Postado originalmente por
Marco Cantanhede
Caro companheiro, estou com o mesmo problema. Levei minha caminhonete para trocar umas peças da suspensão dianteira (bucha das cadeiras inferiores e superiores, braço pitman, braço auxiliar, terminais, beletas, etc...), terminado o serviço me deparo com essa luz ligada no painel, blz. Pedi p/ o mecânico verificar, segundo ele era o fio elétrico do sensor que estava partido e estava em curto-circuito. Concertamos o fio e nada de a luz apagar. Levei em outro mecânico e ele identificou o problema. Ai ele me disse:
_ Rapaz, o mecânico que fez a suspensão do teu carro, quebrou o sensor do ABS, o mesmo está partido. O sensor é uma borrachinha preta que fica atrás do disco. Ele não soube tirar o disco corretamente e acabou o quebrando juntamente com o cano de óleo de freio. Resultado, mandei fazer o cano que é de cobre, esse foi barato, R$ 25,00, mas o sensor só na autorizada. Quanto custa? R$ 1.200,00
Fiquei P... da vida com esse mecânico, paguei R$ 200,00 pela mão-de-obra e sai com prejuízo de R$ 1.280,00
Pois é, verifique o sensor de ABS, pode ser ele. As vezes, alguns mecânicos antigos, até por não saberem que existe um sensor ali, acabam o quebrando sem perceber.