Postado originalmente por
shugo
Olá amigos!
Sou novo aqui, então sem polemica, estou deixando minha opinião!
Eu tenho um troller 2004, com 1,5KG no turbo bomba aberta!
Tenho usado S10 Ipiranga há 3 meses não notei diferença, tenho leve impressão que ficou mais forte o que não deve ser real!
-primeiro; Vi alguns comentários quanto a redução do enxofre, na questão lubrificação é mito enxofre nunca foi lubrificante e sim detergente, ele se liga com água, óleo, parafina, graxa, glicerina facilmente, assim ele não serve pra nada como lubrificante!
-segundo, enxofre é um importante componente em compostos inflamáveis, pq ele é o principal comburente juntamente com o oxigênio, nossos veículos trabalham com temperatura de explosão de 240cº até 400cº, isso queima até graxa de sabão litio ou silicone! não precisa de enxofre (só abro este parenteses pra dizer que tudo vai depender da compressão do motor, motores com baixa compressão terão dificuldade pra pegar de manhã principalmente no inverno usando S10! porem existem outros meios de deixar o diesel mais inflamável, essa também não serve de problema) como disse meu troller uso S10, hoje pela manhã estava 8cº virei a chave o motor quase que salta pra fora, pega instantaneamente!
-terceiro;o enxofre não é colocado no óleo diesel pelo contrário, ele faz parte de todo derivado composto de petróleo, e digo mais quanto menos melhor, enxofre é instável em sua maioria compostos oxida rapidamente( diesel parado mais de três meses no tanque transforma-se em acido!) (diesel tem prazo de validade). o que é feito desde que se inventou diesel é tentar retirar o máximo possível do enxofre não estável, o que sobra fazer o que deixa queimar, hoje existe tecnologia pra retirar até 100% do enxofre do diesel, mas custa caro, assim fizeram padrões mínimos aceitáveis de resíduos chamados S50 e S10, tudo isso pra ajudar a diminuir os efeitos da poluição pela queima do diesel!
Assim não acredito que os diesel S10 e S50 mudem nada no nossos carros, talvez fiquem mais duráveis, pela diminuição da corrosão do enxofre não estável!
Aviso:
Não sou químico mas adoro química!
Nâo sou empregado de refinaria, distribuidora ou posto algum!
Sou um amigo com um ponto de vista, fundamentado em estudo próprio do assunto!
gostaria de receber questionamentos ponto de vistas contrários, afinal o fórum é pra isto, só assim pesquisaremos e descobriremos a verdade!
:pipoca:
Att..
Samuel Hugo!