x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário
    Entrada
    22/04/2009
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0

    Duvida correia dentada




    Um dia desses estava olha o Massey F. la da fazenda e vi que a correia dentada dele soh tinha três polias conectadas:a do virabrequim, o alternador e o ventilador, depois abri o capoda Hilux e não consegui nem contar quantas eram.Eu sei que a Hilux tem a mais a do arcondicionado e a da direção hidraulica(desculpe se tiver algum equivoco).Algm poderia me informar as funçoes das outras polias da Hilux?obrigado

  • #2
    Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Idade
    46
    Posts
    398
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dudu_ Ver Post
    Um dia desses estava olha o Massey F. la da fazenda e vi que a correia dentada dele soh tinha três polias conectadas:a do virabrequim, o alternador e o ventilador, depois abri o capoda Hilux e não consegui nem contar quantas eram.Eu sei que a Hilux tem a mais a do arcondicionado e a da direção hidraulica(desculpe se tiver algum equivoco).Algm poderia me informar as funçoes das outras polias da Hilux?obrigado
    A correia dentada em geral nao fica visivel, e muito menos toca acessorios do motor.. (apesar q nao entendo nada de trator & amigos)

    Ela em geral fica por baixo de uma capa, e somente liga a polia do comando ao vibrabrequim... mais nada..

    Essa correia q voce se refere deve ser a "V belt" q toca todos os acessorios... Alguns carros (talvez o seu) tem mais de 1 V belt, pra caso ela estoure voce nao fique sem DH e/ou Bomba d'agua ou ainda bomba de vacuo/alternador.

    Basta verificar quais acessorios qual correia toca, q voce mesmo consegue saber a funcao delas.

    cheers

  • #3
    Usuário
    Entrada
    22/04/2009
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0
    tem certeza cara?me ensinaram q akela correia tracionada pelo virabrequim eh a dentada, e no trator da pra ve td bem direitinho o motor eh kuase td aparecendo

  • #4
    Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Idade
    46
    Posts
    398
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dudu_ Ver Post
    tem certeza cara?me ensinaram q akela correia tracionada pelo virabrequim eh a dentada, e no trator da pra ve td bem direitinho o motor eh kuase td aparecendo
    A nao ser q o motor do trator seja de outro planeta.... A correia comum pode ter "calombos tmb"... mas a dentada soh serve pro vira tocar o comando(s), e nao pra acionar acessorios...

    Eh facil de saber, se a correia citada por voce for aquela q voce pode afrouxar/apertar e/ou retirar facilmente.. (soltando o alternador por exemplo) nao eh a correia dentada do motor...

    A correia dentada em geral tem o tamanho exato q precisa, e voce soh troca a mesma tirando uma das engrenagens.. ou do comando ou do vira... instala a correia e instala as pecas.. ou seja, nao tem tensionador... em outros motores tem o tensionador.... e todo esse conjunto fica bem escondido, "atras das correias normais" e em geral por baixo de uma protecao....

    Ou seja, normalmente o trator teria 2 correias, a normal dos acessorios e a dentada do comando, (ou correia de sincrosnismo do comando)....

    Agora certeza, soh se voce postar umas fotos, mesmo pq nao conheco de motor de trator... porem em carros, eh bem raro a correia de comando "a mostra", eu nao me lembro de nem 1...

    Pra ajudar a identificar... correias dentadas em geral tem mais de 1.5 cm de largura, com dentes retangulares de 3mm em geral.. com 3mm de altura ou proximo... correias de acessorios sao mais finas (menos as V belt dos carros novos, aonde sao parecidas com as de comando, mas possuem "ranhuras em V" e nao dentes retangulares)... e possuem tipo "gomos" nela... em geral sao menos de 1cm de largula, com gomos "altos"....

    Se postar fotos de ambos motores, fica mais facil de te dar certeza 100%,, mas eu apostaria um bolo de cenoura no q eu acabei de te dizer.

    cheers

  • #5
    Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Idade
    46
    Posts
    398
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dudu_ Ver Post
    tem certeza cara?me ensinaram q akela correia tracionada pelo virabrequim eh a dentada, e no trator da pra ve td bem direitinho o motor eh kuase td aparecendo
    Ainda tem o seguinte detalhe... MUITOS motores nao tem correia de comando, e sim CORRENTE de comando... nao eh regra... mas existe essa possibilidade tmb.

    cheers

  • #6
    Usuário
    Entrada
    22/04/2009
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0
    intaum qual eh akela polia que eu pensei q fosse a do virabrequim do trator?

  • #7
    Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Idade
    46
    Posts
    398
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dudu_ Ver Post
    intaum qual eh akela polia que eu pensei q fosse a do virabrequim do trator?
    A polia que voce ve embaixo, esta no virabrequim provavelmente.. tocando a correia dos acessorios.. e bem atras dessa polia, provavel que tenha uma "tampa" ou uma lata cobrindo parte da frente do motor... ou caso nao tenha... se voce for seguindo pra cima do motor, na linha do centro dessa polia no virabrequim (considerando q o motor seja um motor com cyls em linha).. voce vai notar alguma especie de cobertura... provavelmente pouco acima da bomba de agua, porem mais pra tras... extatamente na linha de uns 2 cm's pra tras da tal polia no virabrequim... vai ver algo cobrindo a correia de comando ou totalmente fechado caso seja uma corrente de comando (pra manter a lubrificacao).... ainda tem mais um caso.. alguns motores possuem engrenagens (vaaaaaaarios diesels sao assim) ao invez de corrente ou correia... nesse caso voce nao vai conseguir ver mesmo.

    Veja as 2 fotos abaixo, sao de um motor com 2 comandos ao invez de 1... voce consegue reparar a correia de comando ? ela passa pelos 2 comandos e pelo virabrequim.... Note como a "tampa" deixa oculta a correia dentada.... repare na espessura e no tamanho/formato dos dentes...

    Mais pra frente da correia do comando, voce consegue ver a correia "V belt" q toca os acessorios ?

    Como eu falei, se postar fotos.. fica BEM mais simples.

    cheers
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Duvida correia dentada-blah.jpg   Duvida correia dentada-blah2.jpg  

  • #8
    no caso do trator mf os mais novos usam motor perkins que nao tem correia dentada e sim engrenagens de acionamento do comando, o que vc viu no trator foi a correia de acionamento do alternador/bomba d'agua, no caso da l200 tambem as correias de acionamento dos acessorios, a correia dentada fica localizada dentro da caixa de distribuiçao do motor.

  • #9
    Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Idade
    46
    Posts
    398
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por robson010203 Ver Post
    no caso do trator mf os mais novos usam motor perkins que nao tem correia dentada e sim engrenagens de acionamento do comando, o que vc viu no trator foi a correia de acionamento do alternador/bomba d'agua, no caso da l200 tambem as correias de acionamento dos acessorios, a correia dentada fica localizada dentro da caixa de distribuiçao do motor.

    me desculpe minha ignorancia... mas oq eh uma caixa de distribuicao ?, eu procurei por ae mas nao existe uma descricao "objetiva"... seria aquela parte do motor aonde fica alojado as engreangens do comando ? com a correia, ou corrente.. ou somente as engrenagens...

    eu pergunto pois eu soh conheco como "timing case", ou traduzindo grosseiramente... o compartimento das pecas de comando/sync...

    obrigado.

    cheers

  • #10
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    45
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Isso mesmo. A capa que proteje a correia dentada de sinronismo e as polias dentadas também se chama de caixa de distribuição. Nos HSD essa caixa é tampada com uma tampa de alumínio e é toda lacrada, exceto um peque no orifício embaixo pra sair o óleo que possa vazar de algum retentor.

    No caso de tratores, o sistema de comando é todo por engrenagens e essa correia é apenas para os acessórios do motor. A Bomba Hidráulica é acoplada na transmissão, então essa correia toca o ventilador, bomba de água e alternador.

    Nas picapes, essa mesma correia pode tocar bomba da direção hidráulica e Ar Condicionado além do alternador/bomba de vácuo, bomba de água e ventilador.

    A correia dentada é muito diferente da V-belt ou poli-v. A Correia dentada mantém sincronismo através de dentes nas polias e as outras duas não mantém sincronismo.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
    Voces saberiam me dizer o que limita, em mecânica, para que fossem extintas as correias ou correntes dentadas, e fossem substituídas por engrenagens ? Assim, ficaríamos, definitivamente livres das destruições que causam, ao motor, quando quebram.
    E, além dos tratores, quais veículos mais utilizam engrenagens ?
    Abraços
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #12
    Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Idade
    46
    Posts
    398
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Voces saberiam me dizer o que limita, em mecânica, para que fossem extintas as correias ou correntes dentadas, e fossem substituídas por engrenagens ? Assim, ficaríamos, definitivamente livres das destruições que causam, ao motor, quando quebram.
    E, além dos tratores, quais veículos mais utilizam engrenagens ?
    Abraços
    Anthon
    Ao meu ver, durabilidade e confiabilidade... a maioria dos motores com engrenagens no lugar de correia/corrente sao heavyduty e trabalho intensivo... poucos motores de carros em si que eu conheco tem engrenagens... pra ser sincero.. apenas o 2.8l V6 cologne....(2.8...2.9.. que vinham nos mustangs II e alguns outros carros) e alguns outros da mesma familia.... nem os motores de corrida da ford tinham.... mesmo o famoso SOHC (ac cobra e corrida)/DOHC (formula indy) 427 tinha uma corrente de quase 7 metros!!!...

    Ae eu acredito mesmo q seja mais questao de ser mais de acordo com a durabilidade do motor... se voce tem um motor que dura muiiiiito, nao tem ponto em por correias/correntes.... mete logo uma engrenagem..... em especial motores de baixa rotacao (menos perdas...)

    Mas que existem muitos desses kits de engrenagens (diretamente acopladas ou nao....) isso hj em dia tem... pra todo tipo de V8..etc..etc..

    mas eh essa minha teoria tosca.... motores mais toscos q duram menos (ou querem q durem menos.. ou nao tem muita certeza que a maioria deles vai durar muiiiito) nego usa corrente e correia.... sendo a corrente de comando nos modelos mais duraveis.. pois com o tempo mesmo ela esticando um pouco.. nao afeta muito o motor (V8's comuns, por exemplo...).... e a correia nos menos duraveis ou de alta manutencao... (nao custa trocar uma correia no meio de uma manutencao "programada" ou requerida...).. como a maioria dos 4cc...

    minha opniao, como sempre...

    cheers

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade