x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 55
  • #1
    Usuário Avatar de Armindo Neto
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Posts
    717
    Agradecimento: 1

    Roda Livre Automatica troller




    bom dia , pessoal comprei o troller tem 1 mes e vim de uma tr4 onde a roda livre é automática, e o meu troller tem roda livre mecanica , e eu não gosto muito de em uma situação ter que descer do jipe para acionar a roda livre , ai eu pergunto vale apena trocar a roda livre mecanica pela roda livre de acionamento automatico ?
    T4 2.8 / T4 3.2 5 cil "Bumblebee"

  • #2
    Usuário Avatar de Frederico Mendes
    Entrada
    10/02/2007
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    48
    Posts
    825
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por mindo4x4 Ver Post
    bom dia , pessoal comprei o troller tem 1 mes e vim de uma tr4 onde a roda livre é automática, e o meu troller tem roda livre mecanica , e eu não gosto muito de em uma situação ter que descer do jipe para acionar a roda livre , ai eu pergunto vale apena trocar a roda livre mecanica pela roda livre de acionamento automatico ?
    Mindo, é uma questão polêmica.
    Sei de casos de pessoas que tem hilux automática, que mudam para a manual.
    A automática, até onde sei, é feita através de solenoide electrica, ou a vácuo, dois sistemais mais pacíveis de falha que a manual.
    Existe uma outra forma de utilizar a segunda caixa de marcha da viatura, que somente é possivel com a 4x4 manual, que é nao liga-la e passar a botoeira para reduzida, jogando toda a força da reduzida apenas no eixo traseiro, mas isso é uma outra polêmica que ja foi debatido aqui no forum.
    Sintetizando:
    Passar para toda livre automática, ou deixar em manual, vai depender exclusivamente do uso que voce quer de sua viatura.
    É o que penso.
    Frederico Mendes .'. Mineirinho perdido no mundo.
    Troller 2004 - Sirigüella
    “A mente rege a grande massa corpórea”

  • #3
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por mindo4x4 Ver Post
    bom dia , pessoal comprei o troller tem 1 mes e vim de uma tr4 onde a roda livre é automática, e o meu troller tem roda livre mecanica , e eu não gosto muito de em uma situação ter que descer do jipe para acionar a roda livre , ai eu pergunto vale apena trocar a roda livre mecanica pela roda livre de acionamento automatico ?
    Acho que a TR4 não possui roda-livre e a automática vendida pela AVM não é nem a vácuo, nem elétrica. É automática mesmo. Quando o semi-eixo traciona, ela engata. E para desengatar, basta uma ré em 4x2. Correto?
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #4
    Usuário Avatar de Armindo Neto
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Posts
    717
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Acho que a TR4 não possui roda-livre e a automática vendida pela AVM não é nem a vácuo, nem elétrica. É automática mesmo. Quando o semi-eixo traciona, ela engata. E para desengatar, basta uma ré em 4x2. Correto?
    correto! e automatica mesmo no possui roda livre nem a vacuo nem eletrica e so empurrar a alavanca de 4x4 que a roda livre entra automaticamente
    T4 2.8 / T4 3.2 5 cil "Bumblebee"

  • #5
    Usuário Avatar de Armindo Neto
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Posts
    717
    Agradecimento: 1
    pessoal nao seria nem roda livre de acionamento automatico seria igual ao da tr4 virou o botao 4x4 entra , ai nao precisaria de nenhum tipo de roda livre, mas o diferencial , carda e etc ficariam trabalhando e causando desgaste das peças correto? e por que acho meio chato descer da viatura para engatar e desengatar roda livre. por exemplo em uma chuva eu teria que descer da viatura e etc. com essa roda livre nao aconteceria isso , mas tambem algumas peças iriam ter desgates desnecessario!?
    T4 2.8 / T4 3.2 5 cil "Bumblebee"

  • #6
    Usuário Avatar de Armindo Neto
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Posts
    717
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Frederico Mendes Ver Post
    Mindo, é uma questão polêmica.
    Sei de casos de pessoas que tem hilux automática, que mudam para a manual.
    A automática, até onde sei, é feita através de solenoide electrica, ou a vácuo, dois sistemais mais pacíveis de falha que a manual.
    Existe uma outra forma de utilizar a segunda caixa de marcha da viatura, que somente é possivel com a 4x4 manual, que é nao liga-la e passar a botoeira para reduzida, jogando toda a força da reduzida apenas no eixo traseiro, mas isso é uma outra polêmica que ja foi debatido aqui no forum.
    Sintetizando:
    Passar para toda livre automática, ou deixar em manual, vai depender exclusivamente do uso que voce quer de sua viatura.
    É o que penso.
    Nao irei fazer trilhas pesadas com a viatura , somentes passeios ,trilhas leves e moderadas, e viagens , e quando chover atravessar pontos alagados . mas tenho um pouco de medo de quando eu mais precisar a roda livre automatica nao engatar...
    T4 2.8 / T4 3.2 5 cil "Bumblebee"

  • #7
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por mindo4x4 Ver Post
    Nao irei fazer trilhas pesadas com a viatura , somentes passeios ,trilhas leves e moderadas, e viagens , e quando chover atravessar pontos alagados . mas tenho um pouco de medo de quando eu mais precisar a roda livre automatica nao engatar...
    Já usei uma roda-livre destas modernas no Jeep. Um belo dia, quebrou. Mas durou muitos anos. Para uso eventual, acho que não há problema. Meu primo tem uma na Rural. As modelo antigo eram muito ruins, mas estas que desengatam com marcha ré, são muito melhores.
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • #8
    Usuário Avatar de Armindo Neto
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Posts
    717
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Já usei uma roda-livre destas modernas no Jeep. Um belo dia, quebrou. Mas durou muitos anos. Para uso eventual, acho que não há problema. Meu primo tem uma na Rural. As modelo antigo eram muito ruins, mas estas que desengatam com marcha ré, são muito melhores.
    na minha ex l200 93 , o antigo dono tinha colocado roda livre automatica e NUNCA deu problemas , mas no troller e outra conversa... totalmente diferente , fora de estrada so as vezes , nao sera todo fim de semana(eu acho)! para o troller seria uma boa?
    4X4 Brasil Razão: palavra escrita errada
    T4 2.8 / T4 3.2 5 cil "Bumblebee"

  • #9
    Citação Postado originalmente por mindo4x4 Ver Post
    na minha ex l200 93 , o antigo dono tinha colocado roda livre automatica e NUNCA deu problemas , mas no troller e outra conversa... totalmente diferente , fora de estrada so as vezes , nao sera todo fim de semana(eu acho)! para o troller seria uma boa?
    Mindo, se você não gosta de descer para engatar a roda-livre manual, por que já não deixa ela engatada sempre? Tenho 1 amigo que faz isso. Você continua com a confiabilidade da manual e não desce nunca para desengatar.

    Agora, depois de um tempo com qualquer jipe 4x4 part time de roda-livre manual (desligando e ligando sempre as rodas-livres), você vai perceber que simplesmente não existe a possibilidade de você descer no meio de uma chuva ou lama para ligar roda-livre. Sempre antes de qualquer trecho off-road, as rodas-livres devem ser ligadas. Seja num posto abastecendo, numa parada pra mijar, no ponto de encontro dos jipes, etc.

    As automáticas duram menos, são menos confiáveis, mas pro seu uso, também não fariam mal. Eu já vi automática desengatar em subida e descida de barrancos bem íngremes. No resto, são tranquilas.

  • #10
    Usuário Avatar de Armindo Neto
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Rio de janeiro/RJ
    Posts
    717
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Mindo, se você não gosta de descer para engatar a roda-livre manual, por que já não deixa ela engatada sempre? Tenho 1 amigo que faz isso. Você continua com a confiabilidade da manual e não desce nunca para desengatar.

    Agora, depois de um tempo com qualquer jipe 4x4 part time de roda-livre manual (desligando e ligando sempre as rodas-livres), você vai perceber que simplesmente não existe a possibilidade de você descer no meio de uma chuva ou lama para ligar roda-livre. Sempre antes de qualquer trecho off-road, as rodas-livres devem ser ligadas. Seja num posto abastecendo, numa parada pra mijar, no ponto de encontro dos jipes, etc.

    As automáticas duram menos, são menos confiáveis, mas pro seu uso, também não fariam mal. Eu já vi automática desengatar em subida e descida de barrancos bem íngremes. No resto, são tranquilas.
    mas ficar o tempo todo com ela ligada nao da problema não? o diferencial , cardã e etc vão ficar funcionando o tempo todo né? com a roda livre automatica eu ganharia em conforto mas perderia a confiabilidade né?
    T4 2.8 / T4 3.2 5 cil "Bumblebee"

  • #11
    Usuário
    Entrada
    20/08/2011
    Local
    ARARAS/SP
    Idade
    58
    Posts
    1,077
    Agradecimento: 1
    Esses dias eu passei 6 dias na serra da canastra. Assim que cheguei na pousada liguei a roda livre, passiei os 5 dias restantes pela serra da canastra sem desliga-la e nem sempre estava no 4x4, mas quando precisava ja estava ligado. No dia de ir embora e pegar o asfalto desliguei e pronto.
    Eu sempre analiso a situacao do clima antes de sair. No domingo passado deu uma enchente aqui em Araras, e antes de sair de casa achei que precisaria do 4x4 entao ja sai com a roda ligada. Nao deu outra, atravessei ruas alagadas onde a agua batia no parabrisa. Cheguei em casa depois de varias coisas que precisei fazer, desliguei e pronto.

  • #12
    Usuário Avatar de homerohermida
    Entrada
    07/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    51
    Posts
    2,346
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por mindo4x4 Ver Post
    mas ficar o tempo todo com ela ligada nao da problema não? o diferencial , cardã e etc vão ficar funcionando o tempo todo né? com a roda livre automatica eu ganharia em conforto mas perderia a confiabilidade né?
    Ligada direto ficará semelhante a sua TR4. Diferencial, cardã, homocinéticas, cruzetas, etc... girando o tempo todo, sem carga, mas girando. Aumenta o consumo um pouco, aumenta o desgaste das peças, mas fora isso, nada demais. A automática moderna pode ser que seja menos confiável. A minha que quebrou, teve a mão de um mexânico que trocou um rolamento ou coisa parecida. Pode ser que ele tenha feito alguma coisa errada. Não me lembro direito pois tem mais de 10 anos! Por que não mandas um e-mail para AVM perguntando sobre a diferença de resistência das duas?
    Homero Hermida
    Troller 2016
    Ex- Troller 2008, Ex-Jeep Ford CJ-5 1978; Ex-Jeep Ford GPW 1942

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Roda livre automática
      Por veterinario no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 25
      Última resposta: 29/05/2011, 21:24
    2. Roda Livre Automatica AVM
      Por Carlos_bass no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 27
      Última resposta: 04/04/2011, 09:30
    3. Roda Livre AVM Automatica- CJ5
      Por nino-ed no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 05/05/2010, 18:58
    4. roda livre automática AVM
      Por Nilton Mattos da Silva no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 06/07/2004, 08:37
    5. RODA-LIVRE AUTOMÁTICA>>>>>>>>>>
      Por Jameson Andrade no fórum Jeep Willys
      Respostas: 51
      Última resposta: 27/04/2004, 15:08

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade