Se eu tiver sido bandido os dois estariam mortos. Eu vejo como o pessoal se aproxima dos carros e vejo que não tem nenhuma idéia de como agir em caso de aproximações.
Como alguém pode utilizar um fuzil em uma aproximação a 20 cm do elemento?
Como pode se aproximar do carro sozinho sem cobertura do oficial?
Como o oficial fica dentro do carro olhando sei lá o que (terminal do computador)?
Como a aproximação ao elemento é frontal e não paralelo ao carro para ter uma imagem pelo espelho?
Como a aproximação é pelo lado externo a não pelo ângulo morto do carona protegido do trânsito?
Etc., em fim por isto morrem pacaramba e só estão para receber din-din de nos. Eu sei que tem um homem da lei no grupo, será que é assim em todos os corpos de polícia, ou é só com os PMs e PCs?
Iñigo Vicinay
A verdade é que os olhos são facilmente enganados quando a mente está com a atenção em outro lugar! Quem tem dúvida pergunte ao Mr. M como se faz mágicas.
Uma vez quando ainda era policial civil eu e mais três detetives estávamos indo para 6a. DRPC/ Friburgo (que na época comandava o posto do Detran de lá) quando fomos parados por um PM no posto policial antes de Cachoeiras de Macacu.
O cara estava tão ligado em como ia tomar uma grana da gente que nem se tocou que os quatro estávamos armados ! Ficou olhando o carro , pediu todos os documentos possíveis e inimagináveis (só faltou pedir a carteirinha da torcida organizada do Flamengo ) olhou cada item, tintin por tintin e não encontrando nada de errado ( ÊTA CABRA BEM MONTADA HEIN !) INVENTOU o seguinte :
"- O lacre da placa está violado ! O veículo deverá ficar retido até a regularização do problema."
Aí eu perguntei onde seria feita essa "regularização" e ele respondeu "- No Detran" Ao que retruquei , "-Então deixa que a gente leva o carro pra lá pois somos todos policiais civis e trabalhamos no Detran de Friburgo e lá tem lacres as pencas pra botar até em rabo de burro ! " Aí o cara ficou puto, disse que a gente era "mau colega " e que deixou ele perdendo um tempão quando podia ter dado logo uma "carteirada " e seguido viagem com o carro com qualquer " pobrema" que tava tudo em "casa" ! Aí deu MERDA !!!!!!! Os detetives ficaram PUTOS e disseram que faltava lacre era no cú da mãe dele que tinha cagado aquele merda que além de não saber tomar dinheiro dos outros( uma coisa imperdoável para um bom policial) expunha a segurança dos colegas numa abordagem sem sequer verificar se os caras estariam armados e se eram bandidos, tamanha a "gana" de apanhar um "dindin". Chamamos o comandante do posto policial , escrachamos o cara e ameaçamos dar-lhe voz de prisão em flagrante por tentativa de extorsão! Aí rolou o papo do deixa disso, o cara era novato, ainda não tinha aprendido bem a função (não falou se era a de ser policial ou de tomar grana), que era pra relevar como "colega" . Deixamos claro que deixaríamos passar mas que falaríamos com o Comandante do Batalhão pra transferir o "novato" pra outro posto onde ele não colocasse em risco a vida dos próprios colegas com sua atitude imprudente.
Treinamento o policial tem, até nem tão bom, mas tem ! Saber que uma arma longa não deve ser usada numa abordagem pessoal próxima e sim para fazer a segurança do primeiro homem (o que se aproxima do abordado) sempre evitando que este fique na linha de tiro, eles sabem . Difícil é lembrar e praticar todas as normas e procedimentos de segurança (para os colegas policiais e para o próprio abordado) quando a intenção do policial não é o trabalho bem feito e sim a GRANA , que já está em mente e distraindo os olhos!
Desculpem esse "mau trabalho" dos colega e creiam , nem todos os policiais (a minoria infelizmente) são assim .