x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1

    Bump Steer - tremedeira em buracos ou quebra molas.




    Boa noite amigos.

    Bem, andei dando uma pesquisada na internet e só encontrei informações em sites americanos, logo se alguém souber de uma fonte de pesquisa BR mais específica sobre os Troller e poder compartilhar eu agradeço.

    Comprei meu Troller há uns meses e apesar de sempre ter feito a manutenção no meu jeep anterior ainda estou me adaptando as peculiaridades da mecânica troller. Logo quando comprei, a primeira coisa que notei é que o sistema de suspensão dianteira, mais especificamente as barras de direção trabalham de uma maneira no mínimo estranha. O terminal de direção do braço pitman trabalha muito próximo da barra posterior, parece que algumas vezes chega até a tocar nela. Além disso essas duas barras trabalham praticamente na horizontal, sendo que todos carros que já vi a barra anterior(que conecta a roda direita ao pitman) trabalha bem mais inclinada... chega a aparentar que foi colocado um pitman maior do que o correto.

    Bem todas essas observações parecem estar relacionadas com a alteração de dirigibilidade que estou experimentando que basicamente os americanos chamam de bump steer. Não sei qual seria a tradução correta, mais basicamente é uma pequena alteração no volante todo momento em que passo o jipe em um quebra molas, baque ou desnível.

    Gostaria de saber se alguém já presenciou algo semelhante e se pode me recomendar algo. Amanhã vou postar umas fotos das minhas barras de direção e se alguém puder opinar eu agradeço.
    Por enquanto vou postar umas fotos que peguei da net apenas para me referir.
    Bump Steer - tremedeira em buracos ou quebra molas.-barras-direcao.jpg
    Fonte da foto: http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...o-troller.html (Direção torta do troller.)

    Bem nessa foto acima é possível ver o terminal de direção perto da barra posterior(munhão-munhão).


    Grato!
    Troller T4 3.0 2011
    ex Jeep Wrangler TJ 4.0 I6 HO 1999
    ex gaioleiro

  • #2
    Acrescentando, nessa foto é possível ver como nos wranglers as barras trabalham bemmmm mais distantes uma da outra.

    Bump Steer - tremedeira em buracos ou quebra molas.-barras-tj.jpg

    Vale lembrar que uso no troller pneus originais e suspensão tbm.
    Troller T4 3.0 2011
    ex Jeep Wrangler TJ 4.0 I6 HO 1999
    ex gaioleiro

  • #3
    Bump Steer - tremedeira em buracos ou quebra molas.-bump-steer.gif

    O que está ocorrendo parece ser algo semelhante a essa animação.
    Troller T4 3.0 2011
    ex Jeep Wrangler TJ 4.0 I6 HO 1999
    ex gaioleiro

  • #4
    Pessoal, esses dias fui analisar de baixo do carro as benditas barras de direção e constatei que elas estão empenadas. De fato acho que a única solução 100% vai ser trocar tudo.
    Tive pensando, alguém sabe de algum kit hi steer para troller? Já que vou ter que gastar dinheiro pesado, seria melhor se fosse para alguma melhoria em termo de performance off road. Seria bem interessante instalar um daqueles kits hi steers que vemos nos wranglers, dessa forma as barras ficam bem acima do eixo e obviamente mais protegidas de obstáculos.

    A ensimec parece fazer um kit, porém se não me engano deve ser para willys. Alguém sabe algo sobre o assunto? Abraços



    Segue um link de um hi steer da teraflex para wrangler tj. Já estou começando a sentir saudades do meu wrangler...
    Troller T4 3.0 2011
    ex Jeep Wrangler TJ 4.0 I6 HO 1999
    ex gaioleiro

  • #5
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,652
    Agradecimentos: 49
    A drag link tem que estar paralela com a panhard, caso contrário uma trabalha contrariando a outra.
    Aqui tem um tópico interessante falando a respeito do bumpsteer: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...-da-serie.html (Bumpsteer - O Segundo da Série)

    Citação Postado originalmente por Thales Rezende Ver Post
    Seria bem interessante instalar um daqueles kits hi steers que vemos nos wranglers, dessa forma as barras ficam bem acima do eixo e obviamente mais protegidas de obstáculos.

    A ensimec parece fazer um kit, porém se não me engano deve ser para willys. Alguém sabe algo sobre o assunto? Abraços
    O kit high-steer pra willys é incompatível com o munhão do troller, willys= munhão fechado, troller= munhão aberto. A fixação é diferente.

    Até onde sei não existe high-steer industrializado pro troller mas conheço gente que fez.

    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de zeca_cj
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,516
    Agradecimento: 1
    O High Steer no troller desalinharia a drag link da Panhard, o que causaria bumpsteer.
    4X4 Brasil
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

  • #7
    Usuário Avatar de Renan Gustavo
    Entrada
    16/09/2013
    Local
    Picada Café/RS
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Thales

    o high-steer você só vai fazer quando a suspensão for alterada na altura, caso contrario a barra de direção vai trabalhar desalinhada, junto com ela você terá que alterar o angulo da panhard, pois as duas devem trabalhar em sincronizo, e devem estar no mais horizontal possivel.
    Samurai MT 95 / Troller T4 2011 / Polaris 570 2015
    Amigos da Noite 4x4

  • #8
    Citação Postado originalmente por Renan Gustavo Ver Post
    Thales

    o high-steer você só vai fazer quando a suspensão for alterada na altura, caso contrario a barra de direção vai trabalhar desalinhada, junto com ela você terá que alterar o angulo da panhard, pois as duas devem trabalhar em sincronizo, e devem estar no mais horizontal possivel.
    Fala Renan! Realmente o hi steer pelo visto tá meio impossível, teria que soldar um braços no munhão. Sem falar que teria que mudar a panhard neh. É um pouco decepcionante saber que não existem opções no mercado de hi steer para troller, nem de braços tensores reguláveis para correção de cáster, muito menos panhard regulável com terminais rotulares... O único kit que sei é o feito pelo Adaime da Atitude 4x4, porém acho que custa bem caro...
    Vou ter que optar por comprar uma barra nova mesmo. Estou esperando chegar na toroffroad... bom que ela parece vir com rosca no terminal direito, logo no futuro troca somente o terminal e não a bendita barra inteira.
    Troller T4 3.0 2011
    ex Jeep Wrangler TJ 4.0 I6 HO 1999
    ex gaioleiro

  • #9
    Usuário Avatar de Renan Gustavo
    Entrada
    16/09/2013
    Local
    Picada Café/RS
    Posts
    123
    Agradecimentos: 0
    Ae Elmer, no caso de um troller com lift de 2" , como poderíamos corrigir o angulo da barra de direção. tem algum projeto de high-steer? ou deveria fazer um conjunto de barras novo?
    Samurai MT 95 / Troller T4 2011 / Polaris 570 2015
    Amigos da Noite 4x4

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Tremedeira TR4 AT
      Por alexfneo no fórum Mitsubishi
      Respostas: 26
      Última resposta: 03/12/2020, 21:52
    2. Barulho (bump) ao trocar as marchas!
      Por Fabiano Louces no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 6
      Última resposta: 27/07/2013, 15:23
    3. Buracos no assoalho
      Por Tio Eddie no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 2
      Última resposta: 27/05/2009, 09:44
    4. Estado das Estradas ou a Rota dos Buracos
      Por MarBO no fórum Picapes
      Respostas: 2
      Última resposta: 21/11/2007, 15:11
    5. Buracos no asfalto
      Por Ashidani no fórum Troller
      Respostas: 4
      Última resposta: 11/10/2005, 21:03

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade