x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
    Usuário Avatar de Alcantara
    Entrada
    23/02/2008
    Local
    Paulo Afonso/BA
    Agradecimentos: 0

Viatura chipada, degaste precoce do motor e turbina?

Boa noite,
    comprei meu primeiro troller e estou cheio de dúvidas!
    O meu está chipado para 240 cv. Achei muita a fumaça que o carro faz...
    O carro chipado desgasta mais rápido o motor? Como fica a vida útil da turbina?
    Grato
    PAJERO DAKAR 2013; PEDAL BOOSTER; REPROGRAMAÇÃO DIGIPOWER 220CV.
    TROLLER 2015 PNEUS 35 + RODAS WORX; REPROGRAMAÇÃO SFI

Citação Postado originalmente por Alcantara Ver Post
    Boa noite,
    comprei meu primeiro troller e estou cheio de dúvidas!
    O meu está chipado para 240 cv. Achei muita a fumaça que o carro faz...
    O carro chipado desgasta mais rápido o motor? Como fica a vida útil da turbina?
    Grato
    Com certeza desgasta mais tudo. Mas, tudo depende da manutenção e do modo de usar.
    A fumaça provavelmente é normal. Em muitas reprogramações do mercado a quantidade de fumaça emitida pelo NGD 3.0 consegue ultrapassar um motor mecânico como o MWM 2.8 com bomba aberta, por isso acredito que a fumaça exagerada no seu não deva estar fora dos padrões.

Em todo caso, não precisa se desesperar. Se não faz questão do chip, consulte a empresa que chipou o veículo e veja se não possuem uma central original para troca com a sua. Acredito que não haja muito mistério. Fazendo a manutenção certinho de motor, câmbio e etc com trocas de óleo regulares, não acredito que terás problema tão cedo, mesmo chipado. Basta não dar trancos e outros maus tratos que não haverá desgaste prematuro perceptível.

Eu não quero chip, pois não vejo necessidade alguma. Mas, pelo que vejo, o prejuízo costuma aparecer mesmo para os imprudentes.

Entrada
    23/02/2008
    Local
    Paulo Afonso/BA
    Citação Postado originalmente por jorgao Ver Post
    com certeza desgasta mais tudo. Mas, tudo depende da manutenção e do modo de usar.
    A fumaça provavelmente é normal. Em muitas reprogramações do mercado a quantidade de fumaça emitida pelo ngd 3.0 consegue ultrapassar um motor mecânico como o mwm 2.8 com bomba aberta, por isso acredito que a fumaça exagerada no seu não deva estar fora dos padrões.

Em todo caso, não precisa se desesperar. Se não faz questão do chip, consulte a empresa que chipou o veículo e veja se não possuem uma central original para troca com a sua. Acredito que não haja muito mistério. Fazendo a manutenção certinho de motor, câmbio e etc com trocas de óleo regulares, não acredito que terás problema tão cedo, mesmo chipado. Basta não dar trancos e outros maus tratos que não haverá desgaste prematuro perceptível.

Eu não quero chip, pois não vejo necessidade alguma. Mas, pelo que vejo, o prejuízo costuma aparecer mesmo para os imprudentes.
    quantos km esses motores dão, mesmo em uso mais forçado?

Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Alcantara Ver Post
    quantos km esses motores dão, mesmo em uso mais forçado?
    Imprevisível...
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

Usuário Avatar de Vinicius.goncalvesmoreira
    Entrada
    09/11/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Eu tenho uma dúvida também, na verdade 2:

- Temperatura do motor: Usando em alta a temperatura tende a subir? Digo isso pois uso a viatura na estrada em ritmo relativamente forte (aprox. 140km/h). Em uma trilha pode acontecer a mesma coisa com o agravante de ter menos ar fluindo pelo radiador?

- Alguém que mora em SP conseguiu passar no Controlar (teste de emissão de poluentes) com a viatura reprogramada?

Meu carro ainda não tem chip disponível no mercado, mas tenho muito interesse em reprogramá-lo quando acabar a garantia!

Abraço

Bom dia amigos. Como em toda e qualquer modificação para ganho de força em um motor você vai exigir mais do mesmo, logo o desgaste será maior. Toda modificação pode demandar um certo preparo de outras partes do motor para tentar de certa forma compensar essa maior exigência. No caso da fumaça preta, costuma ser um indicativo de EGT muito alta, isso quer dizer que é bem provável que a câmara de combustão esteja trabalhando mais quente. Uma solução bem simples seria colocar um intercooler maior no troller, a empresa SFI chips produz um que é plug and play.

Para se certificar do funcionamento do motor após a preparação eu indico sempre que for chipar colocar um manômetro de pressão da turbina devidamente instalado no coletor de admissão e um pirômetro que é um manômetro que mede a temperatura dos gases do escapamento, instalado no coletor de exaustão. Dessa forma você poderá ter uma ideia do funcionamento interno do motor. Vale lembrar que também pode ser analisada a pressão do óleo.

No fim das contas existe muita gente que roda com troller com praticamente 300 hp sendo que isso é quase o dobro da potência original, é muito lógico que o motor com seus equipamentos originais não foi feito para entregar toda essa potência, portanto se você vai se arriscar por esses caminhos entenda que não é simplesmente chipar um motor, existem várias outras modificações necessárias para um bom trabalho.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...r-3-0-a-5.html

Nesse link, nosso colega Elmer postou vários links relacionados a uma breve literatura sobre a importância de monitorar o EGT, inclusive um dos links é um texto da própria SFIchips que fabrica o tal intercooler maior.
    Abraços!
    Troller T4 3.0 2011
    ex Jeep Wrangler TJ 4.0 I6 HO 1999
    ex gaioleiro

Entrada
    23/02/2008
    Local
    Paulo Afonso/BA
    Citação Postado originalmente por Thales Rezende Ver Post
    Bom dia amigos. Como em toda e qualquer modificação para ganho de força em um motor você vai exigir mais do mesmo, logo o desgaste será maior. Toda modificação pode demandar um certo preparo de outras partes do motor para tentar de certa forma compensar essa maior exigência. No caso da fumaça preta, costuma ser um indicativo de EGT muito alta, isso quer dizer que é bem provável que a câmara de combustão esteja trabalhando mais quente. Uma solução bem simples seria colocar um intercooler maior no troller, a empresa SFI chips produz um que é plug and play.

Para se certificar do funcionamento do motor após a preparação eu indico sempre que for chipar colocar um manômetro de pressão da turbina devidamente instalado no coletor de admissão e um pirômetro que é um manômetro que mede a temperatura dos gases do escapamento, instalado no coletor de exaustão. Dessa forma você poderá ter uma ideia do funcionamento interno do motor. Vale lembrar que também pode ser analisada a pressão do óleo.

No fim das contas existe muita gente que roda com troller com praticamente 300 hp sendo que isso é quase o dobro da potência original, é muito lógico que o motor com seus equipamentos originais não foi feito para entregar toda essa potência, portanto se você vai se arriscar por esses caminhos entenda que não é simplesmente chipar um motor, existem várias outras modificações necessárias para um bom trabalho.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...r-3-0-a-5.html

Nesse link, nosso colega Elmer postou vários links relacionados a uma breve literatura sobre a importância de monitorar o EGT, inclusive um dos links é um texto da própria SFIchips que fabrica o tal intercooler maior.
    Abraços!
    thales, muito obrigado pelas explicações!!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Tr4 chipada
      Por Ricardo Piovan no fórum Mitsubishi
      Respostas: 37
      Última resposta: 26/12/2019, 14:57
    2. Ranger 3.0 chipada
      Por Yulle michel no fórum Ford
      Respostas: 3
      Última resposta: 15/07/2013, 10:14
    3. Tristeza com a viatura x Motor AP.
      Por quintino no fórum Jeep Willys
      Respostas: 148