x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1
    Usuário Avatar de telles0808
    Entrada
    15/05/2013
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    40
    Posts
    196
    Agradecimento: 1

    Thumbs up Troller - Como fazer trocas de marcha (trocar marcha).




    Olá amigos, procurei no fórum e não encontrei nenhum tópico exclusivo a respeito de como trocar marchas nos motores a diesel do Troller.

    Gostaria de saber, principalmente no amaciamento do motor (segundo o manual, o período de amaciamento vai de 0 até 2.000km), como as trocas devem ser feitas para que o Troller não fique amarrado?

    Como saí de um carro automático, com motor 1.0, estou me batendo um pouco para poder aproveitar a potencia do motor 3.2 do Troller 2013.

    Enfim, as dúvidas são:

    - Devo sempre arrancar em primeira?
    - Caso "não", em quais ocasiões devo arrancar em segunda?
    - A troca da marcha deve usar o final do percurso da embreagem juntamente com aceleração para amaciar a transição ou devo soltar a embreagem completamente para poder acelerar?
    - O câmbio é bem chato de encaixar as marchas, se for troca rápida, ele enrosca na gremalheira, isto é comum?
    - Estou esticando a rotação até 3.000 RPM para efetuar a troca, pois é quando o turbo começa a carregar, e sinto que aí a troca fica rápida e suave, mas é sensível o aumento do consumo de combustível. É assim mesmo?
    - Rotação do motor em viagens deve ficar em torno de quantos RPM?


    Qualquer dica é sempre bem vinda, e obrigado!

  • #2
    Lembra que agora vc tem um carro turbo e que esse turbo trabalha em uma faixa de giro e de torque, vc deve otimizar a sua tocada conforma o sua forma de dirigir... No início eu fique preocupado pois não tinha experiencia com carro a diesel, ainda mais turbo.

    Com o tempo achei a minha faixa de giro para trocar as marchas, e quando quero retomadas fortes dou uma pisada no acelerador no intervalo entre uma marcha e outra pra dar a famosa "enchida" na turbina, assim a próxima marcha já entra com torque máximo.

    Não tenho muito experiencia com diesel, mas minha tocada é essa, eu também costumo não deixa o carro passar muito dos 3.000 giros no uso diário, e antes de sair andando com o carro deixo ele ligado por 1 min, e ao desligar tb tento tento deixar um minuto parado pra turbina esfriar um pouco, a não ser que eu esteja com vontade de cagar, ai desligo correndo mesmo kkkkkkkk

    []´s

  • #3
    Usuário Avatar de Fabio_Roberto
    Entrada
    21/02/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,067
    Agradecimentos: 6
    Meio dificil responder esta pergunta.

    Eu nunca saio de segunda marcha, sempre primeira, curtinha, mas de primeira, baixo economiza combustível tambem...

    Outra coisa importante que notei, depois que instalei o monômetro de pressão do óleo e do turbo foi que, de manhã cedo, com o carro frio, em marcha lenta a pressão do óleo fica em quase 3 bar, quando o motor esta quente esta mesma pressão é 1 bar.
    Isso é do motor mesmo (no meu caso MWM 2.8) a pressão é maior para lubrificar mais rápido todas as partes na partida fria, mas, se sair acelerando com motor frio o ponteiro vai fácil até 7 bar, o que acho muito... não sei ao certo mas eu não faço isso...

    Ou seja, com motor frio a tocada é bem na maciota... tranquilo giro muito baixo, com motor quente ai já muda, pé de chumbo.... hj quase entrei na traseira de um Golf... hahahah esse carro é muito pesado e tem freio ruim.. o 3.2 é o mesmo freio.. aliás quase tudo é o mesmo.. menos o motor é claro.

    Outra coisa, se vc não perceber bem quando a turbina esta cheia ou vazia, coloca um manômetro, é bacana ver isso e sentir isso.

    Com o tempo vc encontra sua pegada, demorou uns 1000 km pra mim... kkkkk no transito de SP!
    4X4 Brasil
    Fabio Roberto -www.T4Clube.com.- O Clube do Seu do Troller!
    Troller 05 Lift 30MM Truetrac Locker
    BFAT 33" Warn FX5+1 Super LDA

  • #4
    Usuário Avatar de telles0808
    Entrada
    15/05/2013
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    40
    Posts
    196
    Agradecimento: 1
    Salve Hugo!

    rsrsrsrs, essa foi boa!!

    No vidro do Troller têm um adesivo que pede para deixar o carro na marcha lenta (dessa forma, entendo como marcha neutra, ponto morto, etc) por 30 segundos, para desligar.

    E notei que para sair com o carro, se realmente esperar 60 segundos, irá melhorar muito, pois ele frio, é bem diferente.

    Fico curioso especialmente quanto ao motor 3.2 do 2013, com o turbo um pouco diferente do tradicional, e na esperança de aprender mais.

    Fabio, para colocar um sensor de pressão, foi muito trabalhoso?
    4X4 Brasil

  • #5
    Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
    Entrada
    03/02/2006
    Local
    Nova Mutum/MT
    Idade
    46
    Posts
    6,645
    Agradecimentos: 0
    Marcha lenta é diferente de marcha neutra, ponto morto.

    Marcha lenta é o motor rodando na lenta, sem acelerar, para que a turbina diminua sua rotação e não fique rodando no seco quando o motor é então desligado.

    Abraços
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

  • #6
    Usuário Avatar de Vinicius.goncalvesmoreira
    Entrada
    09/11/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    339
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por telles0808 Ver Post
    Salve Hugo!

    rsrsrsrs, essa foi boa!!

    No vidro do Troller têm um adesivo que pede para deixar o carro na marcha lenta (dessa forma, entendo como marcha neutra, ponto morto, etc) por 30 segundos, para desligar.

    E notei que para sair com o carro, se realmente esperar 60 segundos, irá melhorar muito, pois ele frio, é bem diferente.

    Fico curioso especialmente quanto ao motor 3.2 do 2013, com o turbo um pouco diferente do tradicional, e na esperança de aprender mais.

    Fabio, para colocar um sensor de pressão, foi muito trabalhoso?
    Telles, para os motores mais novos (eletrônicos) na minha opinião, não compensa instalar um relógio de pressão para monitorar a turbina, uma vez que isso pode ser feito de forma eletrônica utilizando os sensores já instalados no carro.

    Dê uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...troller-4.html (Scanner ELM 327 bluetooth no motor MWM 3.0 NGD - Troller). Com um adaptador de 14 dólares e um celular android, vc consegue fazer essa leitura e muitas outras sem alterar absolutamente nada no carro!

  • #7
    Dá pra sair em 2a em descidas. Se for pra dirigir sem correr troque as marchas em torno dos 2300rpm. O lance de deixar em marcha lenta é pra aliviar/equalizar a pressão.
    Engesa EE25 6x6 89
    Troller Desert Storm 11
    PU2RVO / PX2Z4507

  • #8
    Citação Postado originalmente por adrianoquatro Ver Post
    Dá pra sair em 2a em descidas. Se for pra dirigir sem correr troque as marchas em torno dos 2300rpm. O lance de deixar em marcha lenta é pra aliviar/equalizar a pressão.
    Isso serve para o Troller 3.0...

    No Troller 3.2 as trocas de marchas podem acontecer em rotações bem mais baixas. Não há aquela vibração chata que há no 3.0 em baixas rotações.
    Esse motor tem 32kgfm de torque a apenas 1.000Rpm, isso faz com que ele acelere bem liso a partir dessa rotação.

    No dia a dia na cidade, eu faço trocas entre 1.600 e 2.000Rpm.
    1.800Rpm é um bom ponto de troca, mas claro que vai depender do que você está fazendo. Se for uma ultrapassagem, uma ladeira, ai sinta o motor e veja o ponto ideal de troca.

    Lembrem que esse é um motor voltado para o uso pesado, é um motor de baixa rotação.

    Enquanto no 3.0 eu fazia 450~480Km na cidade, no 3.2 faço 560~580km.

    Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #9
    Usuário Avatar de telles0808
    Entrada
    15/05/2013
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    40
    Posts
    196
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por abreu Ver Post
    Isso serve para o Troller 3.0...

    No Troller 3.2 as trocas de marchas podem acontecer em rotações bem mais baixas. Não há aquela vibração chata que há no 3.0 em baixas rotações.
    Esse motor tem 32kgfm de torque a apenas 1.000Rpm, isso faz com que ele acelere bem liso a partir dessa rotação.

    No dia a dia na cidade, eu faço trocas entre 1.600 e 2.000Rpm.
    1.800Rpm é um bom ponto de troca, mas claro que vai depender do que você está fazendo. Se for uma ultrapassagem, uma ladeira, ai sinta o motor e veja o ponto ideal de troca.

    Lembrem que esse é um motor voltado para o uso pesado, é um motor de baixa rotação.

    Enquanto no 3.0 eu fazia 450~480Km na cidade, no 3.2 faço 560~580km.

    Abraços.
    Ele realmente responde bem em baixa rotação.

    Só estou estranhando bastante o câmbio, que é bem ruim de entrar nas marchas quando está com roda livre, e ao colocar 4x2 sem roda livre, ele fica muito macio, então fiquei na dúvida, é assim mesmo? A terceira, por exemplo, se trocar em menos de 4 segundos ela enrosca, e acho isso um tempo muito grande para uma troca.

  • #10
    Citação Postado originalmente por telles0808 Ver Post
    Ele realmente responde bem em baixa rotação.

    Só estou estranhando bastante o câmbio, que é bem ruim de entrar nas marchas quando está com roda livre, e ao colocar 4x2 sem roda livre, ele fica muito macio, então fiquei na dúvida, é assim mesmo? A terceira, por exemplo, se trocar em menos de 4 segundos ela enrosca, e acho isso um tempo muito grande para uma troca.
    Não, não é normal.

    Não é para haver diferença entre engatar as marchas com ou sem a roda livre engatada.
    Em todas as situações ele deve engatar perfeitamente e sem esforço.

    O Troller tem as 6 marchas sincronizadas (5 a frente e ré), então trocar de marchas é sempre algo suave e elas devem encaixar sempre com perfeição, mesmo quando se troca bem rápido (menos de 1s).

    Os engates são longos (o curso da alavanca é longo), mas são macios e precisos.

    Como ando bastante em dunas, as vezes é preciso trocar de marchas muito rapidamente, tanto nas trocas para cima quanto nas para baixo. (sai de 3a reduzida, passa a 4a, começa a subir o morro e volta para a 3a no final). As trocas precisam ser feitas absurdamente rápidas pois qualquer décimo de segundo perdido faz a diferença na hora de subir ou não uma duna de areia.

    A única situação onde a marcha demora um pouco para engatar no Troller é de 1a para 2a marcha em rotações muito altas (acima de 3.500Rpm). É normal em todos os Troller.

    Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #11
    Usuário Avatar de Julio_ASRJ
    Entrada
    29/12/2012
    Local
    Petropolis/RJ
    Posts
    150
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por abreu Ver Post
    Isso serve para o Troller 3.0...

    No Troller 3.2 as trocas de marchas podem acontecer em rotações bem mais baixas. Não há aquela vibração chata que há no 3.0 em baixas rotações.
    Esse motor tem 32kgfm de torque a apenas 1.000Rpm, isso faz com que ele acelere bem liso a partir dessa rotação.

    No dia a dia na cidade, eu faço trocas entre 1.600 e 2.000Rpm.
    1.800Rpm é um bom ponto de troca, mas claro que vai depender do que você está fazendo. Se for uma ultrapassagem, uma ladeira, ai sinta o motor e veja o ponto ideal de troca.
    Abreu, nessa faixa, a TGV já está em pleno funcionamento?
    No meu 3.0, quando original, eu não sentia incômodo nessa faixa. Sentia abaixo dos 1600 rpm quando em terceira marcha ou superior. A quantos rpm está o 3.2 a 100 km/h em quinta marcha?
    Troller T4 3.0 TDI 2008 Marmelada (Molas 3", Offlimits,, BL 1,5", Mamute 37", ARB 200%, etc)
    Toyota Bandeirantes 3.8 OM-364 1990 Fiofó (Mamute 31")

  • #12
    Usuário Avatar de mistura
    Entrada
    14/04/2011
    Local
    Joinville/SP
    Posts
    227
    Agradecimentos: 0
    As marchas do troller são suaves de serem engatadas, digo isso pois saí de um Defender 90 2.5 Tdi com folgas nos diferenciais, se errasse o tempo da marcha, saía vibrando tudo e pulando kkk.
    Só percebo que quando estico muito a primeira, a segunda entra meio estranha, como se houvesse dois estágios tem que passar devagarinho passando devagar pelo ponto morto.
    A faixa de giro do meu troller pra andar na manha é pela faixa dos 1900 RPM.

    Abrass

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Frontier : Trocar 1a Marcha (Ranger / Troller)
      Por IGORFROTA no fórum Nissan
      Respostas: 12
      Última resposta: 18/11/2010, 11:33
    2. Alteração trocas de marcha L200 AT
      Por Vinicim no fórum Mitsubishi
      Respostas: 5
      Última resposta: 26/04/2010, 18:51
    3. Respostas: 1
      Última resposta: 25/11/2007, 12:26
    4. Cheiro ruim ao trocar de marcha
      Por Nathan no fórum Suzuki
      Respostas: 11
      Última resposta: 17/04/2006, 08:45

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade