x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20

Tópico: Intercooler

Usuário
    Entrada
    25/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 0

Intercooler

Amigos, estou querendo intercoolar minha SW4 1997 3.0 TD em cima do capô.
    Estou pensando em colocar o intercooler da Ranger 2.5 ou da L200 2.7.
    Qual o que melhor se adaptaria no motor 3.0 em relação a vazão de ar.

Dé Carli

Usuário
    Entrada
    04/02/2009
    Local
    NITEROI/RJ
    Agradecimentos: 3
    Use o da SW4 nova, inclusive a entrada de ar do capô.Procure em desmanches que deverá achar.

Intercooler da hilux

Citação Postado originalmente por decarlifilho Ver Post
    Amigos, estou querendo intercoolar minha SW4 1997 3.0 TD em cima do capô.
    Estou pensando em colocar o intercooler da Ranger 2.5 ou da L200 2.7.
    Qual o que melhor se adaptaria no motor 3.0 em relação a vazão de ar.

Dé Carli
    DéesquentadoCarli,
    Como o Sérgio falou, não precisa inventar. Pega o da Hilux 3.0 nova e coloca na sua viatura e seja feliz.
    Ele já é dimensionado para o motor 3.0.
    Em minha modesta opinião o intercooler precisa ser colocado acima do motor, para não ficar passando aquecimento para o radiador.
    Abraços,
    augusto

Augusto,

Eu já prefiro na frente.... principalmente se usado mto em cidade...

O ideal seria colocar uma ventoinha eletrica junto.

mas em cima deve ser melhor, já que todas as fábricas o fazem atualmente!

Abrass

Question

Olá Dé, já deu uma olhada no kit da Maxcooler? Muitos aqui no forum, inclusive a minha, instalaram este kit q é específico para a sw4 e é muito bom. Porém é por baixo e não acima do capô como vc quer. Não sei qual o valor pois quem instalou na minha viatura foi o antigo dono mas vc pode ver no site do fabricante. Eles tem representante aqui em BSB. Se tiver interesse em ver como fica me procura aqui na cidade.

[]´s

Usuário
    Entrada
    25/11/2005
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimentos: 0
    Amigos,
    O intercooler da Toyota nova, motor D4D, custa em oficina de desmanche 1500,00 enquanto que os da ranger e L200 custa 500,00.

Sobre o intercooler na frente, acho que aumenta muito o "lag" fazendo o contrário que o intercooler promente ... aumentar a potência ...

Dé Carli

ps Augusto, tentarei responder sua ligação amanhã...muito serviço...

Amigos,
    O intercooler da Toyota nova, motor D4D, custa em oficina de desmanche 1500,00 enquanto que os da ranger e L200 custa 500,00.

Sobre o intercooler na frente, acho que aumenta muito o "lag" fazendo o contrário que o intercooler promente ... aumentar a potência ...

Dé Carli

ps Augusto, tentarei responder sua ligação amanhã...muito serviço...

Decar explica melhor o q é esse "lag".

L200 2.7.

Essa eu ainda não conheço....

Agora, falando sério.
    De Carli, existe um tópico com muitas informações sobre intercoolar a SW4.
    Em relação a vazão, nem um nem outro irá ser suficiente. Se não quiser comprar um original da SRV, manda fazer um sob medida. Com certeza sairá mais barato e você poderá fazer de acordo com o espaço disponível.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
    Powered by MWM Sprint 4.07 TCA

Usuário
    Entrada
    04/02/2009
    Local
    NITEROI/RJ
    Agradecimentos: 3
    DECARLI
    Quando sugeri o kit original foi por acreditar que se encontraria mais barato em desmanche. O kit da Maxcooler custa completo aprox. R$ 1500,00, é facil de instalar, não precisa cortar o capô e também acho mais eficiente, pois não recebe o calor do motor.

HILUX SR5 2001 NEGRA

Intercooler da hilux frente e acima do motor.

Citação Postado originalmente por elmestizo Ver Post
    Augusto,

Eu já prefiro na frente.... principalmente se usado mto em cidade...

O ideal seria colocar uma ventoinha eletrica junto.

mas em cima deve ser melhor, já que todas as fábricas o fazem atualmente!

Abrass
    Elmer,
    eu respeito sua preferência. Acho que você esta correto quanto ao resultado do intercooler na cidade, mas na estrada, onde o seu uso é mais importante, o resultado é diferente.
    Também usei o intercooler na frente, mas no caso da SW4 93, que é diferente em espaço das mais novas, a distância do intercooler e do radiador fazia com que o calor retirado pelo intercooler fosse dirigido para o radiador da viatura e por isso minha viatura sofria com aquecimento, obrigando a quando esticava ela, ter que tirar o pé para que ela não aquecesse até o vermelho.
    Isso me chateava.
    Por isso ao retirar o radiador do intercooler da frente da viatura e colocar acima do motor, com o furo no capô, fiz dois furos no intercooler, um antes da colméia e outros depois, comprei um termômetro eletrônico desses:

http://www.novus.com.br/site/default...odutoID=928294

que tem uma precisão de 0,7 graus celsius e instalei em cada ponto desses.
    verifiquei o seguinte: o ar que sai da turbina chega a 230 graus celsius em alguns momentos de extrema exigência do motor na estrada (com 1,5 de pressão), ficando normalmente em torno de 90 a 150 graus. Na cidade dificilmente o ar chega a mais de 100 graus, quase nem precisa de intercooler

O ar que sai do intercooler fica em torno de 60 graus na cidade, na estrada, exigindo bastante do motor, chegando a até 120 graus (no mesmo lugar que medi 230 na entrada do intercooler), mas estabilizando em torno de 80 a 100 graus celsius.

Ora, com essa estabilidade de temperatura antes do radiador, como ele vai esfriar o líquido refrigerante abaixo de 100 graus, se chega até ele uma temperatura retirada do intercoler até muito acima do máximo necessário 100 graus para o motor?? Sabendo que o líquido refrigerante deveria estar bem abaixo disso para uma adequada troca.

Depois que coloquei o intercooler acima do motor verifiquei duas coisas importantes:
    A primeira a pressão que mal chegava a 1,2 de pressão passou a chegar a 1,5, pressurizando mais cedo.
    Segundo e muito importante para mim, a viatura nunca mais apresentou problemas querer aquecer, o ponteiro fica no ponto normal e agora que testei a temperatura no intercooler vou passar o sensor do termômetro para a linha de água para acompanhar com mais precisão a temperatura do motor.
    Elmer, como disse, é apenas minha modesta experiência com os dois tipos de intercooler, mas não passa disso, agora, se quer a colméia do intercooler que fica na frente, me passa um e-mail que te vendo baratinho:
    meu email é: augustoandrade2002@gmail.com.br
    Um abraço
    Augusto
    4X4 Brasil

Augusto,

Se vc não tivesse velhinho e confundindo tudo eu concordaria com você.

EL Mestizo = LM ( por motivos óbvios para quem me conhece pessoalmente)
    Elmer = Elmer de Roraima

A unica semelhança entre nós é a careca, calma... to falando de cabelo mesmo!

Abrass

Augusto,
    Não tem espaço para instalar a colmeia abaixo do radiador?
    Com certeza a questão de aumento da pressão, caso o novo intercooler tenha a mesma vazão do antigo, foi devido a pressurização ter ficado mais curta e com menos "cotovelos".
    Quanto você pede na colmeia antiga? É original de algum veículo ou é sob medida?
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"