x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 19

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    54
    Posts
    271
    Agradecimentos: 0

    Dimensionamento de Intercooler




    Aos Engenheirs de plantão...

    Alguem sabe como se faz o dimensionamento de um intercooler.

    Matematicamente e Mecânicamente???
    Vazão necessária, tamanho, melhor colmeia, etc.

    Dé Carl

  • #2
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Quanto maior melhor. O que não pode é ter vazamento de ar.

    Para o Bandeirante as duas melhores opções são o intercooler do VW 8-150 e o intercooler Garrett original dos caminhões Mercedes, só que esse é muito mais caro.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    54
    Posts
    271
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Quanto maior melhor. O que não pode é ter vazamento de ar.

    Para o Bandeirante as duas melhores opções são o intercooler do VW 8-150 e o intercooler Garrett original dos caminhões Mercedes, só que esse é muito mais caro.
    Negativo Francisco,

    Esse é um cálculo bem complicado. Se vc fizer um intercooler grande demais, vai aparecer o "lag".

    É por isso que eu quero saber como é feito o dimensionamento

  • #4
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    OK decarlifilho

    Quando você resolver as suas equações de matemática avisa aí a galera.

    Só que o mercado continuará oferecendo apenas duas opções descentes para intercooler do 364, ambas citadas acima, e nenhuma das duas causa "lag".

    A não ser que você venha com a informação que o intercooler do 8-150 ou o Garrett provocam o que você chama de "lag", o que eu quis dizer continua valendo. Quanto maior o intercooler, das opções existentes no mercado, melhor.
    4X4 Brasil

  • #5
    Decarli,

    Por lógica...

    O que causa lag é a restrição e não o tamanho....

    Ainda por lógica...

    O melhor é o menor e o que refrigera mais..

    Ainda por lógica...

    se existem receitas mais que aprovadas e testadas.. vale a pena perder tempo inovando?

    No seu caso, eu copiaria o original.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    54
    Posts
    271
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por elmestizo Ver Post
    Decarli,

    Por lógica...

    O que causa lag é a restrição e não o tamanho....

    Ainda por lógica...

    O melhor é o menor e o que refrigera mais..

    Ainda por lógica...

    se existem receitas mais que aprovadas e testadas.. vale a pena perder tempo inovando?

    No seu caso, eu copiaria o original.
    Elmestizo,

    Eu aprendi aqui no forum que Lag não é restrição, Lag é quando os dutos entre a turbina e o coletor de admissão sõ muito grande, demorando para o turbo "encher" o sistema ou seja, sem resposta imediata do motor.
    Sobre o menor, vc pode estar estrangulando todo o sistema prejudicando muito mais que melhorando. É como se tivesse um filtro de ar sujo.

    Dé Carli

  • #7
    Usuário
    Entrada
    25/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    54
    Posts
    271
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    OK decarlifilho

    Quando você resolver as suas equações de matemática avisa aí a galera.

    Só que o mercado continuará oferecendo apenas duas opções descentes para intercooler do 364, ambas citadas acima, e nenhuma das duas causa "lag".

    A não ser que você venha com a informação que o intercooler do 8-150 ou o Garrett provocam o que você chama de "lag", o que eu quis dizer continua valendo. Quanto maior o intercooler, das opções existentes no mercado, melhor.
    Francisco,

    O meu motor não é mercedes, é de uma SW4 1997.

    Dé Carli

  • #8
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    45
    Posts
    14,657
    Agradecimentos: 50
    Estou pesquisando sobre a tubulação do intercooler pois antes de instalar o da minha band quero dimensionar tudo corretamente.

    Bom, a respeito do assunto inicial encontrei esse artigo muito legal mas que tá em inglês. Eu ainda estou no 5º mês de estudo o que não me permite traduzir perfeitamente mas o google translate quebra um galho, heheh.

    TurboSaturns.Net

    Se alguém souber algo a respeito da tubulação me informe.
    Um amigo no Facebook me indicou o artigo abaixo que é muito interessante mas não fala diretamente sobre dimensionamento da tubulação.
    http://eduloureiro.dominiotemporario.../wastegate.pdf

    []'s

  • #9
    Usuário Avatar de Elias_qf
    Entrada
    29/03/2011
    Local
    Osasco/SP
    Idade
    41
    Posts
    594
    Agradecimentos: 5
    boa noite os calculos são bem complicados achei alguns mas é praticamente impossivel de calcular

    tem esta pesquisa é bem legal vale a pena ler

    http://eduloureiro.dominiotemporario.../wastegate.pdf

  • #10
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    72
    Posts
    9,629
    Agradecimentos: 10
    Não vejo muita dificuldade de dimensionar tanto o intercooler qto a tubulação .

    Eu raciocino por analogia , um intercooler ideal seria aquel do tamanho mínimo que existe em um carro com o mesmo motor ou um motor maior , se é uma TOYOTA HILUX colocaria um intercooler no mínimo do tamanho das HILUX 3.0 .

    Qto a tubulação terá que ser uma tubulação de alta pressão com o diametro igual ao da saída da turbina e pronto .

    Adaptei um motor MWM 2.8 em meu ENGESA e coloquei o intercooler da S-10 que tem o mesmo motor , tive que trocar as posições da entrada e saída do intercooler e fui numa loja de borrachas e comprei as que tinham as curvas que eu precisava e esta lá funcionando beleza , não tem segredo .

    Lembrando que teve curvas que não existia de borracha para tal daí eu fiz as curvas com tubo de aço e usei pedaços de mangueira e abraçadeiras para fazer as conecções .

    Não tem segredo , se vai colocar intercooler nas HILUX ou SW4 é a mesma coisa , pega um intercooler das HILUX novas ou da S-10 , lembrando que o intercooler sendo instalado na frente do carro a eficiencia é melhor . E qto maior o intercooler melhor será a eficiencia , desde que tenha espaço para colocar .

    E se a boca da entrada da admissão for de diametro menor do que a da saída da turbina , é só fazer uma redução com tubo de aço , não tem dificuldade nenhuma .
    4X4 Brasil

  • #11
    Usuário
    Entrada
    02/07/2024
    Local
    Primavera do leste/MT
    Idade
    20
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Respondendo sobre os post sobre dimensionamento de intercooler

    Citação Postado originalmente por decarlifilho Ver Post
    Aos Engenheirs de plantão...

    Alguem sabe como se faz o dimensionamento de um intercooler.

    Matematicamente e Mecânicamente???
    Vazão necessária, tamanho, melhor colmeia, etc.

    Dé Carl
    Primeiro vou falar sobre o "lag" que alguns citaram, o lag gerado por um intercooler grande, não é a restrição de ar a questão. Oque o turbo faz é criar uma pressão positiva entre ele e a admissão, então o turbo comprime todo o ar que esta nesse caminho, então se você adiciona mais ar no caminho, logo demorara mais para que comprima o todo. E para calcular o quanto de tempo a mais mais demorar se adicionar um intercooler. Você pode usa o motor como referencia, mede o tempo que demora para atingir pressão de turbo, e mede o volume de ar da tubulaçao, divide um pelo outro e terá segundo/por cm2, e com esse valor você chega o adicional de tempo que o intecooler vai acrecentar(que provavelmente será minimo)

    Agora sobre a capacidade de refrigeração, acredito que nos não vamos conseguir calcular, então utilize um pré dimensionado. Ex: você vai intercoolar um motor 2.8, coloque um intercooler que seja usado em motores 2.8, e assim por diante.

    Para eu, se fosse dimencionar, me atentaria a entrada e saida, utilizando o mesmo diametro de tubulação que o original, e tbm não focar muito em ganho de potencia, ate porque dependendo do motor não vai mudar muito.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade