
Postado originalmente por
Thales Rezende
Bom dia amigos. Como em toda e qualquer modificação para ganho de força em um motor você vai exigir mais do mesmo, logo o desgaste será maior. Toda modificação pode demandar um certo preparo de outras partes do motor para tentar de certa forma compensar essa maior exigência. No caso da fumaça preta, costuma ser um indicativo de EGT muito alta, isso quer dizer que é bem provável que a câmara de combustão esteja trabalhando mais quente. Uma solução bem simples seria colocar um intercooler maior no troller, a empresa SFI chips produz um que é plug and play.
Para se certificar do funcionamento do motor após a preparação eu indico sempre que for chipar colocar um manômetro de pressão da turbina devidamente instalado no coletor de admissão e um pirômetro que é um manômetro que mede a temperatura dos gases do escapamento, instalado no coletor de exaustão. Dessa forma você poderá ter uma ideia do funcionamento interno do motor. Vale lembrar que também pode ser analisada a pressão do óleo.
No fim das contas existe muita gente que roda com troller com praticamente 300 hp sendo que isso é quase o dobro da potência original, é muito lógico que o motor com seus equipamentos originais não foi feito para entregar toda essa potência, portanto se você vai se arriscar por esses caminhos entenda que não é simplesmente chipar um motor, existem várias outras modificações necessárias para um bom trabalho.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...r-3-0-a-5.html
Nesse link, nosso colega Elmer postou vários links relacionados a uma breve literatura sobre a importância de monitorar o EGT, inclusive um dos links é um texto da própria SFIchips que fabrica o tal intercooler maior.
Abraços!