x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de jorge.duarte
    Entrada
    30/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    1,459
    Agradecimentos: 0

    Question Duvidas sobre Transmissão Hilux




    Boa noite a todos!
    Sou novo aqui no forum e também como proprietário de Hilux

    Já li alguns tópicos sobre transmissão e mesmo assim , continuo com a seguinte duvida:

    Quero trocar o óleo de toda a transmissão, no manual diz o seguinte:

    Caixa
    Motor 5L model 4X4 -> 3,9 litros API GL-4 ou GL-5 SAE 75w-90

    Transferencia –Não sei o que é isso
    1,6 litros API GL-4 ou GL-5 SAE 75w-90

    Diferencial Dianteiro
    1,6 litros API GL-4 ou GL-5 SAE 75w-90 para engrenagem hipoide

    Diferencial Traseiro
    Sem auto-blocante 2,2 litros API GL-5 SAE 90 para engrenagem hipoide
    Com auto-blocante 2,7 litros API GL-5 SAE 90 para engrenagem hipoide

    Como sei se minha hilux tem auto-blocante?
    Li em um tópico falando sobre o diferencial "com deslizamento controlado", isso seria o auto-blocante? lá diziam para usar oleo SAE xxxW-140, está correto? ou posso usar o SAE 80W-90 sintético?

    Hilux 2002/2003 SR 3.0 4X4 não turbo.

    Obrigado a todos!

  • #2
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Jorge,

    A caixa de transferência é a que engata a redução do 4x4.
    Vc pode verificar se o seu diferencial é autoblocante (deslizamento limitado) olhando se tem uma etiqueta colada nele, escrito LSD.
    Se ele for autoblocante, o óleo recomendado é o SAE-90 (puro) específico para engrenagens de deslizamento limitado (autoblocante) e com API GL5, não servem SAE xxxW-140, nem SAE 80W-90 sintético. Eu uso na minha SW4 o excelente óleo MOTUL 90 PA.
    Um abraço, Delfim.

  • #3
    Usuário Avatar de jorge.duarte
    Entrada
    30/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    1,459
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    A caixa de transferência é a que engata a redução do 4x4.
    Vc pode verificar se o seu diferencial é autoblocante (deslizamento limitado) olhando se tem uma etiqueta colada nele, escrito LSD.
    Se ele for autoblocante, o óleo recomendado é o SAE-90 (puro) específico para engrenagens de deslizamento limitado (autoblocante) e com API GL5, não servem SAE xxxW-140, nem SAE 80W-90 sintético. Eu uso na minha SW4 o excelente óleo MOTUL 90 PA.
    Um abraço, Delfim.
    Amigo Delfim,
    Amanha vou tentar achar essa etiqueta LSD. Onde voce costuma compra o oleo?

    Obrigado pela resposta

  • #4
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Jorge,

    Infelizmente aqui no Rio de Janeiro ninguém tem esse óleo para vender, quando eu preciso tenho que ir em Nova Iguaçú, numa loja de lubrificantes chamada "BOX 1000".
    Essa loja fica em um posto de combustíveis Shell, bem grande e de esquina, e eles fazem a troca gratuitamente, vc só paga o óleo. O site é www.box1000.com.br
    O chato é que o MOTUL 90PA só é comercializado em embalagens de 2 litros (veja a foto anexa) ou em baldes de 20 litros, assim vc terá que comprar duas embalagens de 2 litros (total de 4 litros), pois vc vai precisar de 2,7 litros para a troca. Um abraço, Delfim.
    Imagens Anexas

  • #5
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,010
    Agradecimentos: 4
    Jorge, se vc não achar o 90 para LSD, pode usar o 80w90 para LSD GL5 sem problemas, ele é mais facil de achar. Unica diferença q com o diferencial frio ele é um pouquinho menos viscoso q o 90, ja em temperatura de operação ele se comporta com a mesma viscosidade do 90. Vejo isso até como vantagem.
    Se não tiver o adesivo no diferencial, ergue o eixo traseiro e segura uma roda e vire a outra, se não encontrar nenhuma resistencia é diferencial comum.
    Se sua Hilux for argentina, 99,9% de ser diferencial comum.
    Já na cx cambio e transferencia, se estiver dificil de achar o 75w90 tem o 80w90 GL5 q tb da pouca diferença de viscosidade somente quando frio. Como vc mora em região quente, não tem problema.

