Ola, resolvi postar minha experiencia... este disco flexivel tambem eh conhecido por junta elastica que conecta o cardan da direcao com a cxa de direcao (nos trollers mais modernos ela foi substituida por uma cruzeta, semelhante aque conecta o cardan da direcao com o eixo que vai no interior da coluna da direcao)... existe uma tabela de equivalencias que diz tratar-se da mesma junta da f4000, porem, nao eh... os entalhados sao diferentes, entao, esqueca... portanto, ha tres opcoes: comprar uma nova (sugiro tor off-road), comprar na agencia (somente se quiser pagar o dobro ou mais) ou levar sua peca numa recuperadora (aqui em londrina ha a repasal), o servico fica muito bom e o preco eh atrativo (gastei 80 arruelas)... caso precise trocar os rolamentos que vao na coluna de direcao, vc tera de tira-la fora, no pe da coluna vai um rolamento com uma borracha externa (eh o mesmo do uno)... na outra ponta eh um rolamento comum (o mesmo do gol bola, este rolamento fica assentado numa bucha de plastico)...
procedimento de troca da junta e rolamentos (funcionou comigo, se vc seguir, eh por sua conta e risco)
1. na cxa de direcao, retire o parafuso que conecta a junta com cxa...
2. retire os parafusos da coluna de direcao, alguem tera que ajudar vc, pois, os parafusos sao passantes, da cabine para o cofre... no cofre, o servo-freio atrapalha, mas, eh possivel tirar os parafusos sem remover o servo-freio... vc tera que desacoplar o reservatorio de fluido hidraulico e po-lo de lado para ganhar mais espaco...
3. retire o parafuso que conecta a aste do servo-freio no pedal do preio, pois, vc tera de livrar o pedal do freio na hora de tirar a coluna...
4. retire o volante (isto normalmente eh simples e nao requer explicacoes)...
5. retire a chave de seta (cuidado ao fazer isto)... desconecte os plugs com cuidado... alias, deixe afiacao livre ao redor da coluna, isto evitara o rompimento de algum fio...
6. a coluna fica presa por uma presilha em U, desaparuse esta presilha, elafica embaixodo painel, vc tera de fazer um alongamento na coluna (sua coluna vertebral)...
7. de um puxao seco na coluna, isso ira soltar a junta da cxa de direcao.... em seguida, conecta junta de volta e recoloque o parafuso nela, soltando o para fuso que conecta junta no cardan da direco.... de outro puxao seco na coluna para soltar o cardan da direcao da junta, que vai ficar presa na cxa de direcao...
8. retire o parafuso que conecta o cardan da direcao no eixo que vai entro da coluna (parauso da cruzeta no pe da coluna, no cofre, vc vai xingar mto pois o espaco eh apertado)...
9. com jeito, comece a puxar a coluna e em seguida o cardan da direcao...
10. retire o parafuso que vc recolocou na junta flexivel e retire ela da cxa de direcao...
11. bata com delicadeza na ponta inferior do eixo que vai dentro da coluna de direcao ate soltar o rolamento superior (de esfera)...
12. retire o eixo e rolamento interno (de roletes) revestivo em borracha...
13. coloque o rolamento de rolete no interior da coluna e insira o eixo da direcao, vc vera que o rolamento de esfera na outra ponta do eixo nao chegara no seu berco, va batendo com delicdeza no eixo e no rolamento de esfera ate ele acomodar-se no seu berco...
14. engraxe a cruzeta (entre cardan e eixo de direcao)... os rolamentos anteriores tbem devem ser engraixados...
15. coloque a nova junta (ou a recondicionada) na cxa de direcao e comece a recolocar a coluna...
16. aparafuse tudo, menos a junta (mas, deixe ela conectada, faltando apenas aparafusar)...
17. ligue a viatura e exterse o volante lgumas vezes, depois, aparafuse a junta...
Pronto, troca feita, na hora de recolocar a chave de seta e volante, ajustes intuitivos serao necessarios, tenha calma, paciencia, atencao e cuidado...
Ultimo passo: va beber um copo de cerva... e dirigir depois de duas horas...
um forte abraco