Dia 10 lá no Serra Verde vi a apresentação dos feras competindo e fiquei
impressionado com o quanto os veículos do competidores evoluíram deste
a última competição em Santa Luzia.
No meio deles tinha um Troller Azul acho que se chamava Emergencia 1,
aproveitei a oportunidade e fui ver o setup da viatura. Algum pontos
me chamaram a atenção, e questionei com piloto se tinha adaptações. Ele
mem falou que a única adaptação foram os cortes no paralamas.
Os pontos e as dúvidas são as seguintes:
O motor: Era um Ap 2.0 carburado. Sempre pensei que os Trollers gasolina
fossem injetados. A partir de quando eles passaram a ter injeção eletrônica?
A suspensão: Não era panhard. Tinha uma barra em forma de arco que ligava o
centro do diferencial a dois suportes no chassi, lembrando os JPX. Porque
a Troller iria tocar este tipo de suspensção pelo sistema panhard? Corte
de custos ou algum outro problema técnico nesta geometria? E apartir de
que ano foi feita esta substituição.
O Chassis: Era um chassi tubular com algumas treliças de reforço. Achei
muito bacana, principalmente a qualidade das soldas. Porque foram substituídos
pelas barras retangulares? Custos de produção ou resistência dos materiais?
Se alguém tiver algumas fotos para postar seria interessante.
A carroceria: Em alguns pontos parecia ter uns 10mm de espessura na fibra,
principalmente na caixa de rodas. Os mais novos parecem ser mais finos ou
isso fui impressão minha? O acabamento interno lembrava a técnica de construção
usando roving. Achei que eles usavam mantas ou tecidos de fibra.
Instrumentação: Que instrumentação? Eram alguns marcadores super simples de
velocidade e rpm e um com as luzes de advertência. Sei que depois eles passaram
a usar o painel do gol GII com rpm. Mas foi a partir de que ano?
Alguém saberia dizer quais são os eixos? Pareciam Dana 44, mas derivados de qual
veículo? Ou são por encomenda? Acho que não eram flutuantes e nem tinham roda livre.
Abraços.