    Abraço

  • #6
    Usuário Avatar de jorge.duarte
    Entrada
    30/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    1,459
    Agradecimentos: 0
    Delfim e Leonardo!
    Obrigado pelas dicas

  • #7
    Usuário Avatar de jorge.duarte
    Entrada
    30/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    1,459
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,
    encontrei esse, serve?

    IPIRGEROL EP 75W90 Descrição:Óleo lubrificante multiviscoso SAE 75W90 para transmissões automotivas. Atende as recomendações Suzuki, Alfa Romeo, Asia, BMW, Citroen, Ford, Kia, Toyota, Mitsubishi, Agrale e VW. Classificação: API GL-4. Aprovado na EATON para transmissões e na ZF em direção mecânica. Embalagens disponíveis: 1 litro (24x1 litro), 20 litros (balde) e 200 litros (tambor).

  • #8
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    63
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Jorge, este eu não conheço, mas procure o óleo original da Toyota, em Outubro do ano passado quando precisei trocar os de caixa e diferenciais estavam o mesmo preço que os outros fora da autorizada, paguei em torno de 15,00 o litro, na autorizada aí em Vila Isabel/Tijuca só não serve para o diferencial trazeiro se for LSD.
    Abraços.
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #9
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Jorge,

    Esse é API GL4 e o ideal (mais moderno) é o API GL5, e ele não serve para diferenciais de deslizamento limitado (autoblocante), só serve para o diferencial dianteiro e para as caixas de marcha e transferência.
    Eu uso para o diferencial dianteiro e para as caixas de marcha (tem lá na BOX 1000) o TUTELA SAE 75W90, de base sintética. Um abraço, Delfim.

  • #10
    Usuário Avatar de jorge.duarte
    Entrada
    30/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    1,459
    Agradecimentos: 0
    Hoje fui até a Toyota...só faltou a arma, para concretizar o roubo...1 litro 75W-90 R$57,00. Liguei para a box1000, como o amigo Delfim sugeriu e já melhorou R$39,00. Mas achei na Pioneira Peças e Lubrificantes - R$24,00 75W-90 GL 5, achei justo o preço, vou amanha. Delfim caso dê certo, fica aí mais uma loja aqui no Rio para futuras trocas.
    Abraços

  • #11
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Jorge,

    Onde fica essa loja e qual o fabricante desse óleo? É de base sintética ou mineral? Obrigado, Delfim.

  • #12
    Usuário Avatar de jorge.duarte
    Entrada
    30/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    56
    Posts
    1,459
    Agradecimentos: 0
    Delfim,
    Hj fui a loja e é semi-sintético, tem tutela e Shell. Acabei nao comprando pois nao tinha certeza se servia. Parti para New Iguaçu, box1000, chegando lá o rapaz colocou o carro na rampa e começou pela caixa, quando tirou o "bujão" de cima viu que tinha muito oleo e o mesmo, segundo ele estava muito novo. Recomendou nao trocar pois ia jogar dinheiro fora. Olhou todo o restante da transmissão e o oleo estavam todos novos. Eu insisti perguntando se realmente nao valia a pena trocar, já que estava ali, etc...e ele chamou o André (Gerente) e o mesmo confirmou o que disse. Enfiim deu um passeio em Nova Iguaçu.

    Pioneira lubrificantes Av D Helder Câmara, 8570 A
    Piedade - Rio de Janeiro - RJ
    Tel: (21) 2289-6415 | 2269-9895



    Segundo o rapaz, eles vão pedir o sintético para ter em estoque, pois a procura aumentou.


    Abraços e obrigado!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade