/04/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    54
    Posts
    485
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Está estranho mesmo… Mas como a tampa é baratinha, acho que dá pra arriscar.
    Homero e Martin,

    Acho que pode ser a tampa mesmo.
    Esta noite eu deixei a tampa desrosqueada e hoje de manhã o nivel tinha voltado ao normal.
    Vou trocá-la e veremos se estabiliza.
    Em tempo: a tampa/reservatório do troller a partir de 2009 é de algum outro carro?
    Sidnei
    Troller 2011 BF MUD 33" - ZHME12000lbs
    Ex Troller T4 2003 Hankook 33" - ZHME 12000lbs / Ex Willys CJ5 1961

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 43
      Última resposta: 27/08/2020, 12:18
    2. Agua sumindo do reservatorio de agua radiador
      Por Felipe Zagatti no fórum Mitsubishi
      Respostas: 20
      Última resposta: 19/08/2015, 20:10
    3. Respostas: 6
      Última resposta: 20/05/2012, 21:39
    4. Respostas: 3
      Última resposta: 29/01/2012, 22:08
    5. Nível de água acima do nível máximo
      Por marcomencia no fórum Ford
      Respostas: 3
      Última resposta: 30/03/2010, 13:54

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade