Ajuda a um novato sobre sw4
Bom dia meus caros, este é o meu primeiro post aqui no fórum. Faz um tempo que decidi comprar um 4x4 diesel em função da confiabilidade do motor e também da força de torque, algo que me ajudaria demais em minhas atividades de caça, pesca e camping. De início encuquei que queria uma xterra pela facilidade de encontrar peças pro motor mwm e pelo custo da manutenção, cheguei a dirigir uma 2004 e adorei. Achei muito macia, câmbio firme e macio e a capacidade de carga dela é um atrativo e tanto, o problema é que além de ter saído de linha existem muito poucas concessionárias nissan aqui no interior do RS e isso pode complicar um pouco, ainda li em algum lugar que a nissan, diferentemente da toyota, não atende mais carros que saíram de linha, fazendo eu desistir da xterra.
Pois bem, ultimamente eu coloquei na cabeça que quero mesmo uma 4runner de 3ª geração. As minhas dúvidas são muitas. Vou tentar expô-las aqui já pedindo desculpas pelo tamanho do tópico e pela ignorância no assunto e também pedindo a ajuda dos amigos mais experientes para me ajudarem a decidir sobre o que fazer. Meu objetivo não é fazer trilha e sim entrar e sair dos locais de difícil acesso e com alguma eventual erosão onde pratico minhas atividades outdoor, além de ter espaço suficiente para eu e minha esposa fazermos viagens um pouco mais longas para lugares com água. Enfim, um carro para equipar do meu jeito e bem provavelmente nunca mais trocar.
Dúvidas:
1 - Os modelos de 1997 a 2002 possuem muitas diferenças entre eles? Quero dizer, no motor 01 e 02 sei que possuem mais elétrica, porém não sei até que ponto isso pode influenciar uma futura mexida no motor para aumentar um pouco a potência do motor. Gostaria de aumentar para 150 a 160cv e bem futuramente talvez 200cv (caso seja possível).
2 - Pelo que vi os preços giram em torno de 50 a 75 mil porém não vejo muita diferença entre os anos 97 a 2002 no preço, independentemente do modelo. As modelos 01 e 02 ficam pouca coisa a mais e eu não saberia o motivo disso. Ter ar-condicionado digital vale tanto a pena assim a ponto de pagar um pouco mais?
3 - Moro em Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre, ouvi falar muito bem de uma oficina de nome Guapo Diesel em Porto, porém não sei se existem outras confiáveis aqui na região que mexem em motor diesel.
4 - Sobre a manutenção, é muito difícil achar peças novas para o carro? Existem vários CDV aqui na região e creio que peças usadas não devem ser problema.
5 - É fácil achar peças para customização no exterior porém o preço é bem alto. Por aqui exisstem lojas que oferecem o mesmo serviço?
6 - De início, além do snorkel, eu queria colocar pneus de pelo menos 33". A suspensão original calça esses pneus sem precisar de lift? Futuramente gostaria de botar pneus 35", exigindo um lift. Seria muito difícil de legalizar no documento?
7 - Seria muito difícil adaptar um intercooler? O tal problema do superaquecimento do motor pode ser resolvido com um radiador maior?
Infelizmente ainda não tive a oportunidade de dirigir o carro. Aqui na região existem bem poucos a venda, menos exemplares do que xterra, eu acredito. Inclusive eu vejo muito seguido xterra na rua e é muito raro ver sw4, alguém tem uma vaga ideia do motivo? Sei que existem algumas xterra "famosas" aqui na região e até o momento não encontrei nenhuma sw4 equivalente.
Enfim, gostaria da ajuda dos amigos para decidir e pensar bem no que fazer para não ter arrependimentos futuros e também dicas do que preciso ficar bem atento já que o veículo é mais antigo e a manutenção do dono faz toda a diferença.
Desde já agradeço.