Pessoal, não abri esse tópico para falar de ganho de potência, nem de preparador X ou Y.
Esse tópico é apenas para informar aos interessados a fantástica melhora no consumo do Troller 2015 após a remoção da valvula EGR e filtro DPF assim como o abafador de escape.
Para esse tipo de remoção se faz necessário a reprogramação da central de injeção, para que a mesma ignore os sensores presente no cano de escape e na válvula EGR.
Independente de querer ou não mais potência para o motor, eu recomendo a reprogramação do mesmo, uma vez que o benefício da confiabilidade e economia de combustível valem a pena por si só.
Bem, eu passei de ruins 6,8km/l na cidade para bons 8,1km/l no mesmo percurso, andando da mesma forma.
Na estrada, a caminho da praia, trecho de 180km ida e volta, passei de 7,9km/l para excelentes 10,6km/l.
É uma diferença absurda, eu sei. No primeiro momento achei que alguma coisa estava marcando errado. Mas depois confirmei que essas eram as médias reais do carro.
Enfim, eu já tinha notado que o sistema de regeneração do DPF, que utiliza diesel para queimar a fuligem presa nele, aumentava bastante o consumo do carro quanto ativo (meu scaner avisa sempre que o sistema está em modo de regeneração). Eu só não tinha ideia de quão absurdo era a quantidade de combustível que esse sistema utilizava, a ponto de melhorar mais de 1km/l em algumas situações.
A regeneração do Troller se dá de forma automática mais ou menos uma vez cada 150~200km na cidade e uma vez a cada 200~300km na estrada e dura entre 10 e 20 minutos por vez.
Independente do preparador escolhido, eu recomendo a todos a reprogramação da central do motor.



Abraços.