x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 30
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3

    Question "Vazando" graxa no cubo de roda traseiro (parte interna)




    Amigos,

    Há poucos dias comprei um 3.0 2011/12, com 12.500 km. Minha vontade era pegar um zero km, mas decidi não arriscar o motor 3.2, mesmo com os indícios claros de que agora está tudo certo.

    Enfim, durante algumas manutenções preventivas que se faz em todo jipe usado (óleo/engraxar cardãs/trocar água radiador/filtro de diesel, etc) notei que o cubo de roda traseiro do lado do motorista está babando graxa. Não vaza para o lado da roda, e sim do lado de dentro, entre o eixo e o disco de freio. Um mecânico aqui de SP me disse que é normal, excesso de graxa e que logo vai parar. Tenho então 3 dúvidas para os colegas mais experientes:

    1 - Essa porcaria é graxa mesmo? É uma substância preta e bem pegajosa, que nao escorre praticamente nada. Tenho duvidas, por que como o eixo traseiro é trac lock, ele não usa um óleo bem viscoso? Mas esse óleo não seria viscoso a ponto de não escorrer, certo?

    2 - Existe um bico de graxa ali na manga/cubo para engraxar o rolamento? Se sim, a teoria de que é excesso de graxa parece mais plausível.

    3 - Se isso for um problema, o quão grave e caro é para arrumar?

    Obrigado!!!!

    Martin

  • #2
    Usuário Avatar de maico lapschies
    Entrada
    01/03/2008
    Local
    Cerrito/RS
    Idade
    43
    Posts
    363
    Agradecimentos: 2
    tem um retentor pelo lado de dentro do cubo
    CJ- 5, motor GM 4.1, pneus 35" godlokos ( pra trilha pesada, sem frescura)
    Troller, 2.8, pneus 35" General (para trilha leve)
    Equipe Pé no Bucho 4x4

  • #3
    Usuário Avatar de Julio_ASRJ
    Entrada
    29/12/2012
    Local
    Petropolis/RJ
    Posts
    150
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Amigos,

    Há poucos dias comprei um 3.0 2011/12, com 12.500 km. Minha vontade era pegar um zero km, mas decidi não arriscar o motor 3.2, mesmo com os indícios claros de que agora está tudo certo.

    Enfim, durante algumas manutenções preventivas que se faz em todo jipe usado (óleo/engraxar cardãs/trocar água radiador/filtro de diesel, etc) notei que o cubo de roda traseiro do lado do motorista está babando graxa. Não vaza para o lado da roda, e sim do lado de dentro, entre o eixo e o disco de freio. Um mecânico aqui de SP me disse que é normal, excesso de graxa e que logo vai parar. Tenho então 3 dúvidas para os colegas mais experientes:

    1 - Essa porcaria é graxa mesmo? É uma substância preta e bem pegajosa, que nao escorre praticamente nada. Tenho duvidas, por que como o eixo traseiro é trac lock, ele não usa um óleo bem viscoso? Mas esse óleo não seria viscoso a ponto de não escorrer, certo?

    2 - Existe um bico de graxa ali na manga/cubo para engraxar o rolamento? Se sim, a teoria de que é excesso de graxa parece mais plausível.

    3 - Se isso for um problema, o quão grave e caro é para arrumar?

    Obrigado!!!!

    Martin
    Isso deve ser óleo de diferencial. 99% chance de ser o retentor do cubo de roda. As vezes acontece de entrar areia, lama ou o próprio retentor não ter sido instalado com cuidado e dar vazamento. Como tem pouca km, bem provável que seja defeito de fabricação ou má instalação da fábrica.

    Quanto a gravidade: Inofensivo. Só não pode faltar óleo no diferencial. Dependendo do uso, dá pra rodar até anos sem sequer chegar perto de faltar óleo (tem gente que mesmo vazando nem confere o nível)
    Normalmente os vazamentos são pequenos, mas é bom conferir o nível do óleo do diferencial.
    Pra isso, basta tirar o bujão em local plano com auxílio de uma chave de fenda e deveria imediatamente escorrer um pouco de óleo.
    Caso nao escorra, o ideal é completar o óleo (85W-140 LS). Use o LS, pois seu carro é muito novo. Se usar o comum (85W-140) você vai ouvir estalos ao fazer curva (seu track-lock será detonado).

    O retentor é o mesmo da toyota bandeirante e não deveria custar mais do que R$ 30,00.
    Mão de obra em oficina, não sei, pois esse tipo de manutenção faço em minha garagem.

    []s
    Troller T4 3.0 TDI 2008 Marmelada (Molas 3", Offlimits,, BL 1,5", Mamute 37", ARB 200%, etc)
    Toyota Bandeirantes 3.8 OM-364 1990 Fiofó (Mamute 31")

  • #4
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Julio_ASRJ Ver Post
    Isso deve ser óleo de diferencial. 99% chance de ser o retentor do cubo de roda. As vezes acontece de entrar areia, lama ou o próprio retentor não ter sido instalado com cuidado e dar vazamento. Como tem pouca km, bem provável que seja defeito de fabricação ou má instalação da fábrica.

    Quanto a gravidade: Inofensivo. Só não pode faltar óleo no diferencial. Dependendo do uso, dá pra rodar até anos sem sequer chegar perto de faltar óleo (tem gente que mesmo vazando nem confere o nível)
    Normalmente os vazamentos são pequenos, mas é bom conferir o nível do óleo do diferencial.
    Pra isso, basta tirar o bujão em local plano com auxílio de uma chave de fenda e deveria imediatamente escorrer um pouco de óleo.
    Caso nao escorra, o ideal é completar o óleo (85W-140 LS). Use o LS, pois seu carro é muito novo. Se usar o comum (85W-140) você vai ouvir estalos ao fazer curva (seu track-lock será detonado).

    O retentor é o mesmo da toyota bandeirante e não deveria custar mais do que R$ 30,00.
    Mão de obra em oficina, não sei, pois esse tipo de manutenção faço em minha garagem.

    []s
    Julio, falei com um mecânico aqui de SP (Pradomatic - Marcus Prado). É uma oficina muito conceituda. Ele disse que vou gastar em torno de 900 reais para trocar os dois lados - o que vou fazer, pq a MDO é parecida e vou morrer com o óleo de qualquer maneira. Ele deu exatamente o mesmo diagnóstico que vc disse: não é graxa, é óleo do eixo e esse óleo é bem viscoso mesmo.

    O problema de deixar como está é que está jogando óleo na pastilha de freio, então, na prática, eu tenho só 3 freios operacionais. Isso pode ser perigoso.

    Vou tentar cobrar o reparo (de um dos lados) da loja que me vendeu o jipe. Tenho 3 meses de garantia por lei, de motor e transmissão.

    Obrigado pela dica!!!
    Martin

  • #5
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Julio, falei com um mecânico aqui de SP (Pradomatic - Marcus Prado). É uma oficina muito conceituda. Ele disse que vou gastar em torno de 900 reais para trocar os dois lados - o que vou fazer, pq a MDO é parecida e vou morrer com o óleo de qualquer maneira. Ele deu exatamente o mesmo diagnóstico que vc disse: não é graxa, é óleo do eixo e esse óleo é bem viscoso mesmo.

    O problema de deixar como está é que está jogando óleo na pastilha de freio, então, na prática, eu tenho só 3 freios operacionais. Isso pode ser perigoso.

    Vou tentar cobrar o reparo (de um dos lados) da loja que me vendeu o jipe. Tenho 3 meses de garantia por lei, de motor e transmissão.

    Obrigado pela dica!!!
    Martin
    Custo de peças: o retentor original custa R$ 25,00; 1 litro de óleo R$ 25,00; 1 tubo de silicone R$ 20,00. Esta oficina deve ser padrão europeu pelo preço da mão de obra...
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #6
    Usuário Avatar de Sandrãobh
    Entrada
    29/03/2011
    Local
    Poraí/MG
    Idade
    53
    Posts
    974
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Custo de peças: o retentor original custa R$ 25,00; 1 litro de óleo R$ 25,00; 1 tubo de silicone R$ 20,00. Esta oficina deve ser padrão europeu pelo preço da mão de obra...
    Também assustei.... paguei 300,00 para trocar C&P, com e-locker, daí imaginei quanto essa oficina cobraria pelo serviço e me deu até calafrios....rsrsrsrsrsrs

    abç
    T4 2.8 -CARROÇA- BF 35', Bead's15x9 - Bilstein 5125-12'', E-locker/Spartan , Warn XD 9000 I/ Warn RC 9,0 (T) , RK 2,5''/3,5'', 4:56's, LEDs...

  • #7
    Usuário Avatar de Julio_ASRJ
    Entrada
    29/12/2012
    Local
    Petropolis/RJ
    Posts
    150
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Julio, falei com um mecânico aqui de SP (Pradomatic - Marcus Prado). É uma oficina muito conceituda. Ele disse que vou gastar em torno de 900 reais para trocar os dois lados - o que vou fazer, pq a MDO é parecida e vou morrer com o óleo de qualquer maneira. Ele deu exatamente o mesmo diagnóstico que vc disse: não é graxa, é óleo do eixo e esse óleo é bem viscoso mesmo.

    O problema de deixar como está é que está jogando óleo na pastilha de freio, então, na prática, eu tenho só 3 freios operacionais. Isso pode ser perigoso.

    Vou tentar cobrar o reparo (de um dos lados) da loja que me vendeu o jipe. Tenho 3 meses de garantia por lei, de motor e transmissão.

    Obrigado pela dica!!!
    Martin
    Sai correndo dessa oficina.
    Eles apesar de terem dado o diagnóstico correto, não devem saber fazer o serviço no troller.

    O eixo do troller é flutuante e é ridiculamente fácil trocar um retentor de cubo de roda. A mão de obra é simples!

    A mão de obra que te cobraram talvez seja pertinente ao resto.
    Leia resto, como o resto do mercado! Incluindo picapes, SUVs e carros de passeio, pois estes, não usam eixos flutuantes e você não consegue trocar só o retentor. Isso significa mão de obra bem mais chata (inclusive custo de torneiro) e além da mão de obra mais cara, você é obrigado a comprar uma peça inteiriça, não apenas um retentor como no troller.

    Resumindo: Se você fosse fazer o serviço sozinho, você gasta o que o homerohermida falou e ainda sobra silicone e óleo pra cacete.
    Numa oficina, mesmo que essa seja cara e cobre uma hora de serviço cara, você não deveria gastar mais do que R$ 200-300 de mão de obra. No máximo, R$ 300, que já seria considerado caro!
    4X4 Brasil
    Troller T4 3.0 TDI 2008 Marmelada (Molas 3", Offlimits,, BL 1,5", Mamute 37", ARB 200%, etc)
    Toyota Bandeirantes 3.8 OM-364 1990 Fiofó (Mamute 31")

  • #8
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Julio_ASRJ Ver Post
    Sai correndo dessa oficina.
    Eles apesar de terem dado o diagnóstico correto, não devem saber fazer o serviço no troller.

    O eixo do troller é flutuante e é ridiculamente fácil trocar um retentor de cubo de roda. A mão de obra é simples!

    A mão de obra que te cobraram talvez seja pertinente ao resto.
    Leia resto, como o resto do mercado! Incluindo picapes, SUVs e carros de passeio, pois estes, não usam eixos flutuantes e você não consegue trocar só o retentor. Isso significa mão de obra bem mais chata (inclusive custo de torneiro) e além da mão de obra mais cara, você é obrigado a comprar uma peça inteiriça, não apenas um retentor como no troller.

    Resumindo: Se você fosse fazer o serviço sozinho, você gasta o que o homerohermida falou e ainda sobra silicone e óleo pra cacete.
    Numa oficina, mesmo que essa seja cara e cobre uma hora de serviço cara, você não deveria gastar mais do que R$ 200-300 de mão de obra. No máximo, R$ 300, que já seria considerado caro!
    É verdade… o imbecil da oficina deve ter dado o preço de mão de obra das pick-ups com eixo semi-flutuantes!!!!! Que horror!
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #9
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Realmente, o preço que o cara cobrou ta fora de propósito...

    Paguei 600 na troca das duas c&P "na autorizada"!

    Isso ai é serviço pra 150,00 com o retentor incluso. Se tiver um pouco de experiência da pra fazer em casa.

    Se mandar fazer fora aproveita a mão de obra da troca do retentor e manda lubrificar os rolamentos (não tem graxeiro tem que abrir e geralmente devem ser engraxados a cada 10mil km, se vc pegou o jipe usado é bom dar uma olhada na lubrificação e estado dos rolamentos).

    Meu conselho: passa na css e pergunta quanto pra lubrificar e trocar o retentor. Esse é um procedimento bem rotineiro nas css e acredito que não gaste nem um terço dos (900,00) pra lubrificar as 04 e trocar o retentor (só vai gastar mais se tiver rolamento bichado).

    O pessoal tem preconceito com preço de autorizada mas tem "certos serviços" que valem a pena, a chance de dar cagada é menor já que os caras só mexem naquele tipo específico de carro (no caso o troller) e já tem um procedimento padrão para cada serviço e ferramental específico.

    Esse mecânico provavelmente desconhe sistema de semi-eixos flutuante tras do troller e como o pessoal bem colocou deve ter confundido com os das pick-ups pra cobrar um absurdo desse pelo serviço.

    abs.
    4X4 Brasil
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #10
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Acho que lubrificação dos rolamentos traseiros é feita pelo óleo do diferencial. Não há graxa nem necessidade de desmontagem periódica. Acredito que este vazamento pode, a médio longo prazo, causar danos nos rolamentos por falta de lubrificação. O meu carro teve um vazamento de óleo pelo silicone que fica entre o cubo e o semi-eixo. Tinha uns 20.000 km. Perguntei na autorizada se isto era "normal" e fui informado que não há nenhum retentor entre o diferencial traseiro e o cubo. Desmontei pra trocar o silicone e não vi graxa. Só óleo...
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #11
    Usuário Avatar de Julio_ASRJ
    Entrada
    29/12/2012
    Local
    Petropolis/RJ
    Posts
    150
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Acho que lubrificação dos rolamentos traseiros é feita pelo óleo do diferencial. Não há graxa nem necessidade de desmontagem periódica. Acredito que este vazamento pode, a médio longo prazo, causar danos nos rolamentos por falta de lubrificação. O meu carro teve um vazamento de óleo pelo silicone que fica entre o cubo e o semi-eixo. Tinha uns 20.000 km. Perguntei na autorizada se isto era "normal" e fui informado que não há nenhum retentor entre o diferencial traseiro e o cubo. Desmontei pra trocar o silicone e não vi graxa. Só óleo...
    O traseiro é só óleo (não precisa trocar graxa, pois não leva graxa). O dianteiro é lubrificado com graxa comum.
    Troller T4 3.0 TDI 2008 Marmelada (Molas 3", Offlimits,, BL 1,5", Mamute 37", ARB 200%, etc)
    Toyota Bandeirantes 3.8 OM-364 1990 Fiofó (Mamute 31")

  • #12
    Usuário
    Entrada
    13/09/2013
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    398
    Agradecimentos: 3
    Galera, obrigado pelas respostas!!!

    De fato, a oficina é padrão europeu. Basta dar um google no nome (Pradomatic) para confirmar.
    Só que trabalho 12~14 horas por dia e viajo aos fins de semana de volta para casa, de forma que minha unica alternativa é deixar o jipe numa oficina aqui no Itaim. Não tenho como levar na concessionária.

    Todavia, vou renegociar com o cara o valor da MDO - foi me passado R$ 600,00 e o resto em peças, que ele disse que fica no máximo uns 300 pilas. Se não conseguir abaixar o valor da MDO, vou dar um jeito de procurar outra oficina. Ainda tenho a sexta feira para resolver isso antes de pegar a estrada de volta.

    Depois posto o resultado!

    Obrigado!!!

    Martin

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 32
      Última resposta: 03/05/2022, 12:16
    2. Cubo traseiro- Sistema "Extractador Tabajara"
      Por Maurício D'Arezzo no fórum Jeep Willys
      Respostas: 7
      Última resposta: 19/11/2016, 21:03
    3. Vazando Graxa na roda Traseira Defender 110
      Por gtbr88 no fórum Land Rover
      Respostas: 40
      Última resposta: 11/07/2013, 09:23
    4. Respostas: 2
      Última resposta: 23/05/2012, 20:26
    5. Retentor do cubo de roda traseiro
      Por Matoso no fórum JPX
      Respostas: 2
      Última resposta: 30/11/2005, 07:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade