Postado originalmente por
Girti
Fábio, lembro-me de havewr escrito, em algum lugar, a respeito desta devastação que estava ocorrendo no Retiro dos Pedros, pode até ser que o texto que você leu seja o meu. Mas também fiquei sabendo que o local estava sendo transformado em parque municipal ou estadual, para evitar este estrago.
O problema é que o pessoal não estava apenas subindo ao Retiro dos Pedros, para depois aproveitar o lugar, que permite o acesso ao pico da Gamarra, ponto mais alto da Serra do Papagaio, de onde, em dias de céu claro, se tem um maravilhoso visual das serras vizinhas e de seus pontos de referência: Pedra Selada (V de Mauá), pico das Agulhas Negras, Prateleiras, pico Picú (Itamonte), Serra Fina (incluindo o pico dos Três Estados e a pedra da Mina), pico do Itaguaré e pico dos Marins. Ao invés de curitr a região, ficavam "testando" seus 4x4 no platô lá existente, "teste" este que consistia em rodar pelos pastos (não havia lama, nem obstáculos dignos do nome), detonando o frágil ecosistema local.
Não sei como o local está hoje, mas, se vocês forem até lá, recomendo que, ao invés de saírem "testando" os 4x4, deixem-nos estacionados e sigam, a pé (não dá para ir de carro, nem de 4x4, nem de Niva - rsrsrs) até o pico da Gamarra. Em cerca de 40-50 minutos, estarão lá em cima, e a vista vale a caminhada!
Fora isto, como você mesmo escreveu, há inúmeras opções de cachoeiras e passeios. Um bonito passeio é o Vale do Matutu, outra boa opção é, na viagem de ida, seguir até Aiuruoca via Itamonte, passando por Alagoa, ao invés de seguir pelo asfalto, via Caxambu.
[ ]s