x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário Avatar de carioca10
    Entrada
    26/03/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    64
    Posts
    643
    Agradecimentos: 0

    Post EM: Toyota Hilux "Disco Empenado"




    "Estado de Minas" de hoje

    http://www.uai.com.br/EM/html/sessao_38/2009/03/25/interna_noticia,id_sessao=38&id_noticia=94363/interna_noticia.shtml

    DISCO EMPENADO
    Impasse no ar
    Vários proprietários e ex-donos de Toyota Hilux têm se manifestado sobre problema crônico no sistema de freios do modelo. Fabricante atribui defeito ao uso indevido
    Pedro Cerqueira

    A cena parece não ser muito rara para proprietários da Hilux, com pouco tempo de uso: quando o motorista aciona o freio, o volante treme. O problema ocorre devido aos discos de freio empenados. O produtor rural Paulo Roberto de Oliveira Cardoso, que foi proprietário de uma Hilux 05/06, disse que enquanto ficou com o veículo precisou trocar os discos e pastilhas de freio por sete vezes, todas em garantia. “O chato é que, com apenas 1,5 mil quilômetros, o problema voltava. No final, eu esperava chegar às revisões para não ter que ir toda hora à concessionária”, relata Cardoso, que chegou a acionar o Procon para tentar resolver o problema de forma definitiva.


    Altair é um dos muitos donos de Hilux que reclamaram de empeno no disco de freio

    De acordo com o produtor rural, a Toyota alegou uso indevido do veículo. Cardoso se defende dizendo que faz uso normal dos freios. “Já tive outras picapes do mesmo porte e com nenhuma delas aconteceu isso”, disse Cardoso. Caso semelhante ocorreu com o empresário Altair Antônio de Sales Carmo, dono de uma Hilux 07/07 que apresentou empeno nos discos de freio com apenas 12.971 quilômetros rodados. Nessa primeira vez, em 11 de setembro de 2008, a autorizada sanou o defeito em garantia. O empresário usou o veículo por mais 3 mil quilômetros e o problema voltou. Mas, em 27 de novembro 2008, a concessionária se negou a fazer o reparo em garantia.

    SEM GARANTIA O cliente acionou o Serviço de Atendimento ao Cliente da Toyota. A fábrica alegou que discos e pastilhas, assim como itens que sofrem desgaste devido ao uso, não são cobertos por garantia. Segundo a Toyota, o empeno dos discos de freio acontece pelo superaquecimento do sistema, que ocorre apenas com o uso severo do sistema. A informação encontrada na concessionária Green foi que, nesse caso, a troca dos componentes não está mais sendo realizada em garantia. Já a Toyota afirma que, a não ser que fique constatado o uso severo do veículo, os clientes podem fazer o reparo em garantia.

    Outro cliente Toyota que teve problemas com a Hilux foi o comerciante Hilário Alves de Brito. Com 27 mil quilômetros rodados, ele já tinha trocado os discos e pastilhas em garantia por quatro vezes. “Esse aborrecimento contribuiu para que eu vendesse o carro”, disse Brito, que relata ter um perfil de motorista que preserva o veículo. “Como moro num lugar alto, com um declive de quatro quilômetros, desço sempre engrenado, com o câmbio automático na posição ‘low’. Além disso, eu praticamente não uso a tração 4x4 e nem ando em estrada de terra”, explica.

    A Toyota reconhece que o empeno dos discos de freio da Hilux tem sido alvo de um número significativo de reclamações por parte dos clientes. Segundo a fábrica, as peças trocadas em garantia foram recolhidas para análise. A Toyota alega que os testes comprovaram a inexistência de qualquer desconformidade do produto em relação ao projeto e à montagem e reafirmou que o motivo do desgaste do sistema de freio (pastilhas, discos e lonas) está diretamente ligado à forma de condução e uso do veículo. A fábrica japonesa afirma que, com o resultado dos testes, não pretende fazer um recall e cita que não existe registro de falha do sistema de freio.

    DISCO EMPENADO
    Análise da notícia

    Não é só na Hilux que os discos de freio empenam. Este é um mal crônico da Toyota, o problema se manifesta também no Corolla e já foi detectado até no luxuoso Lexus, o modelo nobre da marca produzido no Japão. É difícil entender como esse “calcanhar de Aquiles” não é resolvido por um fabricante de tanto conceito em todo o mundo e que produz dezenas de modelos de elevado padrão de qualidade. A rigor, seus engenheiros poderiam alegar mau uso do sistema de freios se fossem registradas apenas algumas ocorrências sem significado estatístico. Mas eles sabem – e não confessam – que os discos de freio de seus automóveis empenam com mais facilidade que os de outras marcas. E o argumento do “mau uso” cai diante de um defeito que se manifesta com muita frequência. Ou, como dizem os donos da Hilux, “será que só eu não sei frear os carros da Toyota?” (Boris Feldman)

  • #2
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Eu nem sabia que Toyota quebrava....
    Ranger CS 4x4 2001

  • #3
    Usuário Avatar de Loyer
    Entrada
    08/02/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    40
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    hehehe

    Bom, aqui em bsb conheço muita gente que tem hilux e realmente a de um amigo meu automática 2006/06 teve o disco de freio trocado na revisão dos 10.000 Km. de la pra cá não ocorreu novamente. Apenas a desse amigo apresentou problema no disco.

    Quanto aos Corollas, temos dois em casa e nunca teve problema algum, muito pelo contrário, só elogios.

    Na nossa Sw4 tb não tivemos problema, a não ser a bateria que foi trocada na garantia porque se soltou da ´´mesinha´´ e com os buracos da estrada na BA acabou quebrando as placas internas e não pegava mais carga.

    Roger o que eu sempre digo pro pessoal é que o problema não está no quebrar ou não quebrar, pois máquina sempre está esposto a falhas, mas o problema mora na garantia, no pós venda da marca e nesse ponto a TOY é nota 10, o respeito que eles demonstram ao usuário TOYOTA é de tirar o chapéu.

    Abraço de quem já sofreu muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito com garantia e pós venda da GM hehe.
    JEEP Renegade Longitude diesel 15/16

  • #4
    Nas cidade montanhosas como Belo Horizonte, disco empenada trincado em veículos com câmbio AT é normal.

    A Toyota tem culpa por não ensinar aos clientes dessas cidades como evitar o problema e culpa maior ainda por não usar nas Hilux o mesmo freio da SW4 ainda mais agora que as rodas passaram a ser de 16"
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Como pode ser evitado ? Porque a ocorrência é nos AT ?
    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #6
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Loyer Ver Post

    Roger o que eu sempre digo pro pessoal é que o problema não está no quebrar ou não quebrar, pois máquina sempre está esposto a falhas, mas o problema mora na garantia, no pós venda da marca e nesse ponto a TOY é nota 10, o respeito que eles demonstram ao usuário TOYOTA é de tirar o chapéu.
    Estás certíssimo,

    Apenas fiz a crítica pois o pessoal enche muito a bola dos carros toyota e tambem motores MWM, botando muita fama de que não e quebra e tal.....

    Abraços
    Ranger CS 4x4 2001

  • #7
    Usuário Avatar de Rogerrm
    Entrada
    22/04/2008
    Local
    Novo Hamburgo/RS
    Posts
    475
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Como pode ser evitado ? Porque a ocorrência é nos AT ?
    Abs
    Anthon
    Eu não sei como funciona o Câmbio AT, então não sei como é o freio motor...Então em BH como o Walter disse "nas cidades montanhosas" se tiver que segurar tudo no freio aí não tem o que aguenta...
    Ranger CS 4x4 2001

  • #8
    Citação Postado originalmente por Rogerrm Ver Post
    Eu não sei como funciona o Câmbio AT, então não sei como é o freio motor...Então em BH como o Walter disse "nas cidades montanhosas" se tiver que segurar tudo no freio aí não tem o que aguenta...
    o cambio automatico tem opçoes de limitar a marcha , posiçoes 1 ,2 e 3 no caso da frontier que tem 5 , tem a posiçao d onde o cambio define automaticamente a opçao , o problema esta ao descer ladeira se usar a posiçao d nao reduz o suficiente para usar o freio motor adequado, eu ao descer ladeiras ingrimes uso a posiçao 1 ou 2 , para poupar os freios . se usar a posiçao d o tempo todo nas ladeiras a durabilidade do sistema de freios estara comprometida.
    frontier sel at 2008 prata

  • #9
    Caro amigo Flávio, essa instrução que você colocou, e faz uso, está escrita no Manual do Proprietário ?
    Também faria a mesma pergunta para os proprietários da Hilux.

    Obs.: Quando o trânsito nas estradas está lento devido a algum acidente, e tem-se que descer ladeira vagarozamente, costumo desligar o motor e descer só no freio (fica duro, mais devagar não tem problemas). É bem possível que essa prática pode, também, empenar o disco.

    Abraços
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #10
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Caro amigo Flávio, essa instrução que você colocou, e faz uso, está escrita no Manual do Proprietário ?
    Também faria a mesma pergunta para os proprietários da Hilux.


    Anthon
    olá Anthoniusnikus ,não esta escrito no manual do proprietario, eu uso uma regra comum a boa direçao deve-se descer a ladeira com a mesma marcha adequada para subi-la para gerar um freio motor suficiente , colocando o cambio na posiçao d ele nao faz isso adequadamente .tenho um colega que possui um sentra da nissan ,manual ,ele adora ao descer ladeiras colocar no ponto morto para economizar gasolina aos 30000 km , ainda na garantia empenou os discos de freio , a garantia nao cobriu vai gastar 500 reais na recuperaçao .
    frontier sel at 2008 prata

  • #11
    Usuário Avatar de cbridi
    Entrada
    12/10/2004
    Local
    PORTO ALEGRE/RS
    Idade
    52
    Posts
    1,071
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por FLÁVIO FAF Ver Post
    tenho um colega que possui um sentra da nissan ,manual ,ele adora ao descer ladeiras colocar no ponto morto para economizar gasolina
    Avise teu colega que ele economizaria muito mais se mantivesse o carro engrenado e sem pisar no acelerador, o famoso cut-off de todos os carros equipados com injeção eletrônica.

    O cut-off reduz a quase zero ou até mesmo corta totalmente a injeção de combustível quando se trafega com o pedal do acelerador solto em velocidades acima de 35 Km/h aproximadamente.

    []'s
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #12
    Citação Postado originalmente por cbridi Ver Post
    Avise teu colega que ele economizaria muito mais se mantivesse o carro engrenado e sem pisar no acelerador, o famoso cut-off de todos os carros equipados com injeção eletrônica.

    O cut-off reduz a quase zero ou até mesmo corta totalmente a injeção de combustível quando se trafega com o pedal do acelerador solto em velocidades acima de 35 Km/h aproximadamente.

    []'s
    já avisei varias vezes , mas nao adianta , nao economiza gasolina e provoca desgaste nos freios. ele ainda esta no tempo do carburador.
    frontier sel at 2008 prata

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade