x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1
    Usuário Avatar de herbs
    Entrada
    27/06/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    181
    Agradecimentos: 0

    Preparação de motor Hilux 2.8 D 3L




    Olá pessoal!

    Tenho uma Hilux 2.8 D 3L com um motor precisando ser feito, após muito pesquisar estou mais para retificar meu motor e turbinar ao invés de colocar um 3.0 T (não o eletrônico).

    Então que após conversar com um aqui outro ali, surgiu a idéia de já que vou trocar os pistões do meu motor, porque não ver se dá para colocar os pistões do motor 3.0 Aspirado 5L.

    Teoricamente o bloco do motor aparenta ser do mesmo tamanho, mas não conseguir achar uma especificação para ver a diferença de curso de virabrequim e biela, que se for a mesma do meu motor (3L) com a do outro (5L) parece que dá certo, e terei um motor "mais forte".

    O que vocês acham?

    Alguém sabe de alguma outra preparação já feita nesse motor 2.8 D 3L ?

    Abraço!

  • #2
    Usuário Avatar de Leonardo Dic
    Entrada
    01/05/2004
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,010
    Agradecimentos: 4
    Herbs quando tinha a minha Hilux tb tinha essa mesma ideia q vc, mais acabei vendendo ela com 360.000 km e o motor um relogio.
    Tinha pesquisado a respeito e descobri que até as bielas do 3L e do 5L são iguais. O curso do pistão é o mesmo 96mm.
    O que muda é só o diametro do pistão: 96mm no 3L e 99,5 no 5L.

    Imagino q se vc fizer um motor assim e turbinar deve ficar um canhão.

    Abraço

  • #3
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Citação Postado originalmente por Leonardo Dic
    ... O que muda é só o diametro do pistão: 96mm no 3L e 99,5 no 5L. Imagino q se vc fizer um motor assim e turbinar deve ficar um canhão.
    X 2
    Mas dá uma olhada em concessionária, se o motor de partida e o volante do motor também são os mesmos. Corre o risco de você ter um canhão, sim, mas depois não conseguir ligá-lo pela manhã.
    Se você fizer o serviço, avisa "nóis". Todos agradecerão.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #4
    Usuário Avatar de luiz eduardosh
    Entrada
    14/11/2008
    Local
    Natal/RN
    Idade
    52
    Posts
    271
    Agradecimento: 1
    Tem também a questão da bomba injetora é bom verificar se ela vai dar conta do novo motor, pois sub alimentação é quebra na certa, não é? Ou é só em gasolina que acontece isso??? É bom checar e como já disseram, caso faça, poste as impressões e boa sorte...

  • #5
    Usuário
    Entrada
    03/01/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    47
    Posts
    178
    Agradecimento: 1
    Sendo a diferenca de pistão de apenas 3 mm como foi citado acima, acredito que na retífica é possível abrir o bloco 3L. Quanto a mistura pobre quebrar motor isso só ocorre em gasolina/alcool, uma vez que no diesel a aceleração se dá pelo aumento/diminuição do débito ao pisar no acelerador. Em motor ciclo otto se "bater pino" é furo no pistão, já motor ciclo diesel o motor naturalmente trabalha "batendo pino". O que tem que ver é a expessura das paredes do cilindro no bloco, para não ficar muito fina. No mais, vale a pena ver diâmetro de válvulas de admissão e escape do 3L e 5L.

  • #6
    Usuário Avatar de Guiga Tostes
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Goiânia-GO/GO
    Idade
    43
    Posts
    2,375
    Agradecimentos: 0
    Bem bacana e interessante o tópico!!!

    Torço para que haja progresso na idéia!

    Abrs acompanhando e aprendendo
    BandCruiser 85" - TDI (Acesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=79572)
    Hilux CD Japa 94/95 TD - Instagram: @cerrado4x4oveland

  • #7
    Usuário Avatar de herbs
    Entrada
    27/06/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    181
    Agradecimentos: 0
    Galera, muito obrigado pelas informações.

    Estou quase seguindo por esse caminho... só falta confirmar esses pequenos detalhes para alteração dos pistões e claro achar uma retifica com melhor custo X benefício.

    Aceito sugestões aqui em SP e proximidades.

    E com certeza fazendo esse trampom vou postando aqui no fórum!

    Abraço!

  • #8
    Usuário Avatar de Danes
    Entrada
    12/12/2008
    Idade
    41
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    Herbs e galera

    Fiz um orçamento para realizar exatamente o mesmo serviço q vc (herbs) tem em mente, pois preciso muito retificar o meu 2.8 D ,que esta na incrível marca de 1.658.000 km (Um milhão seiscentos e cinqüenta e oito mil )rodados comigo desde 0 km ! ( tirei zero da fabrica! )
    hilux Sr5 98 verde. O Motor ainda não foi aberto, não apresenta vazamentos, e após regulagens na bomba, passou na controlar 2010 em SP. Este motor é sensacional!

    Voltando ao que interessa,

    Quem me deu essa idéia foi o Maurício da Rasch Motoren

    Retífica, Pistões da 3.0 e mais uma serie de itens que ele listou como escape de 2,5' ou 3' não me recordo bem, filtro de ar e intercooler. Incluso no projeto, ele recomendou que comprasse os diferenciais completos da v6 gasolina, mesmo ano ( 98 ), pois 2 das hilux diesel que turbinou até então tinham alisado a coroa e pinhão ( não tenho certeza se são essas as peças "engrenagens" do diferencial, desculpem me pelo possível equívoco!).

    Segundo ele as paredes do motor dão e sobram para aumentar o " calibre " para os pistões maiores e ainda aguentariam mais retíficas.

    Pelo o que parece e o que foi dito com ou sem os diferenciais mais longos da versão a gasolina, Fica , sem dúvida, um CANHÃO!

    Ps. Projeto feito a um ano na rasch, não estou fazendo propaganda do mesmo, apenas indicando.
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de herbs
    Entrada
    27/06/2010
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    181
    Agradecimentos: 0
    Danes,

    Já tinha conversado com o Maurício, no meu caso a idéia foi do João da Sollo 4WD, mas enfim, pelo visto essa receita é antiga hehehehe

    Com o Maurício será a segunda etapa do meu projeto: turbina e intercooler.

    Voltando ao motor, você pode dizer quanto foi cobrado nesse seu orçamento?

    Pelo que eu entendi o Maurício já fez um motor com esses pistões? Você sabe se ficou bom e como outros amigos disseram, se teve problema com o volante do motor e a partida?

    Ah só um detalhe, o lance do diferencial da V6 gasolina procede. Pois se você tiver com pneu original e motor com essa preparação irá fritar o diferencial. Mas no meu caso estou com 33', com esse motor certeza que coloco 35' ou 37', assim, teoricamente estou "alongando" a relação.

    Abraço

  • #10
    Usuário Avatar de Danes
    Entrada
    12/12/2008
    Idade
    41
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    herbs! hahaha Vejo que estamos falando a mesma língua!

    A minha tbm esta com os 33' e certeza que mandarei os 35 ou 37 qndo fizer o motor intercoolar e turbinar.

    Quanto ao orçamento, ele me deu apenas o valor cheio, algo em torno de 10 a 12 mil. Incluindo motor, turbo, intercooler, escape e tudo oq tinha direito. o preço da retifica e os pistões ele disse por cima e nao me lembro! Tudo Menos os diferenciais,claro, e aproveitando essa conversa, ja fui em uns 5 desmanches e nao achei nada de diferencial da v6, pelo jeito é complicado de achar, alguém tem alguma idéia?


    Sobre a partida, ele ( maurício) nem tocou no assunto. Acredito que a maneira mais facil de saber disso, é checar qual é a partida das 3.0 e comparar com a das 2.8. Acredito q vira facil.
    E se ficou bom? a que tive referencias e pude conferir, uma cabine simples, ficou ignorante, o cara fritou 2 diferenciais traseiros. Ficou arisca demais! Subia a Serra da cantareira, aqui onde moro, de 4a . E pegava os mwm mexido com 1/2 curso do acelerador! Meu sonho!! hahaahahah


    Abraços!

    Valeu herbsman!
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Citação Postado originalmente por Danes
    ...pois preciso muito retificar o meu 2.8 D ,que esta na incrível marca de 1.658.000 km (Um milhão seiscentos e cinqüenta e oito mil )rodados comigo desde 0 km ! ( tirei zero da fabrica!) hilux Sr5 98 verde. O Motor ainda não foi aberto, não apresenta vazamentos, e após regulagens na bomba, passou na controlar 2010 em SP. Este motor é sensacional!...
    Danes,
    Antes de mais nada, parabéns. Um milhão seiscentos e cincoenta e oito mil kilômetros... é muito chão. Sempre soube que estes nosso briquedos são estupidamente fortes. Mas jamais imaginei que iriam tão longe.
    Deixe o colega forista, Dr. Gulherme Abreu saber disso. Vai pirar. Deveríamos abrir um champnhe para comemorar. Nada se compara a um Toyota.
    Quanto àa retificas aqui em Sampa, acho que o Maurício poderia te indicar alguém bem legal. Eu fiz o motor do meu Engesa (tá certo que nem se compara) na Engediesel (também conhecida como Retífica Zaggo). Fica em Osasco, pertinho da entrada da cidade, para quem entra pela Via Pres Castelo Branco.
    Quanto a alongar os diferenciais e ainda colocar pneus 35', penso que vai deixar o carro solto, mas a primeira marcha vai ficar muito longa. Não é assim simples, não.
    Acho que não sou ninguém para dar conselhos a você, mas qq coisa que for fazer, somente use peças originais Toyota. Seu carro, mais do que qq outro, merece.
    Abraço e parabéns.
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #12
    Usuário Avatar de schinzel
    Entrada
    23/03/2005
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    41
    Posts
    1,149
    Agradecimentos: 3
    Danes,

    Vi um anúncio de diferenciais da Hilux V6 no Mercado Livre, acho que vale dar uma olhada lá.

    Sucesso no seu empreendimento da Hilux e parabéns pelos 1.658.000 km com sua Hilux, sei a Hilux é fera, mas nunca tinha imaginado tanto.

    Abs.
    Pajero Sport SE 2.8 / Frontier CS 4x2
    EX X-Terra SE 2004 2.8 - TOP !
    HILUX SW4 1994 TURBO - Pajerinho GLS V6 3000 GNV - L200 GL 2000 - BF AT

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade