x
Convex Datacenter
Página 12 de 13 PrimeiroPrimeiro ... 2345678910111213 ÚltimoÚltimo
Resultados 133 a 144 de 156
  • #133
    Usuário Avatar de Pedro Sylvestre
    Entrada
    31/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    125
    Agradecimentos: 2

    Question Qual marca de bomba d'àgua comprar para troller 3.0?




    Olá a todos, colegas jipeiros.

    Tenho um troller 3.0 2007 com 165.000km e remapeado pela SFI Chips (Stg Rally).
    Recentemente, voltando de uma viagem de aproximadamente 130km, notei que o marcador de temperatura no painel mal se mexeu, acho que nem chegou no terceiro "risquinho". Lendo aqui no fórum, vi que o problema pode estar na famigerada bomba d'água que não está gerando pressão suficiente na água e por isso o sensor não consegue marcar direito a temperatura. Decidi que está na hora de trocar a bomba, mas ai vem a questão.
    Olhando na internet, notei a grande variedade de marcas de bombas para o motor 3.0 NGD e a grande flutuação de preços. Algumas das marcas que eu vi foram:

    Autotec - R$187
    Starke - R$157
    Indisa - R$200
    Ymax - R$240
    Freedom Parts - R$190
    Original MWM - R$590

    Essas duas últimas me chamaram a atenção por possuírem as pás da hélice feitas de metal, diferentemente das originais que são de plástico.
    Qual a opinião de vocês sobre essas marcas paralelas? Alguém já optou por comprar alguma dessas marcas ao invés da original? Vale a pena investir 3x mais dinheiro numa original?

    Desde já agradeço.
    Troller T4 3.0 TDI Eletronic 2007

  • #134
    Usuário Avatar de Gustavo D
    Entrada
    10/03/2011
    Local
    Trilhas/SP
    Posts
    364
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Pedro Sylvestre Ver Post
    Olá a todos, colegas jipeiros.

    Tenho um troller 3.0 2007 com 165.000km e remapeado pela SFI Chips (Stg Rally).
    Recentemente, voltando de uma viagem de aproximadamente 130km, notei que o marcador de temperatura no painel mal se mexeu, acho que nem chegou no terceiro "risquinho". Lendo aqui no fórum, vi que o problema pode estar na famigerada bomba d'água que não está gerando pressão suficiente na água e por isso o sensor não consegue marcar direito a temperatura. Decidi que está na hora de trocar a bomba, mas ai vem a questão.
    Olhando na internet, notei a grande variedade de marcas de bombas para o motor 3.0 NGD e a grande flutuação de preços. Algumas das marcas que eu vi foram:

    Autotec - R$187
    Starke - R$157
    Indisa - R$200
    Ymax - R$240
    Freedom Parts - R$190
    Original MWM - R$590

    Essas duas últimas me chamaram a atenção por possuírem as pás da hélice feitas de metal, diferentemente das originais que são de plástico.
    Qual a opinião de vocês sobre essas marcas paralelas? Alguém já optou por comprar alguma dessas marcas ao invés da original? Vale a pena investir 3x mais dinheiro numa original?

    Desde já agradeço.
    Pedro, marcador de temperatura marcando frio no troller 3.0, não acredito ser certeza de estar relacionado com a bomba d'água. Na verdade, nunca vi estar relacionado com bomba d'água.
    Quando a bomba d'água falha (quebra o rotor), o que acontece é corte de potência do motor (que eu me lembre, sem acendimento da luz da injeção) e caso o ar-condicionado esteja ligado, o compressor desarma (veja bem: o compressor desarma, mas o botão do painel continua ligado, apenas o ar passa a sair com temperatura ambiente). Dependendo da região, temperatura, uso (subidas de serra, descidas ou no plano), pode ser que você nem perceba que ela esteja quebrada, como aconteceu comigo. Só percebi quando começou a fazer calor no Rio de Janeiro e ao subir serra. Como não afeta significativamente o uso, eu não trocaria ela preventivamente, a não ser que esteja pensando em uma expedição ou viagem longa e ela já esteja com mais de 80 mil km.

    Sobre o problema do marcador de temperatura: Aconteceu no meu! O marcador mostrava sempre motor muito frio. De noite, em estrada, chegava a descer totalmente o ponteiro.

    O motivo foi o travamento da válvula do ar quente. Ao remover a válvula do ar quente (ligar uma mangueira na outra), o marcador de temperatura ficou perfeito. Pior que fiz isso no "feeling". Passei por alguns mecânicos que me deram diagnósticos errados. Como estava desconfiado dessa válvula, justamente pelo posicionamento da mangueira próximo ao sensor que faz a leitura dessa tempratura e por ser um procedimento simples, resolvi testar isso antes, e era exatamente isso. Como a válvula travou fechada, a água retida no tubo onde está o sensor de temperatura ficava isolada e esquentava por condução (ou seja, mal esquentava).

    A respeito de marca de bomba d'água, só usei original. Troquei uma bomba d'água preventivamente aos 80 mil km (o que não faria novamente) e outra aos 177 mil kms por quebra do rotor. Hoje meu Troller está com 210 mil km rodados e 14 anos de uso, ano 2006.
    -------------------------------------
    Troller T4 3.0 2006
    Mitsubish Pajero GLS-B 2.8 1999

  • #135
    Usuário Avatar de Pedro Sylvestre
    Entrada
    31/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    125
    Agradecimentos: 2
    Fala Gustavo, beleza?

    Aproveitei para fazer esse "bypass" do ar quente hoje mesmo. No total, me custou R$50 (mangueira em U, duas juntas de alumínio, abraçadeiras e dois tampões).
    -20200214_134221.jpg
    Anexo 571069
    Amanhã de manhã vou usar o carro e ver se funcionou.
    Obrigado pela dica!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -20200214_153648.jpg  
    4X4 Brasil
    Troller T4 3.0 TDI Eletronic 2007

  • #136
    Usuário
    Entrada
    31/07/2012
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    41
    Posts
    129
    Agradecimento: 1
    Eu não sei de qual marcar é esta aqui, só tenho o código, mas é com a hélice de metal também.

    Indisa 204014
    Ex-Jipe Willys CJ5 Preto ano 1967
    Ex-Troller Prata ano 2007
    Hilux CS 4x4 SR5 Cinza ano 2000


  • #137
    Usuário Avatar de Pedro Sylvestre
    Entrada
    31/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    125
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Samuel Junior Ver Post
    Eu não sei de qual marcar é esta aqui, só tenho o código, mas é com a hélice de metal também.

    Indisa 204014
    Olá Samuel, você lembra quanto custou? Há quantos Km está com ela? Acha que possui qualidade similar a original?
    Troller T4 3.0 TDI Eletronic 2007

  • #138
    Usuário Avatar de Gustavo D
    Entrada
    10/03/2011
    Local
    Trilhas/SP
    Posts
    364
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Pedro Sylvestre Ver Post
    Fala Gustavo, beleza?

    Aproveitei para fazer esse "bypass" do ar quente hoje mesmo. No total, me custou R$50 (mangueira em U, duas juntas de alumínio, abraçadeiras e dois tampões).
    -20200214_134221.jpg
    Anexo 571069
    Amanhã de manhã vou usar o carro e ver se funcionou.
    Obrigado pela dica!
    Valeu Pedro, depois não esquece de postar o desfecho!
    -------------------------------------
    Troller T4 3.0 2006
    Mitsubish Pajero GLS-B 2.8 1999

  • #139
    Usuário Avatar de Pedro Sylvestre
    Entrada
    31/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    125
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Gustavo D Ver Post
    Valeu Pedro, depois não esquece de postar o desfecho!
    Bem, andei com a viatura hoje de manhã e voilà, o ponteiro da temperatura voltou a subir e medir próximo dos 90 graus. E agora a temperatura está estabilizando nos 90 bem mais rápido do que antes.
    Muito obrigado mesmo, você fez um Trolleiro feliz.
    Troller T4 3.0 TDI Eletronic 2007

  • #140
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    71
    Posts
    6,146
    Agradecimentos: 93
    Citação Postado originalmente por Pedro Sylvestre Ver Post
    Olá VOVÔ DO TROLLER, obrigado pela oferta, mas no momento estou meio curto na grana e vou esperar a minha bomba ir pro saco (já que o problema era de fato a válvula de ar quente, muito bem pontuado pelo amigo Gustavo D).
    👍 Beleza. De qualquer forma, quando tiver que trocar , recomendo que utilize a original. Abs

  • #141
    Usuário Avatar de Gustavo D
    Entrada
    10/03/2011
    Local
    Trilhas/SP
    Posts
    364
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Pedro Sylvestre Ver Post
    Bem, andei com a viatura hoje de manhã e voilà, o ponteiro da temperatura voltou a subir e medir próximo dos 90 graus. E agora a temperatura está estabilizando nos 90 bem mais rápido do que antes.
    Muito obrigado mesmo, você fez um Trolleiro feliz.
    Que bom que resolveu Pedro! Eu passei por 4 mecânicos quando aconteceu comigo. E alguns, bem renomados no ramo de Troller. Nenhum achou que seria possível isso acontecer. Pelo visto, o meu não foi o único.

    No meu caso, essa válvula pifou na primeira submersão dela (passei com água beirando o parabrisa numa enchente).
    4X4 Brasil
    -------------------------------------
    Troller T4 3.0 2006
    Mitsubish Pajero GLS-B 2.8 1999

  • #142
    Usuário Avatar de Pedro Sylvestre
    Entrada
    31/03/2018
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    125
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Pedro Sylvestre Ver Post
    Fala Gustavo, beleza?

    Aproveitei para fazer esse "bypass" do ar quente hoje mesmo. No total, me custou R$50 (mangueira em U, duas juntas de alumínio, abraçadeiras e dois tampões).
    -20200214_134221.jpg
    Anexo 571069
    Amanhã de manhã vou usar o carro e ver se funcionou.
    Obrigado pela dica!
    Olá pessoal,

    Venho aqui novamente para mostrar um aprimoramento que fiz nesse bypass da válvula do ar quente. Antes, estava como nas fotos acima, uma mangueira conectada direto na outra, porém após um tempo fuçando na internet, vi que isso diminui a eficiência do sistema de arrefecimento do carro. Isso acontece pois uma das mangueiras é uma saída de água do cabeçote (a água sai do cabeçote muito quente) e a outra mangueira é uma entrada de água para o bloco. Ao conectar essas duas mangueiras, a água quente que sai do cabeçote e que deveria ir para o radiador e ser resfriada, está retornando quente para o bloco (a água está "driblando" o radiador). Essa água quente se mistura lá dentro do bloco com a água que acabou de sair do radiador, diminuindo a eficiência de resfriamento do sistema.
    A solução encontrada foi simplesmente tapar esses dois pontos de onde saíam as mangueiras que iam para a válvula do ar quente com dois tampões com abraçadeiras de alta pressão.


    Resultado final:
    -20200731_173724.jpg

    Tubo metálico que possui o sensor de temperatura e transporta a água que acabou de sair do cabeçote:
    -20200731_173758.jpg

    Entrada de água para o bloco do motor:
    -20200731_173730.jpg


    Tive a ideia de fazer esse aprimoramento depois de ver esse vídeo do canal no YouTube "amantes dos motores a Diesel":

    Troller T4 3.0 TDI Eletronic 2007

  • #143
    Usuário
    Entrada
    06/09/2012
    Local
    Itanhandu/MG
    Posts
    143
    Agradecimentos: 0
    Pedro, bom dia. Esse procedimento que vc fez se aplica no motor 3.0 2012? Pretendo fazer isso agora no verão e desfazer no inverno. Att

  • #144
    Usuário
    Entrada
    06/09/2012
    Local
    Itanhandu/MG
    Posts
    143
    Agradecimentos: 0
    Chega-se a conclusão que estando a válvula aberta ou fechada diminui a refrigeração do motor? Pois de qualquer maneira a água quente circula por essas mangueiras independente da válvula estar fechada ou aberta. Certo?? Att

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Bomba da direção hidráulica e bomba d'água.
      Por MarceloT4 no fórum Troller
      Respostas: 17
      Última resposta: 03/12/2012, 21:52
    2. Bomba d'agua
      Por gaiolarodan no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 2
      Última resposta: 13/12/2011, 22:49
    3. Bomba d'agua
      Por Paulo EAR no fórum Niva
      Respostas: 0
      Última resposta: 28/09/2011, 19:29
    4. Bomba d´água
      Por ericteles54 no fórum Suzuki
      Respostas: 4
      Última resposta: 15/12/2006, 15:16
    5. Bomba D'agua
      Por Duda Lopes no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 14/04/2004, 18:31

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade