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Tópico: Intercooler

  • #1
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    Intercooler




    Amigos, estou querendo intercoolar minha SW4 1997 3.0 TD em cima do capô.
    Estou pensando em colocar o intercooler da Ranger 2.5 ou da L200 2.7.
    Qual o que melhor se adaptaria no motor 3.0 em relação a vazão de ar.

    Dé Carli

  • #2
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    Use o da SW4 nova, inclusive a entrada de ar do capô.Procure em desmanches que deverá achar.

  • #3

    Intercooler da hilux

    Citação Postado originalmente por decarlifilho Ver Post
    Amigos, estou querendo intercoolar minha SW4 1997 3.0 TD em cima do capô.
    Estou pensando em colocar o intercooler da Ranger 2.5 ou da L200 2.7.
    Qual o que melhor se adaptaria no motor 3.0 em relação a vazão de ar.

    Dé Carli
    DéesquentadoCarli,
    Como o Sérgio falou, não precisa inventar. Pega o da Hilux 3.0 nova e coloca na sua viatura e seja feliz.
    Ele já é dimensionado para o motor 3.0.
    Em minha modesta opinião o intercooler precisa ser colocado acima do motor, para não ficar passando aquecimento para o radiador.
    Abraços,
    augusto

  • #4
    Augusto,

    Eu já prefiro na frente.... principalmente se usado mto em cidade...

    O ideal seria colocar uma ventoinha eletrica junto.

    mas em cima deve ser melhor, já que todas as fábricas o fazem atualmente!

    Abrass

  • #5

    Question

    Olá Dé, já deu uma olhada no kit da Maxcooler? Muitos aqui no forum, inclusive a minha, instalaram este kit q é específico para a sw4 e é muito bom. Porém é por baixo e não acima do capô como vc quer. Não sei qual o valor pois quem instalou na minha viatura foi o antigo dono mas vc pode ver no site do fabricante. Eles tem representante aqui em BSB. Se tiver interesse em ver como fica me procura aqui na cidade.

    []´s

  • #6
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    Amigos,
    O intercooler da Toyota nova, motor D4D, custa em oficina de desmanche 1500,00 enquanto que os da ranger e L200 custa 500,00.

    Sobre o intercooler na frente, acho que aumenta muito o "lag" fazendo o contrário que o intercooler promente ... aumentar a potência ...

    Dé Carli

    ps Augusto, tentarei responder sua ligação amanhã...muito serviço...

  • #7
    Citação Postado originalmente por decarlifilho Ver Post
    Amigos,
    O intercooler da Toyota nova, motor D4D, custa em oficina de desmanche 1500,00 enquanto que os da ranger e L200 custa 500,00.

    Sobre o intercooler na frente, acho que aumenta muito o "lag" fazendo o contrário que o intercooler promente ... aumentar a potência ...

    Dé Carli

    ps Augusto, tentarei responder sua ligação amanhã...muito serviço...

    Decar explica melhor o q é esse "lag".

  • #8
    Citação Postado originalmente por decarlifilho Ver Post
    L200 2.7.

    Essa eu ainda não conheço....

    Agora, falando sério.
    De Carli, existe um tópico com muitas informações sobre intercoolar a SW4.
    Em relação a vazão, nem um nem outro irá ser suficiente. Se não quiser comprar um original da SRV, manda fazer um sob medida. Com certeza sairá mais barato e você poderá fazer de acordo com o espaço disponível.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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  • #9
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    DECARLI
    Quando sugeri o kit original foi por acreditar que se encontraria mais barato em desmanche. O kit da Maxcooler custa completo aprox. R$ 1500,00, é facil de instalar, não precisa cortar o capô e também acho mais eficiente, pois não recebe o calor do motor.

    HILUX SR5 2001 NEGRA

  • #10

    Intercooler da hilux frente e acima do motor.

    Citação Postado originalmente por elmestizo Ver Post
    Augusto,

    Eu já prefiro na frente.... principalmente se usado mto em cidade...

    O ideal seria colocar uma ventoinha eletrica junto.

    mas em cima deve ser melhor, já que todas as fábricas o fazem atualmente!

    Abrass
    Elmer,
    eu respeito sua preferência. Acho que você esta correto quanto ao resultado do intercooler na cidade, mas na estrada, onde o seu uso é mais importante, o resultado é diferente.
    Também usei o intercooler na frente, mas no caso da SW4 93, que é diferente em espaço das mais novas, a distância do intercooler e do radiador fazia com que o calor retirado pelo intercooler fosse dirigido para o radiador da viatura e por isso minha viatura sofria com aquecimento, obrigando a quando esticava ela, ter que tirar o pé para que ela não aquecesse até o vermelho.
    Isso me chateava.
    Por isso ao retirar o radiador do intercooler da frente da viatura e colocar acima do motor, com o furo no capô, fiz dois furos no intercooler, um antes da colméia e outros depois, comprei um termômetro eletrônico desses:

    http://www.novus.com.br/site/default...odutoID=928294

    que tem uma precisão de 0,7 graus celsius e instalei em cada ponto desses.
    verifiquei o seguinte: o ar que sai da turbina chega a 230 graus celsius em alguns momentos de extrema exigência do motor na estrada (com 1,5 de pressão), ficando normalmente em torno de 90 a 150 graus. Na cidade dificilmente o ar chega a mais de 100 graus, quase nem precisa de intercooler

    O ar que sai do intercooler fica em torno de 60 graus na cidade, na estrada, exigindo bastante do motor, chegando a até 120 graus (no mesmo lugar que medi 230 na entrada do intercooler), mas estabilizando em torno de 80 a 100 graus celsius.

    Ora, com essa estabilidade de temperatura antes do radiador, como ele vai esfriar o líquido refrigerante abaixo de 100 graus, se chega até ele uma temperatura retirada do intercoler até muito acima do máximo necessário 100 graus para o motor?? Sabendo que o líquido refrigerante deveria estar bem abaixo disso para uma adequada troca.

    Depois que coloquei o intercooler acima do motor verifiquei duas coisas importantes:
    A primeira a pressão que mal chegava a 1,2 de pressão passou a chegar a 1,5, pressurizando mais cedo.
    Segundo e muito importante para mim, a viatura nunca mais apresentou problemas querer aquecer, o ponteiro fica no ponto normal e agora que testei a temperatura no intercooler vou passar o sensor do termômetro para a linha de água para acompanhar com mais precisão a temperatura do motor.
    Elmer, como disse, é apenas minha modesta experiência com os dois tipos de intercooler, mas não passa disso, agora, se quer a colméia do intercooler que fica na frente, me passa um e-mail que te vendo baratinho:
    meu email é: augustoandrade2002@gmail.com.br
    Um abraço
    Augusto
    4X4 Brasil

  • #11
    Augusto,

    Se vc não tivesse velhinho e confundindo tudo eu concordaria com você.

    EL Mestizo = LM ( por motivos óbvios para quem me conhece pessoalmente)
    Elmer = Elmer de Roraima

    A unica semelhança entre nós é a careca, calma... to falando de cabelo mesmo!

    Abrass

  • #12
    Augusto,
    Não tem espaço para instalar a colmeia abaixo do radiador?
    Com certeza a questão de aumento da pressão, caso o novo intercooler tenha a mesma vazão do antigo, foi devido a pressurização ter ficado mais curta e com menos "cotovelos".
    Quanto você pede na colmeia antiga? É original de algum veículo ou é sob medida?
    Abraço.
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"
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