Postado originalmente por
Miguel Sono
Marcelo,
Hoje, um pouco antes de ver a sua mensagem, fiz um teste com um painel novo. Infelizmente, no meu caso, continuou com o mesmo problema, marcação de algo em torno de 100C (exatamente no meio do caminho entre o traço central de 90C e o início do vermelho).
Como o Jaime comentou no Post acima, no meu caso o aquecimento também só acontece quando o ar condicionado está ligado na refrigeração. Sem ar condicionado ligado, ainda não vi o ponteiro subir.
Cabe ressaltar que o que no painel marca 100C, o scanner lê algo entre 94C e 96C. Está certo que são sensores diferentes, mas esses números acabam tendo alguma relação, pois em condições normais eles devem marcar temperatura parecidas.
Resumindo, troquei VT, válvula de água quente (aquela que direciona a água para dentro do carro), os dois sensores de temperatura e verifiquei a bomba d'água e embreagem viscosa que estão funcionando adequadamente.
O mistério continua...
Estou suspeitando de chicote ou algum tipo de interferência... quem sabe... Fizemos um teste ligando o sensor de temperatura do meu carro direto na tomada de medição de outro carro e ficamos observando a temperatura no painel do outro. Mesmo com a temperatura medida no scanner no meu carro em torno de 96C, o painel do outro carro ficava no meio (90C). Quando ligava o meu sensor no meu painel, nas mesmas condições de temperatura do scanner (96C), o meu ponteiro passava do meio e marcava lá na casa dos 100C. Foi aí que concluímos ser problema de painel. Mas ao trocar não adiantou, pois o painel novo estava com a medição igual ao meu. Aí a suspeita ficou no chicote, mas não tinha mais tempo de continuar os testes...
O mistério e a saga continuam...
Se alguém puder ajudar...
Miguel