x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 47
  • #13



    Giovanni,

    Entando que você está querendo fazer, mas realmente continuo não vendo a utilidade. As descrições acabam sendo tão abragentes que perdem definição.

    Mas se você ainda quer levar isso para frente, mantendo 05 classes de trilha, então a minha sugestão seria de eliminar totalmente os Classes 1, 2 e 3 existentes, daí dividindo Classes 4 e 5 em descrições mais precisas.

    O motivo é simples: Quem anda em 4x2 ou 4x4 sem reduzida não tem interesse, nem experiência suficiente para saber que signifique a grau de dificuldade de uma trilha........

    Abraços,

  • #14
    É isso ai pessoal...trilha que não se engata a tração ou reduzida não é trilha...é passeio na terra só para sujar os pneus!!!!

    Dai teríamos que fazer dois tipos de classificação...passeios 1,2,3,4,5 e trilhas...hahahaha

    Mas falando sério...classificar uma trilha é bastante difícil...ainda mais que o tempo, período de chuvas e estiagens interferem diretamente no estado de uma mesma trilha. Por exemplo , existem trilhas que...em épocas secas quase dá para dizer que são um passeio classe 4...mas na época de chuvas pode se tornar quase intransitáveis. Como classificar isso? Muito difícil!!! Alem do mais...a trilha pode ser uma classe 5 para um jeep standard classe 3 para um jeep com bloqueio, motor mais potente, pneus mais adequados..lalalala...

    É mais fácil cada um ter o seu nível de trilhas...elas poderão ser medidas com o mesmo motorista, mesma experiência e mesmo equipamento...aposto que cada um saberia classificar as suas trilhas de 1 a 5 com facilidade!!! Acho que todos tem as suas trilhas mais difíceis!!!!
    Grande abraço

  • #15
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Classificação de uma trilha!

    Olá Bill e Adriano!

    Vou continuar tentando... O Bill tem razão, devemos eliminar o que não é trilha e aprofundar as outras.
    Adriano, veja que estou classificando o terreno e apenas indicando o que seria preciso de equipamento. O terreno não muda, se o jeep que vai passar por ele é um Hummer ou um Candango...
    Valeu turma, conto com o apoio de vocês...

  • #16
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    52
    Posts
    3,917
    Agradecimentos: 0
    Giovani,

    Acho legal sua disposiçao de classificar as trilhas , os americanos como o Bill mostrou ja fazem isso ha um bom tempo e mesmo assim nao tem um consenso a respeito. Nos states existem Offroad parks e la sim e necessario se classificar as trilhas pois as pessoas pagam para entrar e ter as trilhas mantidas e sinalizadas para que ninguem entre no tipo de trilha que nao quer fazer.
    Por aqui a utilidade que imagino seria ao voce indicar uma trilha para um amigo ,alem de dar detalhes como planilha, mapa ou tracklog, tambem diria a classificaçao da trilha. Neste caso voltamos a questao de que o que e um problema para uns pode ser um problemao para outros e vice e versa.

    Nao me entenda mal, nao quero desanima-lo, mas de repente voce me faz enxergar alguma utilidade para isto e eu dai poderia ate tentar ajudar.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #17
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Classificação das trilhas!

    Olá Sandro!

    A utilidade seria extamente essa. Para o pessoal não ir em uma trilha que não quer. Comigo já aconteceu. Organizamos uma trilha pesada e avisamos sobre isso. Porém ninguém levou a sério, dos 36 incritos só 6 completaram a trilha de 56 Km. 23 desistiram depois de 8 Km!! Eles ficaram de bronca conosco, mas tinham sido avisados...
    Outra vez fui numa "trilha com muita adrenalina, emoção, etc." segundo anúncio do Jeep Clube H*%$#@. O maior obstáculo que enfrentei foi a poeira do jeep que ia na frente... O ideal seria ter essa convenção e todos JC usarem, mas isso é coisa pro futuro. Alguém tem que começar...
    Valeu pelo apoio!

  • #18
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Classificação de uma trilha!

    Salve galera!

    Pois é... Tô aqui de novo dando a minha cara à tapa! Sou gringo teimoso... Sei que é difícil, mas trilha boa também é difícil, não é? Vamos lá, então:
    Classificação de Trilhas

    Consideramos “Trilha”, aqueles locais onde somente um veículo com tração 4x4 pode transitar. Quanto ao fato da mudança no terreno, em virtude de uma chuva ou época do ano, onde a alta incidência de umidade altera as condições do terreno, vamos considerar o aumento na categoria. Ex.: uma trilha considerada “Classe 2”, com uma chuva forte, pode se tornar “Classe 3”.
    Portanto devemos pegar como base de classificação, a trilha em sua condição “normal”, ou seja, suas características na maior parte do tempo, não nas exceções. Também devemos classificar a trilha num contexto geral. Se lá no meio ela possuir um obstáculo de grande dificuldade, não significa que ela deva ter uma categoria mais elevada, até porque, geralmente nesses casos, existe um desvio.

    Classe 1 – Trilha com obstáculos medianos, atoleiros, erosões, aclives e declives acentuados, inclinações laterais, travessia de alagados, rios e dunas de areia. Uso de tração 4x4 com reduzida, pneus tipo MUD. Recomenda-se uso de santo antônio ou gaiola para veículos abertos.

    Classe 2 – Trilhas com obstáculos medianos, atoleiros profundos, erosões, aclives e declives acentuados, inclinações laterais, travessia de alagados e rios com até 1,5 metros, areia movediça. Caracterizada por somar à essas dificuldades a presença de elevado índice pluviométrico. Uso de tração 4x4 com reduzida, pneus tipo MUD. Recomenda-se uso de santo antônio ou gaiola para veículos abertos e guincho.

    Classe 3 – Trilhas com grandes obstáculos e muita dificuldade. Recomendado para motoristas com alguma experiência. Matas fechadas, erosões, inclinações laterais, aclives e declives acentuados, travessia de águas profundas (acima de 1,5 m), atoleiros profundos e longos, grandes pedras, areia movediça. Uso obrigatório de 4x4 com reduzida, bloqueios de diferenciais, pneus específicos, grande vão livre, gaiola de proteção, cintos 3 ou 4 pontas, guincho, macacos Hi-Lift, patesca, cintas, etc.

    Classe 4 - Trilhas com dificuldades extremas. Situações potencialmente perigosas. Não permitido para motoristas novatos. Necessita conhecimento técnico em obstáculos e travessias. Matas fechadas, erosões profundas, degraus com até 90° e 1,5 metros, aclive e declives acentuados sem aderência, inclinações laterais acima do possível (necessário aplicar técnicas), travessia de águas profundas (acima de 1,5 metros) ou com correnteza (necessário aplicar técnicas), atoleiros profundos e longos, grandes pedras, areia movediça. Uso indispensável de guincho, bloqueios, pneus específicos, máximo vão livre, gaiola de proteção, banco concha, cintos 4 ou 5 pontas, macacos Hi-Lift, pá, cintas, patesca, etc.

    Classe 5 – Trilhas perigosas. Situações reais de perigo. Somente motoristas experientes. Necessita conhecimento técnico em obstáculos e travessias. Matas fechadas, degraus com até 90° e acima de 1,5 metros, aclives e declives em ângulo máximo sem aderência, inclinações laterais acima do possível (necessário aplicar técnicas), travessia de águas profundas ou com correnteza (necessário aplicar técnicas), atoleiros profundos e longos, grandes pedras, areia movediça. Caracterizada pelo tamanho e perigo representado pelos obstáculos e elevado conhecimento técnico necessário para transposição dos mesmos. Participação indicada somente à off-roaders experientes, que devem assumir para si os riscos envolvidos. Deve possuir atendimento médico de emergência durante a realização. Uso indispensável de guincho, bloqueios, pneus específicos, máximo vão livre, gaiola de proteção, banco concha, cintos 4 ou 5 pontas, macacos Hi-Lift, pá, cintas, patesca, etc.

    Talvez ainda seja necessário elaborar um “Glossário de Termos”, que foram utilizados, para colocar pesos e medidas neles. Mas a sintonia fina vêm com o tempo.

    Obrigado pela paciência de vocês e pelo apoio.
    8) Continuo tentando...

  • #19
    Manda Bala Giovani!!!!!!

    Abraço

    Mas que o cara do candango vai achar a trilha nivel 10 vai...hahahahaha...brincadeirinha!!!!!!!!!!

  • #20

    Classificação de uma trilha!

    Posso contribuir com R$0,02?

    Podemos fazer uma enquete, ou melhor ainda, em cada trilha distribuímos um formulário contendo alguns ítens para votar, do tipo vc acha a trilha fácil, média, difícil, etc., e todos deveriam participar, inclusive a Dona Encrenca, o que vcs acham? Assim teríamos a opinião de TODOS que participaram do evento!

    Qto. ao Telégrafo, tenho um comentário: é o tipo da trilha que exige um pouco de logística (acho que ninguém comentou sobre esse tipo de trilha). Falo isso porque uma coisa é ir sózinho na viatura, e outra coisa é levar a Dona Encrenca e pinpolhos, e fazer toda programação, hospedagem, passeio, etc.. Acho que é uma coisa prá se pensar, pois são duas formas de se fazer trilhas...

  • #21
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Classificação de uma Trilha!

    Olá emfir!

    A enquete já esta aí! "Classificação de Trilhas!
    Quanto à sugestão do questionário, receberíamos umas 300 classificações para a mesma trilha... É claro que a dificuldade é maior para uns do que para outros, isso em virtude de conhecimento e equipamento. Por isso estou classificando os obstáculos e apenas sugerindo o equipamento necessário.

  • #22
    Então essa conversa tomou um rumo que eu queria!!!

    Giovanni primeiramente, parabéns... Qualquer iniciativa que acrescente algo ao esporte é bem vinda...

    Agora sim... vamos às criticas :P Um problema que vejo na sua classificação e que ainda nos remete ao problema de experiência (ou falta dela), preparação da viatura, etc... são os termos subjetivos como "obstáculos medianos", "muita dificuldade", "Necessita conhecimento técnico", etc...

    O que não dá margem a dúvidas são aquelas caracteristicas precisas que você usou, tais como tamanho do degrau, extensão e profundidade do atoleiro... Eu incluiria ainda tipo de terreno, densidade da lama, etc.

    Como você mesmo disse de inicio, uma boa comparação é a classificação do nível de um rio: nível 1: quedas de até x metros, nível 2 quedas de até x+1 metros... Nada que mencione a experiência do nau nem da embarcação de quem vai se meter naquelas aguas!!!

    Abraços,

  • #23
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1

    Classificação de uma Trilha!

    Olá Fábio!

    Eu já vinha pensando nisso, o jeito vai ser partir para a medição! Até tinha pensado em fazer uma espécie de "glossário" para os termos utilizados, mas complica muito. Vou me empenhar nisso, estabelecer medidas para "medianos", "dificuldade" e a pior de todas "conhecimento técnico do indivíduo". Tem gente que tem jeep e faz trilhas à mais 20 anos, mas não conhece nada. Outros com uns 3 anos de prática já sabem muito, vou ver o que consigo fazer... Aceito sugestões. Pensando nisso agora, me ocorreu de poder qualificar o sujeito pelo nº de trilhas e nível que ele participou. Talvez...

  • #24

    trilha mais difícil, critérios

    olá! lá vão o meus 2 centavos também:

    Os critérios para análise devem ser técnicos e não baseados em experiência dos condutores, eu explico:

    O ideal é a a análise "in loco" ser feita por pessoas com conhecimento de topografia e anaáise de solo, nessa vistoria seriam levantados o tipo de solo (massapê, saibro, argila, areia...), bem como os obstáculos da trilha (degraus, pedras, rios, alagados) e seus tamanhos, inclinações e extensões de súbidas e descidas, e por último deve ser apontada as condições climáticas do dia da vistoria.

    De posse dessas informações uma junta de jipeiros podeira fazer a análise final e classificar a trilha, através de critérios pré-estabelicidos...

    Vou dar (oooops!) um exemplo:


    Trilha da jurupita verde (fictícia...)

    extensão: 8,5 Km

    Trilha de solo de saibro, com degraus máximos de 0,5 m, subida com pedras de 300m de extensão com 40% de inclinação longitudinal e 30% de inclinação lateral. Travessia dágua de 0,8m de profundidade por 5m de largura...

    dados colhidos em 05/06/01 temp: 20 graus , tempo seco

    Classificação: Média


    isso é só um exemplo, não estou dizendo que uma trilha com estas características deveria ser média (ou não!) só quero demonstrar o método que proponho para fazer essa análise!



    um abraço!!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade