Ola, vou compartilhar minha experiencia de ligar um farol de milha na ré do troller, pois, a ré original nao ilumina absolutamente nada... para mim funcionou perfeitamente, mas, se vc seguir minha dica eh por sua conta e risco...
Compre, numa loja de pecas eletricas automotivas (aqui em londrina tem a Cantabria) os seguintes materiais:
1 par de farol de milha (sugiro um pequeno, discreto) do seu gosto pessoal, normalmente ja vem com suportes...
10 metros de fio 2,5...
2 lampadas h3...
1 fusivel de 40 amperes com tomada...
1 rele auxiliar...
fita isolante...
tarap (a famosa cinta plastica)...
silicone preto...
conectores...
custo do material (gastei 70 reais em abril de 2013)
1. de baixo da viatura, procure a tomada da ré, normalmente eh uma tomada em T, sendo que a saida do sinal esta na perna | e nao na _ do T, mas, o correto eh vc testar com um testador (aqueles com um jacare numa ponta e uma ponteira na outra com uma lampada)...
2. para testar a saida do sinal vc engata a ré e verifica se a luz de ré esta acesa, em seguida teste no T o terminal que acender eh a entrada, o que estiver apagado eh a saida (lembre que a tomada esta conectada numa especie de interruptor, que quando aciaonada a alavanca de cambio em ré, liga o interruptor)...
3. vc vai conectar um fio na saida do positivo e levar ate perto da bateria...
4. no painel, se vc quiser um interruptor para acender o farol de milha traseiro sem acionar a ré, vc tera de desmontar o painel central onde estao os botoes (na minha viatura eu ainda tinha um botao igual ao do vidro eletrico sem uso, liguei nele para dar flash de luz com o milha)... vc tera de levar dois fios de perto da bateria ate este interruptor no painel, dai, ou vc utiliza algum furo pre-existente entre a cabine e o cofre, ou faca um... depois de passar os fios vc veda o furo com silicone preto...
5. de perto da bateria, leve outro fio ate a traseira da viatura onde vc instalara os farois de milha... no meu caso eu instalei eles na parte inferior do parachoque, avalie bem onde vc vai instalar para nao ter incomodos...
6. conecte um fio no terra da bateria e ligue no terminal 85 do rele auxiliar...
7. ligue uma perna da tomada do fusivel num dos fios que vai ate o painel e tambem no terminal 30 do rele auxiliar... a outra perna da tomada do fusivel vc deve ligar no polo positivo da bateria...
8. no terminal 86 do rele auxiliar, vc liga o outro fio que vai ate o painel bem como o fio que vc ligou na tomada de ré que conecta na caixa de cambio embaixo da viatura...
9. no terminal 87 do rele auxiliar, vc liga o fio que vai ate os farois de milha...
10. depois de tudo conectado e bem isolado perto da bateria, va ate o painel, vc tera dois fios, num tem sinal no outro nao, identifique com o testador o que te sinal, ele eh a entrada do interruptor do painel (ele vem do terminal 30 do rele), o outro fio eh a saida do sinal (ele vai ate o terminal 86 do rele)... faca as coneccoes no interruptor (depende do tipo de interruptor que vc for usar), mas, nao feche o painel antes de testar tudo...
11. na traseira, depois de ter passado os fio que vem do terminal 87 do rele, depois de usar tarap para fixar os fios e deixar tudo bem organizado e livre embaixo da viatura, marque os locais onde vc instalara os milhas e faca furos compativeis com os parafusos do seu suporte...
12. meu parachoque eh aterrado, se o seu nao for, vc deve aterrar... em seguida, abra os farois de milha e faca a colocacao das lampadas h3 e tambem do fio terra...
13. instale seus milhas, aterre eles no parachoque e ligue o fio que vc trouxe do terminal 87 do rele nos milhas...
pronto, basta testar... funcionando, basta fechar o painel e finalizar os arremates... agora vc vai clarear a traseira da viatura ao dar ré de noite...
um abraco