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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    Hilux SW 4- 2.8 - Adaptar Turbina




    Possuo Toyota SW4 - 2.8, desde 2005, antes fui usuario de veiculos a gasolina (Automóvel), tenho um apego muito grande a minha Toyota, porém, ultimamente tenho viajado constantemente á passeio, o que tenho pensado em colocar um Kit completo de Turbina afim de melhorar o desempenho, uma vez que, não quero desfazer do veiculo, já entrei em contato com vários fornecedores, entre as quais, a SPA (São Paulo) onde fui bem atendido e mandaram um orçamento para um kit completo + cooler, oportunamente solicito dos novos companheiros , uma vez que, este é o meu primeiro contato que faço no forum, e espero algum retorno com uma orientação como proceder para efetuar a instação do kit completo e os passos que deverei percorrer para ficar satisfeito nesta minha intenção.

    Abraço,
    Jaques

  • #2
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    Caro Jaques
    Tenho uma sr5 2.8 2001 e coloquei uma turbina da SPA.O rendimento melhorou muito e agora pretendo instalar o cooler. Particularmente acho o kit da MAXCOOLER com melhor acabamento nos itens conexões e mangueiras. O problema dessas modificações vem depois, porque vc. vai achar o carro com relação de marcha muito curta sentirá o carro pedindo a 6a marcha.Estou aproveitando o seu tópico para tentar alguma solução mais fácil para este problema e contar com ajuda de foristas experientes para a solução.
    1- É possivel alongar somente a 5a marcha em aproximadamente 15%?
    Se possível seria o ideal, pois evitaria mecher no velocimentro.
    2- Seria possivel adptar a caixa da sr5 3.0turbo na 2.8? Qual é a relação de marchas da caixa da turbo para se fazer o cálculo.
    3- Se nenhuma das possibilidades acima for possivel a única que resta é
    trocar as duas coroas e pinhões de 9x41 para 10x41 que equipa as SWs e SR5s a gasolina, alterando a relação de 4,556 para 4,10.Para isso seria tbem necessário a mudança no velocimentro da qual não tenho a menor ideia de como fazer. A minha SR5 está com apenas 109.000 km e sou apaixonado por ela, mas gostaria que ela andasse mais solta. Hoje a 100kmh o motor está a 3000rpm.Conto com a ajuda dos experts.

  • #3

    Turbo e alongamento da relação

    Citação Postado originalmente por Sergio Roberto Pincelli Ver Post
    Caro Jaques
    Tenho uma sr5 2.8 2001 e coloquei uma turbina da SPA.O rendimento melhorou muito e agora pretendo instalar o cooler. Particularmente acho o kit da MAXCOOLER com melhor acabamento nos itens conexões e mangueiras. O problema dessas modificações vem depois, porque vc. vai achar o carro com relação de marcha muito curta sentirá o carro pedindo a 6a marcha.Estou aproveitando o seu tópico para tentar alguma solução mais fácil para este problema e contar com ajuda de foristas experientes para a solução.
    1- É possivel alongar somente a 5a marcha em aproximadamente 15%?
    Se possível seria o ideal, pois evitaria mecher no velocimentro.
    2- Seria possivel adptar a caixa da sr5 3.0turbo na 2.8? Qual é a relação de marchas da caixa da turbo para se fazer o cálculo.
    3- Se nenhuma das possibilidades acima for possivel a única que resta é
    trocar as duas coroas e pinhões de 9x41 para 10x41 que equipa as SWs e SR5s a gasolina, alterando a relação de 4,556 para 4,10.Para isso seria tbem necessário a mudança no velocimentro da qual não tenho a menor ideia de como fazer. A minha SR5 está com apenas 109.000 km e sou apaixonado por ela, mas gostaria que ela andasse mais solta. Hoje a 100kmh o motor está a 3000rpm.Conto com a ajuda dos experts.

    Jacques e Sérgio,

    Acho que a hilux foi feita para ser turbinada, tal a diferença que ela apresenta.
    A minha experiência é a seguinte, tenho uma SW4 93 com 260.000 km e turbinei a algo em torno de 90.000 km e é só alegria.
    O carro muda tanto que é como o Sérgio falou você passa a sentir falta de uma sexta macha e falta mesmo.
    Acho que ao turbinar deve também intercoolar e trocar o filtro de ar por outro de maior capacidade, eu coloquei o da L200 hpe, melhorou também.
    Mas se você vai começar do zero, pense na possibilidade de turbinar com o Maurício da http://www.raschmotoren.com.br/index.htm ele tem mostrado muito competência na montagem e regulagem desses motores, veja mais no site.
    Quanto a trocar a quinta marcha desse câmbio ou trocar o câmbio com o da 3.0, acho o seguinte. Trocar as engrenagens é mecher com um câmbio muito durável e eu não faria isso. Eu troquei as engrenagens pelas da 41:10 e estou satisfeito com o resultado.
    É isso. Um grande abraço,
    Augusto César "De Goiás"
    SW4 93 Tdi

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Augustocesar Ver Post
    Jacques e Sérgio,

    Acho que a hilux foi feita para ser turbinada, tal a diferença que ela apresenta.
    A minha experiência é a seguinte, tenho uma SW4 93 com 260.000 km e turbinei a algo em torno de 90.000 km e é só alegria.
    O carro muda tanto que é como o Sérgio falou você passa a sentir falta de uma sexta macha e falta mesmo.
    Acho que ao turbinar deve também intercoolar e trocar o filtro de ar por outro de maior capacidade, eu coloquei o da L200 hpe, melhorou também.
    Mas se você vai começar do zero, pense na possibilidade de turbinar com o Maurício da http://www.raschmotoren.com.br/index.htm ele tem mostrado muito competência na montagem e regulagem desses motores, veja mais no site.
    Quanto a trocar a quinta marcha desse câmbio ou trocar o câmbio com o da 3.0, acho o seguinte. Trocar as engrenagens é mecher com um câmbio muito durável e eu não faria isso. Eu troquei as engrenagens pelas da 41:10 e estou satisfeito com o resultado.
    É isso. Um grande abraço,
    Augusto César "De Goiás"
    SW4 93 Tdi
    Augusto Cesar,

    Muito agradecido pela sua informação, realmente estou começando do zero, e na condição calouro, tenho mesmo que procurar seguir a vcs que são mais experientes e teem mais vivencia em preparação de veiculo, veja bem, cada dia que uso a toyota fico surpreendido com a sua utilidade e o prazer que tenho em dirigir, estou pensando quando efetuar a adaptação do turbo, fazer uma viagem longa para o sul do pais, porque não ficarei fazendo fila na estrada e por conseguencia ficarei mais confiante nas ultrapassagens, valor colega, apartir de hoje, tenho provado da irmandade do forum, farei novos contatos com vcs.

  • #5
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    Augusto Cesar
    O que vc fez com o velocimentro para compensar a relação mais longa do diferencial?
    Jaques, a minha turbina é a 1350M da SPA , mas a Master T2 também serve e conforme informações, que obtive no Forum ela enche um pouco antes que a da SPA.

  • #6

    Correção do velocimetro.

    Citação Postado originalmente por Sergio Roberto Pincelli Ver Post
    Augusto Cesar
    O que vc fez com o velocimentro para compensar a relação mais longa do diferencial?
    Jaques, a minha turbina é a 1350M da SPA , mas a Master T2 também serve e conforme informações, que obtive no Forum ela enche um pouco antes que a da SPA.

    Sérgio,
    Na verdade quando você apenas alonga o diferencial o velocimetro passa a marcar certo. uma vez que a SW tem um erro de quase 10% de fábrica. isso com pneu 235/75/15
    Mas quando você soma a alteração dos pneus para 32" o erro fica em torno de 19% para menos, que é meu caso. A solução que encontrei foi colocar um trip totem simples, sem alterar o velocimetro. achei a solução melhor.
    A turbina que uso na minha é do kit turbo brasil, que é a mesma que se usa na sprint 2.5, segundo um especialista, será que a T2 é melhor?
    Mesmo o cara que vende turbinas me disse que é muito difícil ela mudar com a troca da turbina, que a arrancada dela é muito superior a outras.
    Levei a minha no dinamometro e ele apresentou potência de 119 cv e 29 de torque, até achei pouco, mas se abria a bomba mais ela ficava fumaçando muito até a turbina entrar.
    Acho que essa potência é pouca para o que tenho visto em alguns relatos, isso me deixa encucado e querendo saber o que tá acontecendo.
    Mas em compensação o resultado na estrada é muito bom. ela anda muito. Imagine se conseguir tirar mais cavalaria, deve ficar ótima.

    Um abraço,

    Augusto "De Goiás"
    SW4 93 TdI.
    4X4 Brasil Razão: melhorar o texto.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Sergio Roberto Pincelli Ver Post
    Augusto Cesar
    O que vc fez com o velocimentro para compensar a relação mais longa do diferencial?
    Jaques, a minha turbina é a 1350M da SPA , mas a Master T2 também serve e conforme informações, que obtive no Forum ela enche um pouco antes que a da SPA.
    Sergio /Augusto,

    A Turbina do orçamento da SPA foi a ref. 1350, dando o conselho de tb instalar o cooler, porém, aqui na minha terrinha Maceió, tive a oportunidade de observar varias turbinada com Garret T2 sem o cooler instalado, e andei e achei ligeira e de bom desempenho, tenho a impressão que com o coller deve ficar melhor ainda, porém, deve mexer em mais itens (caixa e ralação do diferencial, filtro de Ar etc.) NÃO É MESMO? e como consequência aumentando o custo, vou fazer somente a daptação da turbina e vou sentir a mudança, acreditando que deverá ficar o desempenho dentro das minhas expectativas.

    Abraços.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Sergio Roberto Pincelli Ver Post
    Caro Jaques
    Tenho uma sr5 2.8 2001 e coloquei uma turbina da SPA.O rendimento melhorou muito e agora pretendo instalar o cooler. Particularmente acho o kit da MAXCOOLER com melhor acabamento nos itens conexões e mangueiras. O problema dessas modificações vem depois, porque vc. vai achar o carro com relação de marcha muito curta sentirá o carro pedindo a 6a marcha.Estou aproveitando o seu tópico para tentar alguma solução mais fácil para este problema e contar com ajuda de foristas experientes para a solução.
    1- É possivel alongar somente a 5a marcha em aproximadamente 15%?
    Se possível seria o ideal, pois evitaria mecher no velocimentro.
    2- Seria possivel adptar a caixa da sr5 3.0turbo na 2.8? Qual é a relação de marchas da caixa da turbo para se fazer o cálculo.
    3- Se nenhuma das possibilidades acima for possivel a única que resta é
    trocar as duas coroas e pinhões de 9x41 para 10x41 que equipa as SWs e SR5s a gasolina, alterando a relação de 4,556 para 4,10.Para isso seria tbem necessário a mudança no velocimentro da qual não tenho a menor ideia de como fazer. A minha SR5 está com apenas 109.000 km e sou apaixonado por ela, mas gostaria que ela andasse mais solta. Hoje a 100kmh o motor está a 3000rpm.Conto com a ajuda dos experts.
    Caro Sergio,
    Obrigadão pelas suas informações, primeiramente irei turbinar a toyota, pois como frisei, já iniciei os contados com a SPA, estou aguardando o orçamebnto da MAXCOOLER, para fazer uma avaliação sobre o prelo e as condições para efetuar a adaptação do turbo, e atendendo as minhas expectativas, no decorrer ao sentir que ficou bom o desempenho darei o retorno a vc, qual a marca da sua turbina, vc poderia me orientar qual seria a compativel com a minha toyo?
    4X4 Brasil Razão: acrescentar ao texto

  • #9
    Usuário Avatar de Kim
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    17/10/2005
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    Nova Aliança do Ivaí/PR
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    Agradecimento: 1
    Opa Jaques dos Santos!

    Parabéns e, seja bem vindo ao fórum!

    Não venho aqui contribuir com suas dúvidas, mais agora posso falar a todos que conheci o Jaques!!

    Quando vamos mexer nos jipes, temos que cuidar com o jaque...

    Jaque vou mecher nisso, faço isso também!


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