Eai pessoal!

Estou planejando uma viagem ao Peru e tenho muitas duvidas. Ja li os topicos antigos sobre esta viagem e peguei algumas informacoes, mas ainda tenho muitas duvidas...
Bem estou planejando sair de Porto alegre-RS, ir ate Jujuy-AR, depois seguir a rota 9 (acho qe este é o nome), entao vou ate San Pedro de Atacama, depois sigo para o Litoral e subo pelo Litoral até machu-pichu.
A ideia eh ficar uns dias curtindo praias no sul do peru e norte do chile e retornar pelo mesmo caminho para o RS.
Bem, gostaria de saber qual o preço do diesel na argentina, no chile e no peru??
Devo ir para foz do iguaçu e seguir pelo paraguay e depois descer para Jujuy? ou sigo do RS em direção a Jujuy (tem boas estradas neste trecho????)
Tenho uns 20 dias para tudo e gostaria de uma rota bem rapida e a mais economica possivel.
Gostaria de saber se eu posso andar com um galão de diesel (se é permitido) pois penso que entre Jujuy e San Pedro Atacama não há posto de gasolina??
Gostaria que indicassem lugares para se hospedar no caminho.....lugares que posso visitar seguindo este roteiro.....se há um roteiro mais pratico.....se as praias no norte chile e sul do peru sao legais....
Se ha perigos em alguma parte do caminho, etc, etc.
Se empenhar o carro no caminho, q tipo de socorro posso contar????

Bem turma, desculpa pelo monte de pergunta, mas preciso de dicas mesmo.
Ah, vou sem GPS acho....a nao ser que um amigo acabe me emprestando o dele....E dai eu gostaria de indicacao de sites pra baixar mapas de graça....ehehehe

Aguardo comentarios, dicas, site, etc......
Abraçao!!!