
Postado originalmente por
Neto1
Todo motor de 4 cilindros em linha possui uma vibração de segunda ordem (frequência de 2x a rotação) produzida pela diferença de aceleração dos pistões em movimento descendente em relação a aceleração dos pistões em movimento ascendente. Em motores de cilindrada até aproximadamente 2 l, esta vibração pode ser controlada pelo projeto criterioso dos coxins.
Em motores acima de 2,5 l esta vibração é bastante acentuada e exige o uso de eixos balanceadores. Estes eixos giram ao dobro da rotação do motor e são contra-rotantes. Possuem massas que procuram anular a vibração de segunda ordem do motor assim a própria vibração. Por isto operam aos pares. Como giram ao dobro da rotação do motor, representam um desafio em termos de lubrificação. Sua retirada irá tornar a operação do motor muito mais áspera, principalmente em alta rotação. Também poderá provocar fadiga em componentes vitais do motor.
O estudo de vibrações é complexo e exige ferramentas matemáticas bastante elaboradas como, por exemplo, transformações de Fourier.
Empresas que produzem estes motores detém grande conhecimento sobre este assunto e não instalariam os eixos balanceadores se não houvesse necessidade. Não vá atras de conversa de mecânico que não tem a menor ideia do que está falando.
Espero ter ajudado.
Neto