x
Convex Datacenter
Página 3 de 9 PrimeiroPrimeiro 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 98
  • #25



    Alguém pode postar fotos dessas velas aquecedoras, do relé? Estou com esse mesmo problema do "nhem nhem" ao ligar o carro após descansar algumas horas.. A luz indicadora do painel acenda os 5s e escuto estalo após esses segundos, porém nao minha camioneta nao está mais pegando só do bate..

    Att.

    Rodolfo Yolmar

  • #26
    Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Idade
    52
    Posts
    1,234
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rodolfo40c Ver Post
    Alguém pode postar fotos dessas velas aquecedoras, do relé? Estou com esse mesmo problema do "nhem nhem" ao ligar o carro após descansar algumas horas.. A luz indicadora do painel acenda os 5s e escuto estalo após esses segundos, porém nao minha camioneta nao está mais pegando só do bate..

    Att.

    Rodolfo Yolmar
    Rodolfo, primeiro vc tem que testar se está indo corrente nas velas. Pegando um soquete, destes de lampada de carro qualquer, com uma lampadinha 12 v e 2 fios. Ai vc liga um fio na carcaça do carro e o outro na vela. Então vc liga o carro, só até acender a luz do painel e vê se esta lâmpada acende. Se acender é porque a parte de rele e fusível estão tudo ok, pode ser que as velas estejam queimada. Ai tem que testa-las.

    A vela, ou melhor, são 4 velas, é uma pecinha que fica perto dos bicos ejetores, uma em cada cilindro, bem no cabeçote do motor. Nas 2.8 ficam do lado esquerdo do carro, nas outras acho que tb. A cabeça da vela é um parafuzinho com uma porca e tem uma barra de ferro revestida de plastico que liga todas as velas uma a outra. Para testar é em uma destas cabeças de vela que vc tem que por uma das pontas do fio do soquetinho. (teste antes o soquetinho ligando cada fio em um polo da bateria ver se a lampadinha acende e se não te curto no testador gambiarra).
    Se fazendo isto a lampada não acender então pode ser o fusível, o rele da vela ou o rele Timer. Para testar isto tem um outro post meu neste tópico.
    Boa sorte. Se quiser perguntar mais algo fique a vontade.
    Abraços
    Edu
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #27
    Obrigado pela disponibilidade Edu! Ontem eu identifiquei que o fusível localizado na caixinha preta embaixo do capô é de 80A, e estava queimado( com uma ruptura no terminal). Queria saber como se chama esse modelo de fusível. Tem vendedor que conhece como fusivel mega, outros nem sabe que existem esses modelos. Queria saber se é macho ou fêmea?! E se tem problema colocar um de 100A, pois nao consegui achar de aqui na cidade.

    Att.

    Rodolfo Yolmar

  • #28
    Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Idade
    52
    Posts
    1,234
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rodolfo40c Ver Post
    Obrigado pela disponibilidade Edu! Ontem eu identifiquei que o fusível localizado na caixinha preta embaixo do capô é de 80A, e estava queimado( com uma ruptura no terminal). Queria saber como se chama esse modelo de fusível. Tem vendedor que conhece como fusivel mega, outros nem sabe que existem esses modelos. Queria saber se é macho ou fêmea?! E se tem problema colocar um de 100A, pois nao consegui achar de aqui na cidade.

    Att.

    Rodolfo Yolmar
    Cara, não sei o nome dele não. Trocar por um de maior carga nunca é recomendado. Em um eventual curto pode queimar alguma outra coisa que não o fusível. Aqui em registro achei no auto eletrico. ficou 15 conto trocado e resolveu meu caso. O macete é que o fusível fica parafusado por baixo, tem que soltar a caixinha para tirar o fusível, puxando não sai.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #29
    Exatamente isso que aconteceu.. Mandei o mecânico tirar o fusível e ele acabou arrancando os pedaços.. Eu tive que mandar parar, e eu mesmo tirei, exatamento do jeito q tu citastes acima... Substitui-lo por um de 60A pra quebrar o galho, porém continua a mesma coisa.. To achando que o relé pode esta queimado também.. Agora nao sei onde fica esse bendito relé, e as velas estão molhadas do oléo que ta vazando pela tampa de válvula do motor.. Agora complicou.. Como faz pra testar as velas também?

