Caros amigos,
Estou com um problema nos freios da minha SW4 1999 (Com ABS) que os mecânicos até agora consultados não resolveram, já estou ficando desanimado. Segue o relato:
Após fazer a sangria do sistema, com a substituição total do fluido (dot 4) e utilizando máquina de sangria, nas primeiras freadas (4 ou 5), a roda dianteira esquerda simplesmente trava, como se eu houvesse pisado forte no freio, chegando a cantar o pneu e a suspensão trabalhar para a esquerda. A roda freia bruscamente, mesmo pisando bem de leve no pedal. Isso acontece, como eu disse, nas primeiras freadas e depois que o carro esquenta, pára. Já foram feitas várias tentativas de se descobrir o que está causando isso e nada...
Foram feitas duas novas sangrias completas, e não resultou...
Invertemos as pastilhas de lado, da esq para dir e vice-versa, e não resultou...
Limpamos os sensores do ABS e testamos a continuidade dos mesmos, e não resultou...
Por fim, na esperança de que fosse algum problema com as pinças de freio, mandei trocar o reparo de ambas (gastei R$ 440,00 nisso !) e não resultou...
Esclareço que a luz do ABS jamais acendeu ou piscou, a não ser quando viro a chave de ignição, antes de ligar o motor, o que é normal.
O mecânico afirma que não pode ser problema no cilindro mestre, pq o mesmo possui dois pistões internos e tem duas saídas (uma para a dianteira e outra para a traseira), e se o problema ali residisse travariam ambas as rodas e não somente a esquerda, procede?
Essas saídas do cilindro mestre entram no módulo do ABS e de lá saem 3 saídas, sendo uma para ambas as rodas traseiras e as outras duas são para as rodas dianteiras, separadamente. Então pergunto:
Será que o defeito é no ABS, na saída que vai para a roda dianteira esquerda?
Será que é viável e/ou perigoso fazer um "by pass" no módulo ABS, para testar isso, ou seja, desligar a passagem por ele, fazendo o fluido chegar diretamente do cilindro mestre às rodas dianteiras? Por favor, me deem uma luz.... Obrigado, Delfim.