na verdade quanto mais inclinação mais força, imagina um caminhao que pesa 20 toneladas com mais 50 de carga morrer subindo uma serra...
Versão Imprimível
No dia 4 de janeiro de 2007, em audiência com o Presidente Luíz Inácio Lula da Silva, o presidente da Ford para a América Latina anunciou a aquisição da Troller, que passa a fazer parte do grupo, juntamente com Lincoln, Mercury e Mazda... Porem as negociações vinham acontecendo desde o final de 2005...
São lendas urbanas nas terras alencarinas... Mas confesso que nunca me deparei com troller ruim... E olha que já conheci vários modelos:
RF Sport (1997 - 1999) motor à gasolina VW AP 2.0 de 114cv
T4 (1999 - 2001) motor à gasolina VW AP 2.0 de 114cv
T4 (2001 - 2005) motor mecânico MWM Diesel 2.8 de 115 cv
T4 (2006 - 2008) motor eletrônico MWM International NGD 3.0 Diesel
T4 (2009 - 2012) motor eletrônico MWM International NGD 3.0 Diesel
T4 (2013 - ????) motor eletrônico MWM International MAXXFORCE 3.2H EGR Diesel
Tanto que cheguei a conclusão que, para o meu uso e outros "n" motivos, não saio mais do 2.8 de 2005... Agora vou é deixa-lo cada vez mais preparado tanto pra expedições quanto pra trilhas...
Penso o mesmo em relação em continuar com o meu véinhu 2.8, já fiz várias manutenções mas nunca tive que mexer na bomba, motor, turbina e olha que já está na casa dos 120.000KM. Hoje mesmo está trocando o cilindro mestre do freio, trocando o óleo do diferencia dianteiro (entrou água) e o meca está dando um UP nos retentores do semi-eixo dianteiro (adaptando idéia do Troller Tarja preta / e do Jaime tbm de colocar colamento na tubeira e retentor invertido).
Por outro lado, a minha esposa quase me espanca quando falo que tem que fazer alguma manutenção..heheh, mas acredito que seja normal para esse tipo de veículo e também pelo ano do meu um 2004 ou estou enganado?
Obs: Nunca fiz trilha pesada, uso no meu dia-a-dia, trilhas leves e passeios de longa distância.
Abrs
O meu 2005 foi o primeiro e pelo visto será o único..
Tambem penso em somente ir dando uns upgrades aqui outro ali e assim vai...
Logo mais vai ser dificil fazer seguro devido ao tempo, mas o meu ainda vai longe tem apenas 59.000 km...
Sempre tem algum detalhe para consertar, besteirinha, mas nunca estamos satisfeitos, e quando não tem nada a gente inventa algo.. kkkk
E para quem fala que o 2.8 é fraco, é só abrir um pouco a bomba e saber andar com a turbina cheia quando é necessário o bicho só anda cantando pneu... muito bom..
Quando saiu o 3.2, sendo a evolução do motor 2.8, eu logo me animei com o carro....enfim, um motor que eu conheço como evolução para o Troller...
Mas logo vieram as ondas de reclamação e problemas....e eu fui pouco a pouco desanimando!
O 3.0 não me interessa tanto, apesar de ser um excelente carro......então eu acabei decidindo que vou ficar com o meu mesmo, que já está com seus 154mil km rodados, mas não me apurrinha, e dentro de poucos anos, paro até de pagar o IPVA aqui no RJ.....
Vou fazer as melhorias necessárias (amortecedor, bancos e ar condicionado) e vou ficar com ele até acabar!!!
Eu também não ia trocar meu 2001 2.8 não. Tinha ajeitado ele todinho.
Mas, maldito foi o dia que fui ser zequinha em um 2006 3.0 chipado, com um piloto bem ousado, que fumaçava mais que um mata-mosquito.
Depois da trilha ainda voltei de carona nele, com os rolamentos roncando e a embreagem patinando por causa de uns lagos que serviram de brincadeira pro pessoal atravessar. Apaixonei! Lembro desse dia com carinho, pois mudei meus conceitos sobre "trilha média"! E na semana seguinte comecei a procurar um 2006 usado.
Sobre o desempenho do 2.8, sinceramente, para um uso comum, ele já tem muito mais potência e torque do que um troller precisa.
Sabendo tocar, dá pra fazer miséria. Quando tive o 2001, nunca senti falta de nada. Não dá pra comparar com 3.0, mas dizer que falta potência pra trilha, só se estiver se referindo a competições mesmo.
Bem... A preparação do 3.0 é tão somente CHIPAR o carro... Facilmente se chega a 280 a 300 cv chipando um 3.0... Já nos 2.8, a lenga-lenga é maior... Porem tb se consegue um alto desempenho se você fizer algumas transformações... NÃO É FÁCIL... troca de bicos por uns de maior vazão, mude o pleite da bomba... gastando uns 1800,00 e obtendo mais de 185 cv... se for fazer coisa além, realmente decente, nos 2.8. você tem que pegar uma turma experiente em preparação de veículos, tipo a Rasch Motoren (SP) e vai gastar de 2.500,00 a 4.000,00 brincando...
Agora, muita gente fica atras de CHIPAR o troller 3.0 pra dar "pau em camaro amarelo"... Bem, andar acima de 150 Km/h num troller é loucura... O bicho não tem aerodinâmica e muito menos freios... Então... Gosto não se discute... Mas... Sou fã é de JIPE e não de carro de corrida...