Isso acontece com todos o negócio é não deixar esse barulho ficar por muito tempo, dá uma acelerada que ele some e pronto!
Versão Imprimível
Isso acontece com todos o negócio é não deixar esse barulho ficar por muito tempo, dá uma acelerada que ele some e pronto!
Isso mesmo, como o amigo de cima ali falou, ele fica como se estivesse fora do sincronismo! depois que acelera ele para de fazer..
mais no manual fala que é frio e até encher.. o meu as 2x que aconteceu isso já estava quente..
Quando acontece com meu carro, acelero ele até uns dois mil giros e mantenho assim por um tempinho, 20 segundos, e depois para.
Eduardo, o ruído não significa que o motor está fora de sincronismo. Pra tirar esse motor do ponto precisa de uma força bem grande. Tipo um tranco bruto (desses que nego dá em carro velho quando fica sem bateria).
Dar tranco no 3.0 não foge a regra, pois tem grandes chances de sair do ponto. Se der o tranco, o motor vai pegar, e você sai da situação de emergência, mas ao desligar, tem grandes chances de não pegar mais ou pegar com (muita) dificuldade. Também pode ser que nada aconteça... Se precisar, pra amenizar as chances o ideal é fazer um tranco "suave", não largando a embreagem de uma vez, e talvez em terceira marcha, não sei.
Aliás, tranco não é pra carro nenhum em situação normal. Só emergência. Só precisei dar tranco 1 vez, no meu troller 2001 com motor 2.8 e graças a deus, virabrequim nem engrenagens foram danificadas ou saíram fora do sincronismo.
O tuxo hidraulico tem uma auto regulagem dentro dele, o que faz com que a baixa pressao do oleo causa o fechamento dele, por isso o balancim fica batendo no tuxo...
alguem ja tentou um oleo mais fino??
o "fora de sincronismo" foi só modo de falar, porque eu não sei o que é..
Acredito que seja isso mesmo que o san_sei falou,
O tec-tec é gerado pelos tensionadores da guia da corrente de distribuição que quando não estão cheios de óleo provocam o ruído tec-tec em som bem alto. A imagem anterior explica que existe uma válvula para contenção de óleo lubrificante para fim de evitar o barulho quando os tensionadores não estiverem cheios de óleo. O não funcionamento dessa válvula não acarreta dano algum no motor, como explicitado.
Já vi gente trocando tucho também e dizendo que "resolveu" o problema e depois o barulho reaparecendo obviamente!
san_sei, com certeza alterando a especificação do óleo você vai conseguir uma sinfonia bem interessante!
Se o barulho para ao se dar uma aceleradinha, ele é do tensor da corrente. Esse é o tec-tec do NGD 3.0. Se ele acontece ao se ligar o veículo, mesmo que seja sempre que se ligar o veículo, independente da temperatura, e para depois de algum tempo ou só depois que se acelera, ou com o veículo parado em ponto morto ou numa situação de inclinação, ou com a embreagem acionada (motor sem carga), etc, não tem com o que se preocupar. Não há risco de danos nessas situações.
Não seria normal ele aparecer com o veículo andando, com marcha engatada, acelerando, etc. Nessas ocasiões é problema e o ideal é trocar o kit da corrente de comando inteiro (R$ 1000 a R$ 1400) pois existe o risco de quebra, não grande como nas correias dentadas, mas não é pra ficar rodando 1 ano desse jeito, pois se você for sorteado e ela quebrar o prejuízo é grande.
Tucho também pode vir a fazer barulho. Em geral, o que leva um tucho hidráulico a fazer barulho é nível do óleo baixo, filtro de óleo de qualidade inferior, borra no motor que acaba entupindo as galerias de óleo do motor, impurezas no óleo, válvula by-pass que retem o óleo na linha de lubrificação do cabeçote com defeito, carro parado muito tempo ou o próprio tucho hidráulico. Ou seja, depende de muita coisa.
No caso de tucho mecânico é normal também que apareçam ruídos bem altos com o tempo de uso, necessitando reajustar a folga.
Bom dia pessoal,
Roberto_nascimento, o meu já aconteceu isso com ele parado (sem marcha engatada) e andando.
Ele começa do nada e para do nada, não é sempre que acontece, até agora em 2 semanas só aconteceu 3x..
Só pra constar, o meu 2007 só fez o barulho 1 vez! Está com mais de 100.000 km rodados e está comigo há 1 ano. O barulho eu já estou careca de saber que é normal também, mas só apareceu quando usei filtro de óleo de marca genérica, logo nos primeiros 2000 km. Nem esperei, troquei em seguida por original MWM. Troco óleo a cada 5000 km junto com o filtro de óleo.
amigos!
Ontem quando deu o tal "barulho" eu desliguei, e só ao "girar" a chave na ignição quando o carro faz aquele "check" pude perceber que o barulho também fazia (bem pouco, mais fazia o tal barulho junto quando carregava algo)..
Tinha um barulho a mais do que quando ele ta normal no check..
Pessoal,
O meu começou a fazer com 57 mil km. Fiquei muito preocupado, mas depois de ver os posts fiquei mais tranquilo.