  • #30
    Incrivel como os "mexanicos" conseguem quebrar esse fusivel, são tão espertos que não conseguem perceber que o fusivel é parafusado !!
    Já vi isso varias vezes e fico indignado quando vejo essas coisas !!! Não é por nada, mas acho que seria bom trocar de mecanico ! rs .. rs..
    Sobre as velas, tem que desmontar a ligação eletrica, tipo uma porquinha na ponta e tira aquele "ferrinho" que passa por todas as velas, então na hora de arrancar a vela tome muito cuidado para não quebrar, pois se quebrar é zica das bravas pra tirar depois, alem de poder cair pedaços dentro do cilindro !! então muito cuidado mesmo, e se for o mesmo mecanico do fusivel aí o risco é enorme hein !!rs...rs... Tipo, joga um oleo spray antes e tal pra da uma ajuda pra desemgripar e tira com cuidado. Depois pra testar é só pegar um fio +e- da bateria e ligar na vela, pode se colocar a ponta da vela numa "pocinha" de agua e ver que vai borbulhar rapidinho na ponta da vela, só não coloque o dedo pra não queimar !! Se não acontecer nada é porque a vela ta queimada.
    Hilux CD 95
    Hilux SW 99

  • #31
    Usuário Avatar de Jorlex
    Entrada
    17/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    64
    Posts
    219
    Agradecimentos: 0
    Olá Rodolfo,
    Pra este fusivel queimar deve ter curto bravo por ai. Um ponto que vc deve observar com muito cuidado é o parafuso central que prende a barra que conecta as quatro velas ao cabo que traz a voltagem que vai acionar as velas. Este estojo tem uma bucha isolante para evitar contato eletrico entre a barra das velas e o estojo ligado ao bloco do motor. Se encostar Puft!!!! vai queimar todos os fusiveis que vc colocar.
    Pra te facilitar, observe este link do Toyodiy:

    ToyoDIY.com


  • #32
    Usuário Avatar de Jorlex
    Entrada
    17/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    64
    Posts
    219
    Agradecimentos: 0
    Mais um palpite... Pelo que tenho visto por aqui, o grande vilão desta historia é o timer que fica dentro do carro, na lateral direita do carona.
    Se vc não está ouvindo o ruido (Tek) do rele armando quando liga a ignição, pode ser que não esteja chegando tensão na bobina do rele.
    Observe o seguinte:
    O timer faz o rele funcionar. O timer fica dentro do carro lado do carona. O rele fica no compartimento do motor, lado oposto ao fusivel de 80 Amp, ou seja, lado esquerdo, ao lado do cilindro mestre de freio, preso a lateral do bau.
    Como descobrir se está chegando tensão no rele:
    - Prepare uma lampada (12v) de teste com dois fios de aprox. 1mt cada. Como Edu já explicou.
    - Desconecte o soquete que pega no rele que alimenta as velas. Este é tal que fica do lado cilindro de freio.
    - Este soquete tem quatro fios, dois grossos e dois finos. Os finos vêem de dentro do carro, do timer e os grossos comutam a tensão para as velas, quando energizado.
    - Encaixe os dois fios da lampada de teste no soquete, nas aberturas correspondentes aos fios finos. Conecte com cuidado para evitar que os fios encostem um no outro. Se tudo estiver ok lá por dentro, a lampada deverá acender por cerca de 5~6 segundos quando vc ligar o contato da ignição.
    De acordo com o resultado a gente vai fazendo os testes até chegarmos a conclusão.
    Boa sorte
    Jorge Alexandre


  • #33
    Usuário Avatar de Ezahn
    Entrada
    04/07/2010
    Local
    Registro/SP
    Idade
    52
    Posts
    1,234
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ZZ Top Ver Post
    Sobre as velas, tem que desmontar a ligação eletrica, tipo uma porquinha na ponta e tira aquele "ferrinho" que passa por todas as velas, então na hora de arrancar a vela tome muito cuidado para não quebrar, pois se quebrar é zica das bravas pra tirar depois, alem de poder cair pedaços dentro do cilindro !! então muito cuidado mesmo, e se for o mesmo mecanico do fusivel aí o risco é enorme hein !!rs...rs... Tipo, joga um oleo spray antes e tal pra da uma ajuda pra desemgripar e tira com cuidado. Depois pra testar é só pegar um fio +e- da bateria e ligar na vela, pode se colocar a ponta da vela numa "pocinha" de agua e ver que vai borbulhar rapidinho na ponta da vela, só não coloque o dedo pra não queimar !! Se não acontecer nada é porque a vela ta queimada.
    Para testar se as valas estão queimadas não precisa tirar a vela. Solta só a barra de alimentação das velas e testa com um multimetro. São não passar tensão nenhuma entre a cabeça e o corpo da vela (ou o bloco do motor mesmo), então a vala tá queimada.
    Hilux SW4 93 2.8 TDI

  • #34
    Usuário Avatar de Jorlex
    Entrada
    17/03/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    64
    Posts
    219
    Agradecimentos: 0
    Rodolfo,
    Concordo com o Edu. Para testar as velas aquecedoras vc não precisa necessariamente remove-las. A não ser que vc queira verificar o estado delas e das roscas.
    Caso vc não tenha um multimetro, vc pode utilizar a nossa já conhecida lampada de teste para testa-las:
    - Desconecte a barra metalica que interliga as velas;
    - Ligue um fio da lampada de teste no "positivo" da bateria e encoste o outro fio na ponta de cada vela.
    A lampada deverá acender nas quatro velas, caso ao contrario a vela está aberta (queimada) e deverá ser substituida.
    Valeu amigo?!
    Jorge Alexandre


  • #35
    Olá Amigos, primeiramente agradeço a atenção de todos em ajudar a solucionar meu problema.. Esta atitude que faz desse fórum não uma comunidade de membros, mas de amigos estendendo a mão para o próximo!

    Hoje eu testei os fios finos que vem do relé, e pela minha surpresa, está passando corrente normal. A luz do painel apagou em uns 5s, mas a luz do teste continuou acesa. O certo é apagar junto com o painel? ou o relé que dispara sozinho? Já que esses fios finos são alimentados pelo timer.. Fiquei até com essa dúvida. Outra coisa: O timer fica dentro da caixa de fusíveis ou é aquela peça ao lado da caixa preta que esta escrito "Voltage Regulator"?
    E para testar as velas: Preciso desconectar aquelas porcas com chave ~16-17, que tem pequenas tubulações em alumínio? Notei que elas são ligadas em paralelo, devo desconectar todas juntas, para testar uma por uma?
    Notei que o sistema deve estar em curto, pois ja abriu meu fusível que comprei sábado. É possível este relé esta fechando curto?

    Desculpem a ignorância! Sempre fiz as instalações eletricas do meu carro, porém é a primeira vez que estou lhe dando com a parte mecânica..

    Abraço!

  • #36
    Normalmente a luz no painel apaga em uns 5 segundos, mas o rele só desliga as velas após uns 15 segundos e da pra escutar o estalo do rele!, pelo menos nao minha 95 é assim. Sobre o curto, normalmente onde entra em curto é na conexao onde fica a chapa/ferrinho que vai para as velas onde vai o positivo e o negativo, onde tem uma isolação para um não encostar no outro e sempre que alguem desmonta é comum nao montarem direito as partes de borracha/plastico que servem para isolar ! se der uma olhada vai perceber !, agora não confunda as velas com os bicos, pois onde tem uns caninhos saindo que talvez seja as tubulaçoes que citou são os bicos ! as velas fica onde a chapinha/ferrinho prende nelas, nas 4 pontas delas !
    Não sei se fui muito claro, mas acho que da pra entender, qqr coisa alguem passa mais detalhes e me corrige se errei em algo.
    No que precisar "tamos ae" !
    Hilux CD 95
    Hilux SW 99

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade