x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Arrow SW4 3.0 TDI / 1999 com Kit Maxcooler - Consumo elevado, o que fazer?




    Prezados toyoteiros,
    Minha SW4 3.0 TDI / 1999 fazia, antes da instalação do intercooler da Maxcooler, na média, 9 (nove) km/l em trânsito urbano, alternando com e sem o ar condicionado ligado.
    Durante a instalação do intercooler Maxcooler, por recomendação do fabricante, foi colocado um calço, formado por duas arruelas coladas, entre a válvula westgate e a fixação da mesma na turbina, o que, de acordo com o manual da Maxcooler, eleva a pressão do turbo para 01 (um) kg.
    Além disso, ainda por recomendação da Maxcooler, foi efetuada uma abertura de 1/2 (meia) volta no débito da bomba injetora.
    A viatura ficou ótima, esperta e sem fumaçar de forma anormal, e num primeiro momento não percebi aumento no consumo.
    Acontece que agora, quase um ano depois da instalação do intercooler e das ditas alterações, efetuei algumas medições do consumo e fiquei surpreso, ao verificar que a viatura estava fazendo só 6,5 km/l...
    Levei o carro no bombista, que sugeriu fechar 1/4 (um quarto) de volta no débito da bomba e executar uma regulagem e limpeza dos bicos injetores. Assim foi feito e a viatura melhorou o consumo, mas somente para 7,5 km/l, também em trânsito urbano, alternando com e sem o ar condicionado ligado.
    A questão é que não sei precisar a kilometragem real da viatura, uma vez que quando a comprei marcava só 68.000 km e atualmente marca 87.000 km, mas sei que o odômetro sofreu alteração, face às informações prestadas pela concessionária Toyota, de serviços lá realizados antes de alterarem a kilometragem. Por tais informações e pelo tempo decorrido, julgo que a kilometragem real gire, hoje, entre 150.000km e 180.000 km, mas isso é só uma estimativa.
    Diante disso, pergunto aos companheiros: Será que vale à pena mandar retirar a bomba injetora e fazer uma revisão geral na mesma? Pode estar com pouca pressão e isso provocar o consumo elevado?
    O custo desse serviço, de acordo com o bombista, girará em torno de R$ 1.000,00.
    Esclareço que, exceto pelo consumo elevado, o carro está ótimo, andando bem, sem fumaçar, etc...
    Obrigado pelas consideraçãos a respeito. Um abraço, Delfim.
    4X4 Brasil

  • #2
    Caro amigo tenho um sw4 97 3.0 q ja comprei a cerca de 1 ano com intercooler maxcooler e ela nunca fez menos de 10 km/l na cidade e em viagem recente não fez menos de 10,5km/l na estrada a 120/130km/h de pico porem mantendo média de 110km/h. Pois bem os mecanicos q faziam manutenção na viatura para o antigo dono me informaram q quando ele mandou instalar o maxcooler, além de todos os procedimentos q vc citou( abertura de bomba etc.), ele também modificou a relação de diferencial "alongando-o" para q acompanhasse a nova potencia do motor e dessa forma o carro rodasse mais suave e mais livre. Não sei se isso procede e se estou falando uma grande besteira, porém se estiver me perdoem pois ainda estou aprendendo neste vasto mundo 4x4. Estou apenas repassando o "peixe q comprei". É certo também q com o aumento da potencia naturalmente aceleramos mais. Encontrei certa vez um rapaz em um posto de Brasília q me relatou q a dele não era intercoolada e q ela não fazia mais q 7km/l. Espero ter aberto um novo viés de pesquisa.


    []`s

  • #3
    Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    4,509
    Agradecimentos: 2
    Amigos, vou aproveitar esse tópico pra colocar um a dúvida minha...

    Um intercooler maior piora ou melhora o desempenho?
    Comprei um e estou acahndo ele um pouco grande( quase do tamnho do radiador willys), penso em mandar diminuí-lo pela metade.
    Ele está perfeito estado, mas fica a dúvida...
    Irei usá-lo em um mwm 2.8.


    Abraço

  • #4
    dpab,

    consumo elevado pode ser resultado até de filtro de ar e combustível sujos. Mas vejamos, se você acha que seu motor pode estar com 180mil km se você fizer a bomba irá jogar pressão extra no motor e ter de fazê-lo mais cedo do que imagina. Agora, o intecooler dentro da cidade não ajuda muito e como vc abriu a bomba e elevou a pressão a tendência é subir o cunsumo. Minha SW498 com boma aberta fazia 8km/l, antes 9,5km/l...isso dependendo do pé lógico. Você usa que medidas de pneus, trocou eles antes da ultima medição antes do intercooler???

    Sérjão

    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Prezados toyoteiros,
    Minha SW4 3.0 TDI / 1999 fazia, antes da instalação do intercooler da Maxcooler, na média, 9 (nove) km/l em trânsito urbano, alternando com e sem o ar condicionado ligado.
    Durante a instalação do intercooler Maxcooler, por recomendação do fabricante, foi colocado um calço, formado por duas arruelas coladas, entre a válvula westgate e a fixação da mesma na turbina, o que, de acordo com o manual da Maxcooler, eleva a pressão do turbo para 01 (um) kg.
    Além disso, ainda por recomendação da Maxcooler, foi efetuada uma abertura de 1/2 (meia) volta no débito da bomba injetora.
    A viatura ficou ótima, esperta e sem fumaçar de forma anormal, e num primeiro momento não percebi aumento no consumo.
    Acontece que agora, quase um ano depois da instalação do intercooler e das ditas alterações, efetuei algumas medições do consumo e fiquei surpreso, ao verificar que a viatura estava fazendo só 6,5 km/l...
    Levei o carro no bombista, que sugeriu fechar 1/4 (um quarto) de volta no débito da bomba e executar uma regulagem e limpeza dos bicos injetores. Assim foi feito e a viatura melhorou o consumo, mas somente para 7,5 km/l, também em trânsito urbano, alternando com e sem o ar condicionado ligado.
    A questão é que não sei precisar a kilometragem real da viatura, uma vez que quando a comprei marcava só 68.000 km e atualmente marca 87.000 km, mas sei que o odômetro sofreu alteração, face às informações prestadas pela concessionária Toyota, de serviços lá realizados antes de alterarem a kilometragem. Por tais informações e pelo tempo decorrido, julgo que a kilometragem real gire, hoje, entre 150.000km e 180.000 km, mas isso é só uma estimativa.
    Diante disso, pergunto aos companheiros: Será que vale à pena mandar retirar a bomba injetora e fazer uma revisão geral na mesma? Pode estar com pouca pressão e isso provocar o consumo elevado?
    O custo desse serviço, de acordo com o bombista, girará em torno de R$ 1.000,00.
    Esclareço que, exceto pelo consumo elevado, o carro está ótimo, andando bem, sem fumaçar, etc...
    Obrigado pelas consideraçãos a respeito. Um abraço, Delfim.

  • #5
    Galego,

    não falou besteira não...o alongamento da relação do diferencial melhora o consumo sim.

    Sérjão
    Citação Postado originalmente por GalegoFerrari Ver Post
    Caro amigo tenho um sw4 97 3.0 q ja comprei a cerca de 1 ano com intercooler maxcooler e ela nunca fez menos de 10 km/l na cidade e em viagem recente não fez menos de 10,5km/l na estrada a 120/130km/h de pico porem mantendo média de 110km/h. Pois bem os mecanicos q faziam manutenção na viatura para o antigo dono me informaram q quando ele mandou instalar o maxcooler, além de todos os procedimentos q vc citou( abertura de bomba etc.), ele também modificou a relação de diferencial "alongando-o" para q acompanhasse a nova potencia do motor e dessa forma o carro rodasse mais suave e mais livre. Não sei se isso procede e se estou falando uma grande besteira, porém se estiver me perdoem pois ainda estou aprendendo neste vasto mundo 4x4. Estou apenas repassando o "peixe q comprei". É certo também q com o aumento da potencia naturalmente aceleramos mais. Encontrei certa vez um rapaz em um posto de Brasília q me relatou q a dele não era intercoolada e q ela não fazia mais q 7km/l. Espero ter aberto um novo viés de pesquisa.


    []`s

  • #6
    Zepi, se seu motor não tem modificação de cavalagem use a mesma medida que o mwm 2.8 usa nos seus motores...isso não é aleatório, existe um calculo para saber o volume que deve ter o intercooler, baseado na cilindrada do motor, pressão da turbina, distância percorrida do ar até adimissão, etc...então use o que a mwm utiliza, ou vá a uma empresa especializada no assunto.

    Abrs,

    Sérjão

    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    Amigos, vou aproveitar esse tópico pra colocar um a dúvida minha...

    Um intercooler maior piora ou melhora o desempenho?
    Comprei um e estou acahndo ele um pouco grande( quase do tamnho do radiador willys), penso em mandar diminuí-lo pela metade.
    Ele está perfeito estado, mas fica a dúvida...
    Irei usá-lo em um mwm 2.8.


    Abraço

  • #7
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Caro Sérjão,

    Quando da última medição de consumo, feita antes da instalação do intercooler, a viatura estava com pneus GoodYear Wrangler RT/S, na medida 265/70 R16.
    As medições atuais, já com o intercooler instalado, pressão extra na turbina (o tal calço na westgate) e bomba aberta (1/4) foram feitas com os pneus BFGoodrich All Terrain, na medida 265/75 R16.
    O filtro de ar é trocado regularmente e mantido limpo e só uso o diesel podium Petrobrás.
    A propósito, atualmente o consumo na estrada tb não passa de 8 km/l...
    Eu não entendi a questão da diminuição da durabilidade do motor, face ao aumento de pressão na bomba injetora. Eu não sabia que a pressão da bomba injetora interferiria nisso, achava que só o aumento da pressão no turbo que seria perigosa nesse aspecto... Pode me explicar isso melhor, Serjão? Muito obrigado pela ajuda !!!! Abração, Delfim.
    4X4 Brasil

  • #8
    Delfim...

    Pela mudança dos pneus temos 3,4% de altura a mais, já altera uma pouco os valores...sem falar que o tipo de pneu novo AT também aumenta o consumo. Use diesel Texaco, vai melhorar o consumo, faça o teste.

    Se você tem um motor com um km mais avançado, digamos 200 mil km o aumento da pressão da bomba irá aumentar a pressão no motor...não digo isso com abertura da bomba e sim fazendo a bomba, trocando os elementos etc, e limpeza de bicos...você terá um ganho muito grande de potência...pode fazer o teste. Fazendo a bomba, bicos e trocando a correia dentada o motor trabalha com uma pressão maior, o que é prejudicial para um motor muito rodado, fazendo com que aneis, molas de seguimento e até o pistão possam estourar.

    Na verdade o que devemos buscar é um equilibrio no sistema, uma vez que mistura pobre ou rica de mais pode detonar o motor, aliás, detona o motor. Então uma boa equalização entre pressão da turbina, pressão da bomba e volume de ar, são primordiais para uma vida longa do motor.

    Abraços,

    Sérjão

    PS. espero ter ajudado...

    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Quando da última medição de consumo, feita antes da instalação do intercooler, a viatura estava com pneus GoodYear Wrangler RT/S, na medida 265/70 R16.
    As medições atuais, já com o intercooler instalado, pressão extra na turbina (o tal calço na westgate) e bomba aberta (1/4) foram feitas com os pneus BFGoodrich All Terrain, na medida 265/75 R16.
    O filtro de ar é trocado regularmente e mantido limpo e só uso o diesel podium Petrobrás.
    A propósito, atualmente o consumo na estrada tb não passa de 8 km/l...
    Eu não entendi a questão da diminuição da durabilidade do motor, face ao aumento de pressão na bomba injetora. Eu não sabia que a pressão da bomba injetora interferiria nisso, achava que só o aumento da pressão no turbo que seria perigosa nesse aspecto... Pode me explicar isso melhor, Serjão? Muito obrigado pela ajuda !!!! Abração, Delfim.

  • #9
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Sérjão,

    Vc ajudou, e muito !!! (como sempre)...
    Mas me diga uma coisa: Como um leigo como eu pode conseguir tal equilíbrio ? É possível conseguir uma regulagem correta sem fazer a bomba? Os bicos já foram regulados e limpos, foi a primeira opção do bombista...
    Será que aqui no RJ tem algum meca gabaritado pra fazer essas regulagens?
    Um abração, Delfim.

  • #10
    Delfim,

    As ordens...
    Ai você precisa ir a uma empresa qualificada e de confiânça. Em uma bancada ela pode ser equalizada, mesmo sem precisar fazer, mas um bom mec consegue regular dando umas voltas com o carro e fazendo regulagens até chegar a um ponto de equlibrio...no seu caso, como a mistura estará mais fria e consequentemente melhora o rendimento da mistura, o aumento da pressão da turbina foi necessário para poder encher o intercooler e o aumento do debito da bomba pra lhe dar mais potência, caso seja essa sua necessidade. Eu no seu caso, não teria mexido na bomba, apenas pressão da turbina por causa do intercooler, já que tendo o ar mais frio o debido original iria melhorar seu rendimento, mas você pode querer mais potência, ai relamente aumentando o debito da bomba, uma vez que é o diesel que vai aumentar sua potência, é a quantidade de combustível na mistura que irá lhe dar mais potência...você tem que ver se quer mais potência ou apenas melhorar o rendimento do veículo, ai eu deixaria o debido original...você pode fazer isso e ver se sente muito a diferença e aos poucos fazendo aferições de consumo...pode demorar um pouco, mas ai vai chegar a um ponto de equilibrio...certamente quanto maior o debito maior será seu consumo, além de outros fatores como os tipos de pneus e medidas.

    Abrs,

    Sérjão

    PS. espero ter ajudado...

    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Vc ajudou, e muito !!! (como sempre)...
    Mas me diga uma coisa: Como um leigo como eu pode conseguir tal equilíbrio ? É possível conseguir uma regulagem correta sem fazer a bomba? Os bicos já foram regulados e limpos, foi a primeira opção do bombista...
    Será que aqui no RJ tem algum meca gabaritado pra fazer essas regulagens?
    Um abração, Delfim.

  • #11
    Caramba,uma SW4 intercoolada que anda muito bem fazendo 7,5 dentro da rua pra mim ja estaria bom,ja que minha L200 só faz 7 e anda menos que uma SW4.
    ​Pajero Full

  • #12
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Só para retirar algumas dúvidas....O alongamento da relação do diferencial melhora sim o desempenho e aumenta a velocidade final...mas tambem perde em torque, o que não é bom para o uso off-road.

    Estou certo?

    Quanto ao consumo, como nosso gugú, isso é, nosso gurú falou (hehehehhe) tem que fazer a equalização dos diâmetros dos pneus em relação a kilometragem, pois os originais são os 255/75/15 nas SW4 até 2000, acho eu..depois mudou para os qros 16, mas não sei qual o diâmetro original desse modelo...

    Em algum dos diversos foruns que entrei por aqui, achei uma rela.cão de 1.08 para transformar a kilometragem dos 225 em 255, que são os pneus que uso na SW4...

    Então, se tá marcando 400km no marcador, vc multiplica por 1.08 (no meu caso) para obter a km real e ai sim dividir pelo consumo...

    A minha faz sem intercooler, de 7 a 7.6 na cidade com ar ligado full time...corrigido isso dá 7.5 a 8.4...já na estrada ela faz algo em torno de 10 a 14....dependendo do pé e da direção do vento...
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade