x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31
  • #1
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2

    Troca reparo pinça traseira de freio troller 2007




    Prezados,

    na linha reparo de pinças de freio,
    segue a minha contribuição

    tive um problema nos freios traseiros do troller que travaram em função da lama e areia que foram se acumulando ao longo do tempo.

    Com a força bruta do carro, demorei a perceber, tava achando o carro com uma certa queda de rendimento, mas achei que talvez fosse algum filtro entupido, mangueira de turbo vazando, ou algo do genero, ou simplismente a sindrome do dono de carro chipado, quando vc começa a achar que poderia 'andar' mais... só notei realmente que tinha alguma coisa errada de fato quando coloquei o carro em ponto morto e ele freiou só!

    Como tava na estrada encostei o carro e quando desci, só vi a fumaça saindo da roda traseira esquerda, no susto peguei o extintor e danei na roda pra evitar que pegasse fogo. Tirei a roda e vi que a pastilha tinha derretido no disco... ou seja esquento pra valer. Depois de seguir pra concessionária de caminhão prancha e descobrir que cada pinça custa R$ 562,00 (à vista) eu resolvi levar o filhão pra casa e fuçar um pouco.

    Examinando vi que as duas rodas traseiras estavam pesadas. Analisando mais um pouco vi que o cabo do freio de mão estava tensionado mesmo com alavanca baixa. Acredito que quando sai da garagem soltei o freio de mão mas como ele tava corroído e enferrujado, travou e continuando puxado, e ai o problema se agravou quando rodou em velocidade, e esquentou travando de vez com a dilatação.

    Constatada a bronca comprei o cabo(R$ 80,00 na concessionária), troquei, e resolvi revisar as pinças também, pois achei que mesmo com a substituição do cabo as rodas ainda não estava livres o suficiente.

    Pesquisando aqui no forum vi que o Elmer usou um reparo da pinça traseira do opala 91, 92, comparei as medidas do pistão do troller e do reparo da pinça traseira do opala e era a mesma, 43mm. Comprei um reparo pelo ml, pois não achei na minha cidade, e fiz a montagem em casa.

    O reparo casou certo, paguei R$ 79,00 em cada mais frete. Detalhe no ml tem o reparo do troller por R$ 176,00 acredito que também original TRW/varga.

    só alguns macetes pra que quiser meter a mão na massa

    1- para soltar os parafuso que predem os cavaletes geralmente é necessário esquentar com maçarico. é necessário cuidado para solta-lo, se quebrar o parafuso, complica, e tá arriscado a ter que substituir a pinça por completo.

    2- depois que desmontar o cavalete, solta o pistão. O certo é tirar o pistão girando, tem uma ferramenta para isso mas pode-se usar um alicate de bico parrudo e bastante força pra pressionar e girar.

    3- Para colocar o guarda pó vista ele pelo lado de trás do pistão e coloque o pistão girando para dar vedação.

    4- Na hora de montar o cavalete coloque as coifas dos pinos da pinça, prenda primeiro o lado do cavalete.

    5- essencial para um bom serviço, é limpar bem retirando todo resto de óleo, sedimento e graxa, passar uma lixa dágua nos pinos, pitões e respectivos cilindros, e lubrificar antes da montagem, eu utilizei graxa branca, se alguem souber outro lubrificante mais indicado por favor se pronuncie.

    6- depois é só montar a pinça no suporte, e purgar.

    na caixa da TRW/varga vem o seguinte cod VPEL 00868.

    Pra quem precisar substituir apenas as coifas, e o guarda pó, é possível fazer uma combinação do reparo das pinças do kadett (R$ 15,00 cada) pra aproveitar as coifas dos pinos, e se não me engano tem um guarda pó de 44mm, e outro de 40,5mm da VW. Só não me recordo de que carros agora, mas um é do gol quadrado. Aconselho comprar o reparo do opala pois é "plug and play" e é completo.

    Aprendi também que é importante tirar as rodas e executar uma lavagem mais refinada, pois mesmo lavando o filhão com frequencia e com cuidado, a areia e a lama deram prejuízo e um susto! Agora imagina isso fazendo trilha nas dunas e sozinho....

    seguem as fotos
    -dsc01147.jpg-dsc01129.jpg-dsc01130.jpg-dsc01138.jpg-dsc01132.jpg-dsc01134.jpg-dsc09891.jpg-dsc09883.jpg
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #2
    Usuário Avatar de Adir Danielsson (Berga)
    Entrada
    09/03/2008
    Local
    Santa Rosa/RS
    Idade
    57
    Posts
    439
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Pedro Rocha Ver Post
    Prezados,


    5- essencial para um bom serviço, é limpar bem retirando todo resto de óleo, sedimento e graxa, passar uma lixa dágua nos pinos, pitões e respectivos cilindros, e lubrificar antes da montagem, eu utilizei graxa branca, se alguem souber outro lubrificante mais indicado por favor se pronuncie.
    Desmonte imediatamente e retire toda a graxa que vc colocou na pinça,isso se não for tarde,é derivado de petróleo,afeta borracha,incha mesmo,até se desmanchar.
    E pra quem não sabe,vaselina também afeta borracha.
    Estou a muito tempo procurando a tal da graxa que não afeta borracha e que não derreta fácil,pois ali esquenta pra caramba.
    Alguém por acaso sabe onde se consegue essa graxa.
    Abraço.

  • #3
    Excelente relato!!

  • #4
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Adir Danielsson (Berga) Ver Post
    Desmonte imediatamente e retire toda a graxa que vc colocou na pinça,isso se não for tarde,é derivado de petróleo,afeta borracha,incha mesmo,até se desmanchar.
    E pra quem não sabe,vaselina também afeta borracha.
    Estou a muito tempo procurando a tal da graxa que não afeta borracha e que não derreta fácil,pois ali esquenta pra caramba.
    Alguém por acaso sabe onde se consegue essa graxa.
    Abraço.
    Adir,


    essa graxa de silicone, não é solúvel, suporta altas temperaturas e não agride as borrachas, inclusive antes de coloca-la dei uma pesquisada e vi algumas pessoas, pricipalmente (motociclistas que fazem trilha) que utilizaram essas graxa branca de silicone nos pinos da pinça e orings dos pistonetes, e não deu bronca.

    Vi um outro tipo de lubrificante (graxa glk) para essa aplicação, mas não encontrei o produto aqui.

    De qualquer forma o alerta é válido.

    Abraço.
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #5
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por rsc Ver Post
    Excelente relato!!
    RSC, obrigado. Tô só tentando contribuir de alguma forma com esse celeiro de conhecimento que é o forum! Assim a gente facilita, e reduz os custos de manutenção com as viaturas, ou pelo menos tenta...rs

    abraço!
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #6
    Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    2,785
    Agradecimentos: 5
    Muito bom...
    Já tive um princípio de problema semelhante em minha Pajero.... por isso tenho uma prática muito comum q faço de vez em quando é.... depois de andar um pouco com a vtr, ao estacionar ela na garagem encosto a mão nas rodas para ver se não estão quentes... fora do normal.... foi assim q acabaei evitando pinça travada na Pajero....
    Uma bao prática rápida e funcional q certamete evitaria este seu susto...
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

  • #7
    Usuário Avatar de Adir Danielsson (Berga)
    Entrada
    09/03/2008
    Local
    Santa Rosa/RS
    Idade
    57
    Posts
    439
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Pedro Rocha Ver Post
    Adir,


    essa graxa de silicone, não é solúvel, suporta altas temperaturas e não agride as borrachas, inclusive antes de coloca-la dei uma pesquisada e vi algumas pessoas, pricipalmente (motociclistas que fazem trilha) que utilizaram essas graxa branca de silicone nos pinos da pinça e orings dos pistonetes, e não deu bronca.

    Vi um outro tipo de lubrificante (graxa glk) para essa aplicação, mas não encontrei o produto aqui.

    De qualquer forma o alerta é válido.

    Abraço.

    Achei que era graxa branca comum,vc não mencionou o tipo.
    Vou pesquisar também sobre essa graxa,tomara que seja compativel.
    Abraço.

  • #8
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Paulo_CW Ver Post
    Muito bom...
    Já tive um princípio de problema semelhante em minha Pajero.... por isso tenho uma prática muito comum q faço de vez em quando é.... depois de andar um pouco com a vtr, ao estacionar ela na garagem encosto a mão nas rodas para ver se não estão quentes... fora do normal.... foi assim q acabaei evitando pinça travada na Pajero....
    Uma bao prática rápida e funcional q certamete evitaria este seu susto...
    é verdade Paulo,

    infelizmente só comecei a fazer isso "depois" do susto! Como sou meio "paranôico" com relação a manutenção, tô fazendo várias verificações como; jogar bastante ponto morto e deixar correr, indo contra algumas inclinações leves e pressionando o freio com vontade, soltando e vendo se o veículo desce fácil, empurrando ele parado, coloco o macaco e giro a roda na mão, e como você colocou, fico vendo a temperatura dos discos e pinças, e comparando com os da frente, pois esquentar sempre esquenta, o negócio é o quanto... ou seja, tô sentindo o carro, e vendo se tá 100%!

    quando deu a bronca ninguém sequer tava conseguindo empurrar o carro, quanto mais girar a roda com a mão, depois da troca do cabo e do reparo, tá girando na mão tranquilo, as pinças só raspam e de forma homgênea sem ficar pesada em nenhum momento do giro, aparentando que não houve empeno dos discos por conta do calor, que era uma coisa que tinha receio.

    Só sai em duas oportunidades, mas até agora tá tudo aparentemente normal. Por enquanto só rodei próximo de casa, e em trechos relativamente curtos. Bom, vou rodar mais uns kilometros na manha e de olho até me certificar que tá tudo 100% certo, e voltar a ter confiança pra ir "mais longe"!

    primeira vez que o filhão volta de caminhão prancha, torço pra que seja a última!..rs
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #9
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Adir Danielsson (Berga) Ver Post
    Achei que era graxa branca comum,vc não mencionou o tipo.
    Vou pesquisar também sobre essa graxa,tomara que seja compativel.
    Abraço.

    Adir,

    realmente, não mencionei o tipo, pois eu nunca vi e nem sei se tem graxa branca comum, achava que branca, só tinha de silicone... existe graxa branca comum?!
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #10
    Usuário Avatar de Adir Danielsson (Berga)
    Entrada
    09/03/2008
    Local
    Santa Rosa/RS
    Idade
    57
    Posts
    439
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Pedro Rocha Ver Post
    Adir,

    realmente, não mencionei o tipo, pois eu nunca vi e nem sei se tem graxa branca comum, achava que branca, só tinha de silicone... existe graxa branca comum?!
    Tem sim,e muitas marcas.

  • #11
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Adir Danielsson (Berga) Ver Post
    Tem sim,e muitas marcas.
    interessante, essa eu não sabia...
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #12
    Usuário Avatar de gti_2000
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    40
    Posts
    27
    Agradecimentos: 0
    Então, Pedro Rocha, muito boa sua explanação, esse é mais um problema crítico dos nossos troller's e voce conseguiu representar como solucioná-lo.
    Ao trocar as pastilhas, fiz um procedimento igual ao seu. Porém o freio traseiro do carro não está funcionando. Não atua de maneira alguma, nem no pedal e nem no freio de estacionamento.
    No meu caso, eu apos remover os pistões e recolocá-los, enrosquei até onde dava (usando uma margem de segurança pra não rasgar o guarda-pó) e montei a pinça no carro.
    Você sabe dar maiores explicações sobre o funcionamento dessas pinças? Tem como a gente regular ou a regulagem é automática?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Reparo Pinça Freio
      Por ojaneri no fórum Suzuki
      Respostas: 9
      Última resposta: 19/02/2016, 12:31
    2. Reparo da pinça de freio do troller 2002
      Por Guilherme Kyrillos no fórum Troller
      Respostas: 3
      Última resposta: 05/09/2011, 21:36
    3. Respostas: 4
      Última resposta: 06/04/2009, 10:26
    4. Reparo Pinça Freio Band
      Por Junior Toyota no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 1
      Última resposta: 19/12/2008, 17:25
    5. Reparo da Pinça de Freio
      Por raab no fórum JPX
      Respostas: 5
      Última resposta: 07/07/2006, 09:55

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade