x
Convex Datacenter
Página 10 de 15 PrimeiroPrimeiro 123456789101112131415 ÚltimoÚltimo
Resultados 109 a 120 de 170
  • #109
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3



    O Mocool não faz milagre.

    Meu carro tem bomba d'agua nova e radiador novo, tudo original. Termostática funcionando normal, acoplamento viscoso normal, etc. - todo o sistema está em perfeitas condições.

    Uso a combinação mais otimizada possível: 0,5L de Mocool (o máximo recomendado) + 2L de Petronas UP (o mínimo para não ter perigo de corrosão) + água desmineralizada. Mesmo assim, se forçar em subidas com ar ligado em dia quente, a temperatura sobe. Antes de colocar Mocool, eu percebia a ventoinha armando com mais frequência - ou seja, a troca de calor era de fato mais eficiente. Mas era só essa diferença, no limite, esquenta do mesmo jeito.

    Não tem jeito, Troller chipado produz mais calor do que o radiador original consegue eliminar.

    A única solução definitiva para poder esgoelar o motor o quanto você quiser é alterar o radiador. Destaco duas opções interessantes: trocar a colméia pela de caminhão mercedes (funciona desde que seja uma oficina de radiadores experiente) ou comprar um radiador MasterCooler performance, de aluminio e com bem mais canaletas que o original (não estou fazendo propaganda: só conheço esse fabricante mesmo).

    Para o meu uso, não julguei necessário.

    Abraço,

    Martin
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #110
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Fiz um teste interessante semana passada. Calor infernal+areia fofa+ pneu cheio+ar condicionado + pé na lata = ponteiro imóvel. A embreagem armava e desarmava tranquilamente.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #111
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Fiz um teste interessante semana passada. Calor infernal+areia fofa+ pneu cheio+ar condicionado + pé na lata = ponteiro imóvel. A embreagem armava e desarmava tranquilamente.
    Mas o seu é original, né?

    E só pra deixar claro, quando eu digo "forçar" é pegar subidas íngremes na estrada, daquelas em que carro 1.0 não passa de 90, e subir a 140.

    Nunca andei em duna, mas já peguei umas pirambeiras feias em trilha com calor infernal e a/c e também não esquentou. Só esquenta na estrada, em situações bem extremas.

    abraço,
    Martin
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #112
    Usuário
    Entrada
    12/11/2012
    Local
    Cuiabá/MT
    Idade
    53
    Posts
    292
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Mas o seu é original, né?

    E só pra deixar claro, quando eu digo "forçar" é pegar subidas íngremes na estrada, daquelas em que carro 1.0 não passa de 90, e subir a 140.

    Nunca andei em duna, mas já peguei umas pirambeiras feias em trilha com calor infernal e a/c e também não esquentou. Só esquenta na estrada, em situações bem extremas.

    abraço,
    Martin
    Não tem jeito de te perguntar isso sem criar uma grande polêmica, então, lá vai:

    Espero que não excluam a minha mensgem!

    Já conheci inúmeros proprietários de troller que usam o jipe exclusivamente para diversão em dunas ou trilhas ou competições. Chiparam o troller para sei lá quantos cavalos (próximo dos 300 cv), alguns inclusive alteraram periféricos pra ganhar ainda mais potência e torque. 99% deles chiparam com a Reiko. Adivinha quantos reclamaram de aquecimento? Nenhum.

    Será que a SFI não comeu mosca com você?

  • #113
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Mas o seu é original, né?

    E só pra deixar claro, quando eu digo "forçar" é pegar subidas íngremes na estrada, daquelas em que carro 1.0 não passa de 90, e subir a 140.

    Nunca andei em duna, mas já peguei umas pirambeiras feias em trilha com calor infernal e a/c e também não esquentou. Só esquenta na estrada, em situações bem extremas.

    abraço,
    Martin
    Sim, claro! É original. Sei que minha experiência não se aplica no seu caso. Relatei apenas para informar aos colegas a minha experiência. Carro original, 2L de Petronas Up concentrado, água da torneira, calor infernal do RJ, pneus com 30 LBS e areia foda. Aliás, no tocante a areia fofa, desconheço teste melhor para um carro.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #114
    Usuário
    Entrada
    09/06/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    714
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Eu acho um exagero enorme usar 50% de aditivo num país tropical como o nosso. Qual a chance de pegar -10 graus pra congelar tudo?!

    Sugiro usar 2L no sistema (que comporta +- 11L de fluído no primeiro enximento e 9 após lavado, pois é impossível esvaziar o radiador do ar quente).

    Esse aditivo da MWM é com etilenoglicol, então parece tranquilo. Mesmo assim, eu, particularmente, colocaria um Petronas, Havoline, etc.

    Peça para lavar MUITO bem o sistema, pois misturar anti-corrosivo (o aditivo original) com etilenoglicol é nocivo ao sistema. Sugestão: soltar a mangueira inferior do radiador, do lado do passageiro, e as duas mangueiras que entram na válvula do ar quente. Enxa até a boca e esvazie diversas vezes (mínimo umas 5) o sistema, e o ar quente, basta colocar uma mangueira numa das entradas e deixar a agua correndo até sair limpa pelo outro lado.

    Pra terminar, encoste as mangueiras no lugar (sem abraçadeira mesmo), complete, ligue o motor, abra o ar quente no maximo e acelere a 2.000 rpm por uns 2 minutos. Esvazie e repita mais pelo menos uma vez.

    Abraço,

    Martin
    Martin,

    Como eu mesmo faço a troca do líquido de arrefecimento do meu 2009, fiquei na dúvida na instruções que você deu:

    1- Em que momento a água que está no bloco sairá, considerando que a válvula termostática fica fechada quando o carro está frio? No manual diz para fazer o escoamento retirando-se um parafuso que fica no bloco, próximo da turbina, onde a mão não chega se a mesma não for retirada.

    2- "e as duas mangueiras que entram na válvula do ar quente". Sairá água por essas mangueiras com o motor frio?

    3- "esvazie diversas vezes (mínimo umas 5) o sistema e o ar quente, basta colocar uma mangueira numa das entradas e deixar a agua correndo até sair limpa pelo outro lado. De que lado devem ser desligadas as mangueiras do ar quente (válvula ou motor)? Ao circular água pelo sistema de ar quente para lavagem, não vai ficar a água nova (sem aditivo e com cloro) lá dentro?

    Obrigado!

  • #115
    Seguem as imagens do reservatório antes e após a limpeza e substituição do líquido.


    Aditivo original MWM International (Radiex) - Cuidado-img_2314.jpg Aditivo original MWM International (Radiex) - Cuidado-img_2315.jpg

    Foi a primeira vez que eu mesmo fiz esse procedimento. Após ter completado o reservatório até o máximo, durante uns dois dias tive que repor a solução de água desmineralizada + aditivo bardahl.

    Por um momento achei que o meu tinha dado aquele problema de "sumiço da água do radiador". Quando abria a tampa a solução se expandia no reservatório, como a pressão negativa que alguns que passaram por isso relataram.

    Coloquei 1,5 bars de pressão no reservatório e notei que não havia vazamentos nem contaminação do óleo. Depois disso o nível se estabilizou.
    Troller 2015 - New!
    Ex: Troller 3.2 TGV.



  • #116
    Usuário
    Entrada
    09/06/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    714
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Ricardo Filho Ver Post
    Seguem as imagens do reservatório antes e após a
    Ricardo,
    Você fez a limpeza do vazo de expansão?
    Qual método utilizou?
    Obrigado!

  • #117
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por jipeiroMT Ver Post
    Não tem jeito de te perguntar isso sem criar uma grande polêmica, então, lá vai:

    Espero que não excluam a minha mensgem!

    Já conheci inúmeros proprietários de troller que usam o jipe exclusivamente para diversão em dunas ou trilhas ou competições. Chiparam o troller para sei lá quantos cavalos (próximo dos 300 cv), alguns inclusive alteraram periféricos pra ganhar ainda mais potência e torque. 99% deles chiparam com a Reiko. Adivinha quantos reclamaram de aquecimento? Nenhum.

    Será que a SFI não comeu mosca com você?
    Não tem relação. Potência em motor diesel = injetar mais diesel. Não tem muitos ajustes que você possa fazer (no momento da injeção, por exemplo) que variem a quantidade de calor gerada. Não é igual um motor a gasolina, por exemplo, em que o combustível também serve para refrigerar a câmara de combustão e se você injetar menos do que deveria, o motor rende igual, mas esquenta e derrete tudo.

    E quem brinca em duna, toma embalo, sobe e para lá em cima ou desce devagar. E depois entra na fila para subir de novo, filma, etc. Via de regra, são pequenos intervalos (10, 20 segundos) com o pé no assoalho e pelo menos 1 minuto em idle ou andando devagar.

    Bem diferente de você segurar o pé no assoalho por 2, 3 minutos ou mais a 140 km/h.

    Abraço,
    Martin
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #118
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por jrmotta Ver Post
    Martin,

    Como eu mesmo faço a troca do líquido de arrefecimento do meu 2009, fiquei na dúvida na instruções que você deu:

    1- Em que momento a água que está no bloco sairá, considerando que a válvula termostática fica fechada quando o carro está frio? No manual diz para fazer o escoamento retirando-se um parafuso que fica no bloco, próximo da turbina, onde a mão não chega se a mesma não for retirada.

    2- "e as duas mangueiras que entram na válvula do ar quente". Sairá água por essas mangueiras com o motor frio?

    3- "esvazie diversas vezes (mínimo umas 5) o sistema e o ar quente, basta colocar uma mangueira numa das entradas e deixar a agua correndo até sair limpa pelo outro lado. De que lado devem ser desligadas as mangueiras do ar quente (válvula ou motor)? Ao circular água pelo sistema de ar quente para lavagem, não vai ficar a água nova (sem aditivo e com cloro) lá dentro?

