Postado originalmente por
dpab
Corroboro com tudo o que o meu amigo Guilherme disse, as SW4 são maravilhosas e vc não vai se arrepender, desde que tome alguns cuidados na hora da compra.
Como disse o Guilherme, as SW4 1997 e 1998 saíram de fábrica com radiadores subdimensionados, de 07 litros de capacidade, o que provocava problemas no arrefecimento do motor e por consequência muitas vezes ocorria a trinca do cabeçote.
Na época ( 1998 ), a Toyota chegou a fazer um "recall silencioso", ou seja, sem alarde ela trocava os radiadores das SW4 que iam nas concessionárias fazer as revisões periódicas, por radiadores de maior capacidade (10 litros).
Mas como nem todas eram levadas às revisões, muitas ficaram sem a referida troca do radiador e por desleixo dos seus proprietários acabaram sofrendo a consequência acima referida, ou seja, superaquecimento e trinca no cabeçote.
À partir de outubro de 1998, quando foi lançado o modelo 1999, todas as SW4 passaram a vir com o novo radiador de 10 litros e acabou o problema.
Contudo, isso não significa que as SW4 de 1999 à 2002 ficaram imunes à possibilidade de trinca no cabeçote de alumínio, afinal como qualquer outro motor precisam de manutenção preventiva, como a troca (especificada no manual) do líquido de arrefecimento a cada 40.000 Km. Há pessoas que simplesmente relaxam demais com o quesito manutenção e não fazem nada, só colocam combustível e rodam, rodam, rodam... E assim, não importa a marca ou modelo de automóvel, fatalmente quebrará em algum momento.
Por isso, repito, é muito importante que vc tome alguns cuidados na hora da compra da sua SW4, verificando o histórico de manutenções feitas, considerando o perfil do atual proprietário e percebendo se o mesmo é cuidadoso ou relaxado com o carro.
Há um teste que vc pode fazer para saber se o cabeçote da viatura que deseja comprar está perfeito ou se possui alguma trinca, esse teste é MUITO IMPORTANTE:
COM O MOTOR QUENTE E FUNCIONANDO, ABRA A TAMPA DO RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO DO RADIADOR (AQUELE RECIPIENTE PLÁSTICO QUE FICA AO LADO) E COLOQUE PARA FORA O TUBO QUE FICA PRESO À TAMPA DO MESMO.
PEÇA A ALGUÉM PARA MANTER O MOTOR ACELERADO EM 3.000 RPM POR 20 SEGUNDOS, E FIQUE OBSERVANDO A PONTA DO TUBO...
SE JOGAR ÁGUA POR ALI, É MAU SINAL, OU SEJA, É MUITO PROVÁVEL QUE HAJA TRINCA NO CABEÇOTE.
O NORMAL É QUE NÃO SAIA MAIS DO QUE UNS POUCOS PINGOS !!!
Assim, feito o referido teste e observadas as condições gerais da viatura, além do histórico de manutenções e analisado o perfil do atual proprietário, COM CERTEZA, vc será MUITO FELIZ com a sua SW4, assim como eu e o meu amigo Guilherme.
Eu costumo dizer que o único problema de possuir uma SW4 é que nunca mais teremos motivos para trocar de carro, hehehe...
Um abraço, Delfim.