x
Convex Datacenter
Página 7 de 15 PrimeiroPrimeiro 123456789101112131415 ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 170
  • #73
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6



    Citação Postado originalmente por Marcoscj5 Ver Post
    Em resumo ai qual que o melhor para 3.0? Na ultima troca com 30000km coloquei o mwm achava que era o melhor linha de montagem. Mas agora fiquei perdido qual mais indicado? paraflur, Mo cool (motul), rad cool(bardal), qual o melhor e mais indicado preciso fazer nova troca de 60000km ajudem ai?
    O melhor eu não sei mas o pior é deixar do jeito que está por 30.000km (caso a troca tenha sido feita a pouco, naturalmente). Eu tiraria tudo fora e seguiria a receita/experiência de alguém que você confie. Tem vários relatos aqui e cada um diz ser o seu, melhor.
    4X4 Brasil
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #74
    Usuário Avatar de Gustavo D
    Entrada
    10/03/2011
    Local
    Trilhas/SP
    Posts
    364
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Marcoscj5 Ver Post
    Em resumo ai qual que o melhor para 3.0? Na ultima troca com 30000km coloquei o mwm achava que era o melhor linha de montagem. Mas agora fiquei perdido qual mais indicado? paraflur, Mo cool (motul), rad cool(bardal), qual o melhor e mais indicado preciso fazer nova troca de 60000km ajudem ai?
    Marcos, eu uso no meu água desmineralizada + aditivo a base de etilenoglicol. Eu usava o ipiranga, mas hoje uso o lubrax. Ambos dizem na embalagem ser a base de etilenoglicol, que é o que manda o manual. Eu não sigo a risca a recomendação de troca do fluido. Tenho o jipe há 4 anos.

    Eu não sabia que etilenoglicol = monoetilenoglicol, daí fiz questão de procurar um que dizia ser etilenoglicol. Mas, pode usar qualquer um a base monoetilenoglicol, como os paraflu. Inclusive, na pajero meu pai usa paraflu há 11 anos, desde que pegamos o carro e só fizemos a troca do fluido 2 ou 3 vezes, e usando apenas 1 ou 2 litros, sendo o resto de água desmineralizada e nunca tivemos nenhum tipo de problema de arrefecimento.
    -------------------------------------
    Troller T4 3.0 2006
    Mitsubish Pajero GLS-B 2.8 1999

  • #75
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    É experiência própria e pesquisa. Meu carro aquecia muito mais com 50% de etilenoglicol (Petronas/Paraflu UP) - esquentava mais fácil ao forçar e demorava mais para cair a temperatura.

    Seguem dois links comprovando o que estou dizendo:

    Thermal Conductivity Common Liquids

    Condutividade térmica da água pura: 0,609
    Condutividade térmica do etilenoglicol: 0,298

    Mais um:

    "(...) while providing freeze protection and an increased boiling point, ethylene glycol lowers the specific heat capacity of water mixtures relative to pure water. A 50/50 mix by mass has a specific heat capacity of about 3140 J/kg C (0.75 BTU/lb F) three quarters that of pure water, thus requiring increased flow rates in same system comparisons with water (...)"

    Traduzindo (não literalmente): uma mistura com 50% de etilenoglicol tem 25% menos capacidade térmica do que água pura..

    Fonte:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Ethylene_glycol

    Reitero meu ponto: a não ser que você vá rodar por regiões extremamente frias (abaixo de 0), use aditivo apenas para colorir levemente a água, ou seja, 2L de etilenoglicol orgânico concentrado no sistema do Troller são suficientes. Na verdade, com 2L de Petronas/Paraflu UP a água até "engrossa" um pouco, de tão concentrado. É bem mais que suficiente. O amigo homerohermida que põe 1L pode ficar tranquilo.

    E outra, Sapo-Bomba (?!), eu nunca disse para usar apenas água. Só disse para usar pouco aditivo, pois em baixa concentração ele também é 100% eficiente contra cavitação e corrosão do sistema - como fica muito bem provado pela cor da água que o homerohermida postou.

    Abraço,

    Martin
    Essa informação sobre a condutividade térmica da água ser menor com o aditivo do que pura está correta, o porem é que o sistema já é projetado para a mistura na proporção correta, então não há qualquer ganho, exceto se o sistema já estiver comprometido com radiador entupido, válvula termostática travada, bomba ineficiente, acoplamento viscoso danificado, etc. Inclusive muitos desses problemas podem ter sido causados justamente pela proporção incorreta do aditivo.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #76
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por Marcelo Oyarzábal Ver Post
    Pessoal, li esse tópico e não achei a resposta que queria.

    Meu troller é 2.8 e está com 115.000, comprei ele há 7 meses e a água está muito suja, não baixa água, porém o reservatório está muito sujo e o radiador com barro. Hoje comprei pela internet o reservatorio novo com tampa, segunda o radiador vai ser desmontado do Troller e lavado por fora e por dentro. Minha dúvida é se com toda essa km eu posso colocar aditivo na proporção correta para meu motor? Ou posso ter problemas com selo ou bomba d'agua? Sem aditivo ele não esquentava, agora esquenta por que pegou muito barro e entupiu o radiador.

    Marcelo
    Esse post abaixo talvez te ajude a chegar numa conclusão:

    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Um sistema de arrefecimento com aditivo de qualidade (não apenas água colorida) na proporção correta (não espere por menos de R$15,00 o litro para ser diluído em 40~60%) e com as trocas feitas no prazo correto nunca vai ter problemas de vazamento devido a corrosão, podem ocorrer problemas pontuais como furar uma mangueira, vazar por uma junta, um furo no radiador devido a uma pedra, casos que se forem rapidamente identificados, o custo para conserto não será alto.

    Porem num sistema sem aditivo, apenas com água de torneira, mineral, desmineralizada ou qualquer outra, mesmo que seja trocada com frequência, com certeza vai sofrer corrosão e vai vazar, pode demorar um ano ou dez, mas vai. E neste caso os problemas não serão apenas pontuais, serão diversos selos, alguns que precisam que o cambio seja retirado, ou até mesmo o motor completo, camisa furada, que pode deixar água entrar no cilindro durante uma noite e pela manhã ao dar partida ocorre um calço hidráulico e manda o motor para o espaço.
    Quando o radiador furar, não será apenas aquele local com problemas, após o conserto vai aparecer outro furo, e outro, e outro e só com radiador novo para resolver.

    O aditivo também ajuda a "lubrificar" a bomba de água, aumenta o ponto de ebulição e diminui o de congelamento.
    O que é muito importante em regiões frias, pois a água aumenta de volume quando congelada, se enfrentar temperaturas negativas e a água congelar pode ter certeza que os danos serão grandes, radiador será danificado, os selos serão expulsos (inclusive o nosso conhecido selo de motor em inglês chama-se "freeze plug", justamente pq a função é ser expulso evitando que o bloco e o cabeçote sejam danificados no caso de congelamento).

    Esse mito de que o aditivo estraga o sistema vem justamente dos casos em que o sistema já está todo corroído e ao adicionar o aditivo a corrosão é removida e os vazamentos começam, só que esses vazamentos iam acontecer de qualquer jeito, apenas foram abreviados.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #77
    Usuário Avatar de Marcelo Oyarzábal
    Entrada
    16/06/2009
    Local
    Arroio Grande/RS
    Idade
    34
    Posts
    1,746
    Agradecimentos: 23
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Esse post abaixo talvez te ajude a chegar numa conclusão:

    Thiado, muito bom seu post.

    Mas o que quero saber, é se eu posso começar a usar a partir de agora? Meu motor está muito sujo. Acabei de deixar o Troller na oficina de um amigo para lavar o radiador que está cheio de barro e aquecendo o motor. Comprei um reservatorio novo e abraçadeiras também. Umas pessoas dizem que se eu usar aditivo agora pode começar a soltar sujeiras e danificar também. O correto é o que? Lavar todo sistema e colocar aditivo e lavar depois de uma semana e colocar novamente? Vou viajar 3.500 km dentro de um mes com o Troller e nao queria ter problemas com selos e bomba dagua.4
    Qual aditivo usar? Qual a quantidade? Lembrando que meu Troller é 2.8 ano 2000.
    Defender 90 - 2001

  • #78
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Essa informação sobre a condutividade térmica da água ser menor com o aditivo do que pura está correta, o porem é que o sistema já é projetado para a mistura na proporção correta, então não há qualquer ganho, exceto se o sistema já estiver comprometido com radiador entupido, válvula termostática travada, bomba ineficiente, acoplamento viscoso danificado, etc. Inclusive muitos desses problemas podem ter sido causados justamente pela proporção incorreta do aditivo.
    No caso, Thiago, o sistema dos nossos Troller está comprometido pelo famoso CHIP.

    Todo mundo que reprograma o carro para 200, 240 ou 270 cv leva o sistema de arrefecimento ao limite. Nesse caso, qualquer detalhezinho faz a diferença.

    Abraço,
    Martin
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #79
    Usuário Avatar de JRoberto
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    63
    Posts
    1,002
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Marcoscj5 Ver Post
    Em resumo ai qual que o melhor para 3.0? Na ultima troca com 30000km coloquei o mwm achava que era o melhor linha de montagem. Mas agora fiquei perdido qual mais indicado? paraflur, Mo cool (motul), rad cool(bardal), qual o melhor e mais indicado preciso fazer nova troca de 60000km ajudem ai?
    Conforme a apostila de serviço do NGD 3.0:

    Recomendação de aditivos para sistema de arrefecimento.
    Marcas disponíveis no mercado nacional.

    AGIP => Permanent Fluid
    ELF => Glacelft
    FL-Tutela => Paraflu
    Promax Bardahl => Rad Cool Plus
    Radiex Química => Radiex R1822 (aplicação motores diesel)
    Shell => Fluido para radiadores
    Texaco => Havoline XLC 50/50
    Tirreno => Fluid Cool 700A
    Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
    Montana Conquest 1.8 2007
    "Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater

  • #80
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por Marcelo Oyarzábal Ver Post
    Thiado, muito bom seu post.

    Mas o que quero saber, é se eu posso começar a usar a partir de agora? Meu motor está muito sujo. Acabei de deixar o Troller na oficina de um amigo para lavar o radiador que está cheio de barro e aquecendo o motor. Comprei um reservatorio novo e abraçadeiras também. Umas pessoas dizem que se eu usar aditivo agora pode começar a soltar sujeiras e danificar também. O correto é o que? Lavar todo sistema e colocar aditivo e lavar depois de uma semana e colocar novamente? Vou viajar 3.500 km dentro de um mes com o Troller e nao queria ter problemas com selos e bomba dagua.4
    Qual aditivo usar? Qual a quantidade? Lembrando que meu Troller é 2.8 ano 2000.
    O seu caso é o que cito no ultimo paragrafo, porem é mais complexo pela viagem.

    Após uma limpeza inicial, a colocação do aditivo vai fazer com que o sistema continue em um processo de limpeza, isso pode sim gerar vazamentos.
    Em um caso normal (sem a viagem) você teria duas opções:

    1) Colocar aditivo e torcer para não ter problemas, se tiver problemas vai ser no curto prazo e tendo atenção nesse começo podem ser facilmente corrigidos.

    2) Não colocar aditivo e apenas aguardar os problemas que com certeza vai ter, pode demorar, mas vai ter, inclusive pode ser em outra viagem longe de tudo, de noite, etc...

    No minha opinião o correto é exatamente o que você disse: Lavar todo sistema e colocar aditivo e lavar depois de uma semana (ou mais) e colocar novamente, inclusive não utilizar o reservatório novo nesse período senão vai ficar todo sujo.

    Agora o mais importante, que é o porem da sua viagem: Nesse caso faria uma limpeza, continuaria com o reservatório antigo, não utilizaria aditivo, andaria com alguns litros de água dentro do carro e apenas depois de voltar faria o processo completo de limpeza, aditivação, rodar uma semana limpar novamente, colocar reservatório novo e e aditivo.

    Obs: Sobre o barro, aquilo não é barro e sim oxido de ferro, que é o que sobrou do bloco do motor, selos, e outras partes depois de sofrerem corrosão.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #81
    Usuário Avatar de Thiago Pereira
    Entrada
    23/12/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    40
    Posts
    2,194
    Agradecimentos: 21
    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    No caso, Thiago, o sistema dos nossos Troller está comprometido pelo famoso CHIP.

    Todo mundo que reprograma o carro para 200, 240 ou 270 cv leva o sistema de arrefecimento ao limite. Nesse caso, qualquer detalhezinho faz a diferença.
    Se quer aumentar potencia e tem problemas que aquecimento, que faça direito e redimensione o sistema.

    Mas conheço caso de Troller com 240 cv com sistema de arrefecimento com manutenção correta sem qualquer problema de aquecimento.

    Porem estamos saindo do certo para o duvidoso, da afirmação para a suposição.
    Abraço,
    Thiago
    Mudar de ideia é prerrogativa de quem pensa!

  • #82
    Usuário Avatar de Marcelo Oyarzábal
    Entrada
    16/06/2009
    Local
    Arroio Grande/RS
    Idade
    34
    Posts
    1,746
    Agradecimentos: 23
    Citação Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    O seu caso é o que cito no ultimo paragrafo, porem é mais complexo pela viagem.

    Após uma limpeza inicial, a colocação do aditivo vai fazer com que o sistema continue em um processo de limpeza, isso pode sim gerar vazamentos.
    Em um caso normal (sem a viagem) você teria duas opções:

    1) Colocar aditivo e torcer para não ter problemas, se tiver problemas vai ser no curto prazo e tendo atenção nesse começo podem ser facilmente corrigidos.

    2) Não colocar aditivo e apenas aguardar os problemas que com certeza vai ter, pode demorar, mas vai ter, inclusive pode ser em outra viagem longe de tudo, de noite, etc...

    No minha opinião o correto é exatamente o que você disse: Lavar todo sistema e colocar aditivo e lavar depois de uma semana (ou mais) e colocar novamente, inclusive não utilizar o reservatório novo nesse período senão vai ficar todo sujo.

    Agora o mais importante, que é o porem da sua viagem: Nesse caso faria uma limpeza, continuaria com o reservatório antigo, não utilizaria aditivo, andaria com alguns litros de água dentro do carro e apenas depois de voltar faria o processo completo de limpeza, aditivação, rodar uma semana limpar novamente, colocar reservatório novo e e aditivo.

    Obs: Sobre o barro, aquilo não é barro e sim oxido de ferro, que é o que sobrou do bloco do motor, selos, e outras partes depois de sofrerem corrosão.

    Thiago, o Troller fica pronto de tarde, mandei colocar só agua. O reservatório chega só semana que vem. Vou fazer essa limpeza antes de viajar, porém já vou comprar os selos e deixar guardado. Vou fazer uma revisao em turbina e ja aproveito e faço isso pra nao ter problemas no futuro, já que nao pretendo vender o carro tao cedo.

    Obrigado pela ajuda.

    Um abraço.
    Defender 90 - 2001

  • #83
    Usuário Avatar de Marcoscj5
    Entrada
    14/01/2012
    Local
    Luziania/GO
    Idade
    41
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Pelo que vi aqui o mais aconcelhado e mais usado para o mwm 3.0 e o FL-Tutela => Paraflu laranja?

  • #84
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Marcoscj5 Ver Post
    Pelo que vi aqui o mais aconcelhado e mais usado para o mwm 3.0 e o FL-Tutela => Paraflu laranja?
    É o que eu uso desde 2011.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Aqua desmineralizada+Radiex orgonico ou sintetico
      Por Cezar Moraes no fórum Land Rover
      Respostas: 4
      Última resposta: 27/09/2014, 01:56
    2. motor 2.8 MWM International
      Por FilipeSoftop no fórum Land Rover
      Respostas: 7
      Última resposta: 23/11/2009, 21:06
    3. International substituirá Hummer
      Por Marcio no fórum Outros
      Respostas: 5
      Última resposta: 15/07/2009, 22:50
    4. Vídeo International CXT
      Por Walter L. L. Casitta no fórum Picapes
      Respostas: 1
      Última resposta: 04/02/2006, 18:52
    5. Troller com motor International
      Por ojaneri no fórum Troller
      Respostas: 18
      Última resposta: 12/05/2005, 21:07

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade