
Postado originalmente por
auttomotive
Pessoal houve uma pequena confusão:
"
Já os famosos chips que normalmente se tratam de um sistema de piggyback(uni chip) ou algo do gênero"
Trabalho desde 2003 com remapeamento e espero ajudar um pouco sobre a dúvida.
O termo "chip" ganhou força pois era utilizado uma Eprom nos veículos com injeção eletrônica, uma memória onde continha os dados de funcionamento da injeção assim como a rotina de funcionamento.
Era portanto necessário retirar a Eprom da ECU, efetuar a leitura, modificar os parâmetros e reinstalar com nova Eprom ou Eprom existente na central.
Na central da Troller não existe mais um "chip" que possa ser retirado e lido, hoje temos que acessar diretamente a placa para lermos a memória através de protocolos de acesso, modificar e "regravar", contudo o termo Chip, continua na memória e é utilizado normalmente.
Vamos ao piggyback
O termo piggy é utilizado na língua inglesa para descrever um "porquinho", mas em nosso caso específico, significa;
"
situation in which aperson or group is caughtup in a disagreemen tbetween other people or groups"
Ou seja, uma situação pessoal ou de grupo em desacordo.
É utilizado pois define muito bem o funcionamento do Piggyback.
O piggyback é uma interface, portanto física, que manipula sinais de atuadores e sensores.
Podemos tomar por exemplo, pressão de turbo.
A ECU limita conforme a leitura do sensor em uma pressão "X", o pibbyback então permite que o valor enviado para o atuador que regula a pressão um Valor X+1 e envia para a central a mensagem que a pressão é X, assim a central não entra com recurso de emergência, Limpmode.
Qual é o melhor?
Um remapeamento sempre será melhor que um pibbyback.
Pq?
Piggyback trabalha com incremento fixo sobre TODA a curva a ser modificada e em apenas alguns sensores e atuadores.
Reprogramação permite trabalhar com incrementos diferentes de acordo com Rotação x Carga, permitindo ajuste muito superior.
Reprogramação permite trabalhar outros parâmetros que o piggyback não consegue como por exemplo mapa de controle de torque por marcha, limitação de fumaça, etc.
Piggyback
Vantagens:
-fácil instalação
-pode ser retirado facilmente
-As vezes a única opção de alteração
Desvantagem:
-Resultado mediano quando comparado as possibilidades da reprogramação
-Poucos parâmetros podem ser alterados
Reprogramação (Chip):
Vantagens:
- Resultados de torque e potência superiores
- Melhora na dirigibilidade
- Mantem os recursos de Segurança da rotina da central
Desvantagem:
- Não pode ser "retirado" facilmente, é necessário reprogramar a ECU, em veículos antigos necessita de um pouco de habilidade para a troca do chip, mas com paciência se consegue.
- Limitado ao protocolo para acesso, portanto nem todos os veículos são possíveis de serem feitos.
Falando especificamente no chip da
Troller, é um sistema muito bom, permite ganhos impressionantes na performance em que outros Diesel não é possível devido as limitações de rotina como Diesel smoke maps.
Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só entrar em contato.
Abraço
Soccol
Auttomotive@gmail.com
+55 55 9148 18 17 (Tim)