    Obrigado!
    jrmotta;

    1 - O caminho da água não é bloqueado com a termostática fechado, mas, sim, desviado. Com ela fechada, a água circula da bomba direto de volta para o bloco, ao invés de ir para o radiador. Mas a saída de água do radiador continua conectada com o bloco. Imagine um Y, onde você desvia água para um lado ou para o outro da parte de cima, mas ambos os caminhos chegam de volta na parte de baixo: se você abrir a parte de baixo, vai esvaziar tudo de qualquer maneira. Nunca procurei esse parafuso, mas não é bom mexer nessas coisas. O manual sugere também soltar uma tampa de plástico que fica em cima da flange de água, próximo ao cabeçote, para eliminar o ar do sistema. Eu não encosto uma chave naquele porcaria de parafuso de plástico sob hipótese alguma, depois aquela merda racha (como já vi acontecer em Defender) e você fica na rua (ou na trilha...). Dá pra eliminar o ar apertando a mangueira superior até sentir que só tem água dentro e ligando o motor com o ar quente ligado por 1 minuto (ou até aquecer o ar).

    2 - Não, se você soltar essa mangueiras, não sairá nada de água. Precisa soltar as duas e enfiar uma mangueira de jardim nelas para lavar o radiador. É o único jeito.

    3 - É mais fácil soltar do lado do motor, pois as abraçadeiras ficam mais expostas. A válvula fica inteira aberta com o motor desligado ou ar quente acionado no máximo. E sim, fica água de torneira lá dentro, não tem jeito. Se você tiver um pulmão forte, da pra tentar assoprar (ou sugar) a água de dentro do radiador para esvazia-lo, mas eu nunca cheguei nesse nível de preciosimo. O que eu fiz foi enxer o sistema com água desmineralizada, ligar o motor, circular o ar quente e esvaziar de novo.

    Se você quiser, posso postar um tutorial completo.

    abraço,

    Martin
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #119
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Ricardo Filho Ver Post
    Seguem as imagens do reservatório antes e após a limpeza e substituição do líquido.


    Aditivo original MWM International (Radiex) - Cuidado-img_2314.jpg Aditivo original MWM International (Radiex) - Cuidado-img_2315.jpg

    Foi a primeira vez que eu mesmo fiz esse procedimento. Após ter completado o reservatório até o máximo, durante uns dois dias tive que repor a solução de água desmineralizada + aditivo bardahl.

    Por um momento achei que o meu tinha dado aquele problema de "sumiço da água do radiador". Quando abria a tampa a solução se expandia no reservatório, como a pressão negativa que alguns que passaram por isso relataram.

    Coloquei 1,5 bars de pressão no reservatório e notei que não havia vazamentos nem contaminação do óleo. Depois disso o nível se estabilizou.
    Mesmo apertando a mangueira e segurando o motor ligado com a tampa aberta uns minutos, não sai todo ar do sistema. E o 3.2 ainda tem circulação de água na EGR, que é mais uma complicação no caminho da água.

    Normal precisar repor uma ou duas vezes depois de lavar o sistema.

    A saber, o reservatório é o mesmo da Courier com motor Zetec e custa em média 130 reais na CCS ForDe. Na Troller é difícil de achar, mas, quando tem, sai em média 80 reais.

    abraço,
    Martin
    S10 2.5 Ecotec LTZ 4x4
    Pela terra, um Brasil que você nunca viu.

  • #120
    Citação Postado originalmente por jrmotta Ver Post
    Ricardo,
    Você fez a limpeza do vazo de expansão?
    Qual método utilizou?
    Obrigado!
    jrmotta,

    Fiz a limpeza usando gasolina, areia e sacudindo bastante. Repeti umas duas vezes.
    Por último, usei um pouco de detergente e depois enxaguei até eliminar todos os resíduos e a espuma.

    Abç.
    Troller 2015 - New!
    Ex: Troller 3.2 TGV.



  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Aqua desmineralizada+Radiex orgonico ou sintetico
      Por Cezar Moraes no fórum Land Rover
      Respostas: 4
      Última resposta: 27/09/2014, 01:56
    2. motor 2.8 MWM International
      Por FilipeSoftop no fórum Land Rover
      Respostas: 7
      Última resposta: 23/11/2009, 21:06
    3. International substituirá Hummer
      Por Marcio no fórum Outros
      Respostas: 5
      Última resposta: 15/07/2009, 22:50
    4. Vídeo International CXT
      Por Walter L. L. Casitta no fórum Picapes
      Respostas: 1
      Última resposta: 04/02/2006, 18:52
    5. Troller com motor International
      Por ojaneri no fórum Troller
      Respostas: 18
      Última resposta: 12/05/2005, 21:07

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade