x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 70
  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/03/2011
    Idade
    46
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Tração dianteira SW4.




    boa noite, gostaria de saber se alguem pode me ajudar, tenho uma sw4 97, a traçao dianteira estava funcionando perfeita , mas quando voltou da oficina ( mandei fazer o motor completo ) a traçao nao liga mais nem ascende a luz do painel indicando a traçao, entao gostaria de saber se pode ser parte eletrica , mecanica se pode ser algum sensor ou fusivel?
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de jacquesfreitas
    Entrada
    21/03/2011
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    101
    Agradecimentos: 4
    Sou novo por aqui... e também fiz o motor um dia desses...
    Tive que ir em outras oficinas pra achar alguém que resolvesse meu problema.
    Vou ali tirar umas fotos e volto já.

  • #3
    Usuário Avatar de jacquesfreitas
    Entrada
    21/03/2011
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    101
    Agradecimentos: 4
    Boa noite a todos!

    Meu nome é Jacques, sou natural de Natal e residente em Salvador. Registrei-me aqui tem pouco tempo... mas venho explorando esse fórum há quase duas semanas e tenho gostado muito.
    Gostei de muitas idéias, overboost, intercooler (ainda estou entre o da maxcooler e adaptar um com scoop), snorkel (já encomendei hoje o da OGZ) e cada dia surge uma idéia nova...

    Só vou falar da parte elétrica e de vácuo, foram os problemas que ocorreram comigo.

    Vou enviar o arquivo no post, mas como não sou acostumado com esse fórum, por precaução coloquei a imagem no Google Docs aqui: https://docs.google.com/uc?id=0B9Ze8...&revision=true

    A imagem é essa, são duas fotos uma em cima da outra:



    Mas vamos ao que interessa:

    1) Verifique a caixa de fusíveis interna (foto de cima, fica logo atrás daquela tampinha embaixo do volante à esquerda).

    Obs: Não faça como eu fiz, tirando fusíveis na unha ou com alicate de bico, tem um extrator de fusíveis por baixo da tampa da caixa de fusíveis do motor.

    Conforme a foto de cima, confira se o fusível indicado (20A) está queimado. A toyota deve vendê-lo bem caro, mas nas auto-elétricas custa R$ 0,25 (só não achei com a amperagem pintadinha como os originais).

    O fusível indicado não controla as luzes do painel (é o último embaixo dele - 10A - que faz isso), ele serve para controlar os solenóides da foto de baixo.

    Os solenóides, que estão logo embaixo da caixa de fusíveis do motor, controlam a tração (o azul trava e o vermelho destrava), alimentando as linhas de vácuo do ADD.

    Cada um possui três bicos: Os dois de cima, ficam com as mangueiras, linha de vácuo (A) e saída para o ADD (B); e o de baixo (C) é livre, mas protegido por uma bujão que impede a entrada de resíduos (os meus anteriores não tinham).

    Sem comando elétrico cada solenóide deixa o vácuo do bico "A" sugar o ar atmosférico através do bico "C". Com comando elétrico o solenóide deixa o vácuo do bico "A" sugar a linha do ADD através do bico "B".

    2) Tire as mangueiras e os bujões.

    O primeiro teste é desligar a chave e verificar se soprando nos bicos "A" o ar sai pelos bicos "C", não deve sair nada pelos bico "B".

    O segundo é ligar a chave colocar o câmbio no H2 e verificar se soprando no bico "A" do solenóide vermelho o ar sai pelo bico "B", e não sai nada pelo bico "C"; enquanto que no azul tem que sair ar pelo bico "C" e nada no bico "B".

    O terceiro é, ainda com a chave ligada, colocar o câmbio em H4 e verificar o inverso: Se soprando no bico "A" do solenóide azul o ar sai pelo bico "B", e não sai nada pelo bico "C"; enquanto que no vermelho tem que sair ar pelo bico "C" e nada no bico "B".

    Não lembro quanto era o preço dos solenóides na toyota, mas eram caros... o meu azul não estava funcionando, o bico "C" estava entupido (não tinha bujão) o que, a princípio, não era um problema, mas também não estava comutando para o bico "B" (provavelmente porque estava todo entupido por dentro) quando estava em H4, o que caracterizava o problema pois o ADD nunca seria armado. Eu comprei dois solenóides funcionando com bujão e mangueiras numa sucata em Natal por R$ 200,00.

    Se estiver tudo funcionando, monte as mangueiras de acordo com a foto de baixo. A linha de vácuo passa por um "T" e é bifurcada para os bicos "A" da cada solenóide. Nos bicos "B" devem ser encaixadas as respectivas mangueiras, elas tem uma faixa pintada da cor do respectivo solenóide, na foto aparece só na linha vermelha porque o encaixe da azul estava folgado e eu cortei a ponta da mangueira azul e junto foi a faixa pintada.

    Aconselho que você leia as páginas 8-5 e 8-6 do seu manual, de preferência olhando para as tampas das caixas de fusíveis, pois no manual é meio enrolado, alguns fusíveis não estão marcados na figura, apesar da função deles constar.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -1402505_-_tracao_dianteira_sw4_97_-_resposta_01.jpg  
    Jacques Freitas
    Mitsubishi L200 Outdoor 2010

  • #4
    Usuário Avatar de jacquesfreitas
    Entrada
    21/03/2011
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    101
    Agradecimentos: 4
    Esqueci de uma coisa, como não temos roda livre e (não sei porque acontece isso na minha viatura) a luz da tração acende só em se colocar na posição H4, mesmo sem o diferencial estar travado: Existe uma forma mecânica de testar o funcionamento dos solenóides, que eu inventei e costumo fazer regularmente, apesar de dar trabalho.

    Com a tração não engatada (H2) e viatura desligada você consegue girar livremente o cardan que sai da caixa de redução para o diferencial dianteiro.

    Ao se colocar na posição H4, ainda com a viatura desligada, você consegue movimentar o cardan alguns graus mais ele trava suavemente para cada lado.

    Ao ligar a viatura e andar um pouco pra frente até o ADD bloquear o diferencial, o cardan fica completamente travado. AQUI VOCÊ VERIFICOU QUE O SOLENÓIDE AZUL ESTÁ FUNCIONANDO (e que você não vai correr o risco de entar na areia sem tração nas quatro rodas).

    Se desligar a viatura na posição H4 o cardan ainda vai estar travado. Quase sempre se você colocar na posição H2 com a viatura desligada a caixa de redução vai desacoplar, quando faço esse teste algumas vezes a minha fica travada ainda... Eu volto pra H4, ligo de novo, ando um pouco mais pra frente ou pra trás, desligo e coloco na H2 de novo... Quando a caixa de redução desacoplar (provavelmente vai acontecer se não aconteceu na primeira vez) o cardan vai poder ser movimentado alguns graus também (como no caso de só a caixa está travada), mas agora é diferente, quem está travado é o diferencial dianteiro, no limite do que é possível movimentar é possível ouvir uma batida seca vinda do diferencial dianteiro, não é nada suave... Será que a minha viatura está com o diferencial estourado? Com vocês também é assim???

    Pra completar, eu ligo a viatura, já na posição H2 e espero o ADD destravar, às vezes tem que movimentar a viatura pra frente ou pra trás, mas sempre dá pra ouvir o estalo de quando ele desarma. AQUI VOCÊ VERIFICOU QUE O SOLENÓIDE VERMELHO ESTÁ FUNCIONANDO (e que você não vai desnecessariamente andar com o diferencial dianteiro bloqueado).
    Jacques Freitas
    Mitsubishi L200 Outdoor 2010

  • #5
    Usuário Avatar de jacquesfreitas
    Entrada
    21/03/2011
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    101
    Agradecimentos: 4
    Pra finalizar minhas respostas, se acontecer de você entrar na areia e atolar: Abra o capô, tire a mangueira que bifurca para os solenóides da linha de vácuo principal e conecte a mangueira que está no bico "B" do solenóide azul diretamente lá, pois ela vai travar o ADD quando o diferencial passar pela posição de encaixe - o difícil é fazer a roda dianteira se movimentar na areia pra o ADD acoplar no diferencial...
    Jacques Freitas
    Mitsubishi L200 Outdoor 2010

  • #6
    Usuário Avatar de jacquesfreitas
    Entrada
    21/03/2011
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    101
    Agradecimentos: 4
    Opa... a foto que está no google docs é essa: https://doc-14-24-docs.googleusercon...thkey=CIyultIP
    Jacques Freitas
    Mitsubishi L200 Outdoor 2010

  • #7
    Usuário Avatar de jacquesfreitas
    Entrada
    21/03/2011
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    101
    Agradecimentos: 4
    Aproveito pra fazer uma pergunta: tem algum jeito de fazer com que a luz do painel só acenda quando o diferencial dianteiro estiver realmente bloqueado?

    Alguém sabe explicar esse esquema que tem na página da toyota surf: http://www.toyotasurf.asn.au/techsite/add.htm



    Deixei também uma cópia no Google Docs: https://doc-10-24-docs.googleusercon...thkey=CIOZ08YD

    Pergunto isso porque se eu simplesmente colocar na posição H4, com o motor desligado (sem vácuo nas linhas) a luz da tração acende. O que é foda pois acho que só deveria acender se o ADD estivesse bloqueando o diferencial dianteiro.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -add8.jpg  
    Jacques Freitas
    Mitsubishi L200 Outdoor 2010

  • #8
    Usuário Avatar de Marcos Carvalho
    Entrada
    08/11/2010
    Local
    Recife/PE
    Idade
    61
    Posts
    156
    Agradecimentos: 0

    Problemas na tração 4x4 sw4 99

    Colegas, anteriormente eu já tinha testado a tração 4x4 da viatura várias vezes, hoje me encontrando em viagem, tive que pegar um longo trecho de lamaçal, porém desta vez fiquei no meio de uma ladeira com muita lama e não consegui subir foi quando percebi que só estava com a tração apenas nas duas rodas traseiras, mesmo com a posição H4 acionada.

    Então coloquei na posição reduzida foi aí que houvi um estalo (ferro com ferro) e a tração voltou e a viatura graças ao bom Deus subiu (o local é tão ermo que se eu ficasse atolado não havia como puxar a viatura, diria impossível) depois que subi coloquei na posição H4 novamente e nada, coloquei novamente na L2 (reduzida) e nada ou seja não volta a tração de nenhum jeito.

    Agora me encontro literalmente preso.............rs pois não tenho como passar por outro caminho , sem tração 4x4 vou ter que esperar secar a lama e tentar voltar; fiz os seguintes testes antes de escrever este post já para adiantar alguns dados aos colegas que puderem me ajudar com suas opniões:

    1 - Pedi par uma pessoa ficar olhando e verificou-se que o cardã dianteiro gira normalmente quando engato a H4 ou L2

    2- Com a L2 engatada o veículo fica lento e amarrado provando que mesmo estando só com a tração traseira a redução funciona nas traseiras o que excui ser a caixa de marcha

    3- Percebi em alguns momentos que só girava uma das rodas traseiras, a direita (passageiro) e as vezes as duas traseiras, era fácil perceber isso pois quando era uma só a viatura começava a sair de traseira como se fosse girar 360º

    4- Só me resta agora, esperar o sol aparecer para que eu consiga voltar, o pior é que está chovendo muito na região; não sei se estou certo mais só resta agora examinar o sistema de váculo portanto ,gostaria que algum colega se possível mostrasse aonde fica a solenóide e a tal mangueira de vácuo, para se for o caso ir atrás das peças, na tentativa de sanar o problema.


    Fico no aguardo, atolado de esperanças.................rs
    "TOYOTA HILUX SW4 99 3.0 TURBO, VERDE METÁLICA, 1KZT"http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post1969336

  • #9
    Usuário Avatar de RicardoSW
    Entrada
    21/08/2005
    Local
    SP/
    Idade
    53
    Posts
    517
    Agradecimentos: 0
    Fala Marcos
    eu ja tive esse problema e era o vacuo mesmo...so' n me lembro onde era a peca...
    o diferencial tras tem bloqueio de discos e funciona muito bem!!!fiz algumas trilhas c a minha e se n fosse isso certamente teria enroscado...
    Abs

    Ricardo

  • #10
    Usuário
    Entrada
    08/11/2008
    Local
    Santa Maria/RS
    Idade
    53
    Posts
    827
    Agradecimentos: 12
    "4- Só me resta agora, esperar o sol aparecer para que eu consiga voltar, o pior é que está chovendo muito na região; não sei se estou certo mais só resta agora examinar o sistema de váculo portanto ,gostaria que algum colega se possível mostrasse aonde fica a solenóide e a tal mangueira de vácuo, para se for o caso ir atrás das peças, na tentativa de sanar o problema.


    Fico no aguardo, atolado de esperanças.................rs"

    Uma vez perguntei pro mecânico onde ficava o tal sistema a vácuo da tração. Ele me mostrou uma peça com mangueiras no cofre do motor, do lado esquerdo, perto da caixa de fusíveis/relés. Na net achei uma foto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -vacuo-add.jpg  

  • #11
    Usuário
    Entrada
    22/11/2010
    Local
    Recife/PE
    Posts
    59
    Agradecimentos: 2
    Boa noite!

    Marcos, acho que o problema eh de vácuo mesmo, mas talvez seja melhor vc resolver isto na oficina. Tenta sair deste lugar no 4x2 mesmo, solicite ajuda de alguém com uma enxada, caso venha a atolar. Eu já tive caminhonete 4x2, e as vezes eu atolava, mas com a ajuda de outras pessoas eu sempre saia. Em ultimo caso, um trator pode te puxar. Procure alguém na região que tenha um para caso de vc precisar.
    Sei que meus conselhos não são muito técnicos, e também não sei muito da sua realidade aí, mas no interior sempre há pessoas com boa vontade para ajudar. E depois que vc consertar não vai precisar mais disto.
    Em que cidade vc esta? Será que existe outra forma de te ajudar?

    abraco,

    Rodrigo
    HILUX CD 2.8 SR5 4X4 1998

  • #12
    Usuário Avatar de Marcos Carvalho
    Entrada
    08/11/2010
    Local
    Recife/PE
    Idade
    61
    Posts
    156
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RicardoSW Ver Post
    Fala Marcos
    eu ja tive esse problema e era o vacuo mesmo...so' n me lembro onde era a peca...
    o diferencial tras tem bloqueio de discos e funciona muito bem!!!fiz algumas trilhas c a minha e se n fosse isso certamente teria enroscado...
    Abs

    Ricardo
    Beleza Ricardo, então é normal ficar girando uma só traseira?



    Uma vez perguntei pro mecânico onde ficava o tal sistema a vácuo da tração. Ele me mostrou uma peça com mangueiras no cofre do motor, do lado esquerdo, perto da caixa de fusíveis/relés. Na net achei uma foto.[/QUOTE]

    Obrigado Clandio, só assim descobria onde fica esse febrento.

    Citação Postado originalmente por Rapinheiro Ver Post
    Boa noite!

    Marcos, acho que o problema eh de vácuo mesmo, mas talvez seja melhor vc resolver isto na oficina. Tenta sair deste lugar no 4x2 mesmo, solicite ajuda de alguém com uma enxada, caso venha a atolar. Eu já tive caminhonete 4x2, e as vezes eu atolava, mas com a ajuda de outras pessoas eu sempre saia. Em ultimo caso, um trator pode te puxar. Procure alguém na região que tenha um para caso de vc precisar.
    Sei que meus conselhos não são muito técnicos, e também não sei muito da sua realidade aí, mas no interior sempre há pessoas com boa vontade para ajudar. E depois que vc consertar não vai precisar mais disto.
    Em que cidade vc esta? Será que existe outra forma de te ajudar?

    abraco,

    Rodrigo
    Rodrigão, estou no interior de Bezerros PE, distrito de Serra Negra, num caminho mais usado por trilhas de moto o acesso é bem difícil, pelo que estou vendo então deve ser a solenóide mesmo e não há muito que eu possa fazer, já estou hospedado e vou ficar esperando o tempo melhorar, valeu pela ajuda, obrigado.
    "TOYOTA HILUX SW4 99 3.0 TURBO, VERDE METÁLICA, 1KZT"http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...ml#post1969336

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Tração Dianteira.
      Por matrakaum no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 23/05/2008, 21:15
    2. Tração Dianteira S10 4x4
      Por MOROZINI no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 43
      Última resposta: 28/03/2008, 19:56
    3. Tração dianteira
      Por Eduardo Velo no fórum Técnicas de Condução e Navegação Off-Road
      Respostas: 10
      Última resposta: 12/08/2006, 13:37
    4. Reparo da tração dianteira
      Por J. Mauricio no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 11/07/2004, 17:20
    5. Tração Dianteira
      Por Sanderson Cássio no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 14
      Última resposta: 02/06/2004, 21:16

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade