x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 45
  • #1
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Arrow Substituição Completa do Fluido de Freio nas SW4 1997/2002




    Caros amigos,
    Quero substituir todo o fluido de freio da minha SW4, 3.0 TDI, 1999. Contudo, fui numa oficina mecânica, onde tem um daqueles aparelhos que são acoplados ao reservatório do fluido, para bombear o fluido no sistema, mas o cara me disse que eles não tem a conexão para o tipo de reservatório da minha viatura... Será que só nas concessionárias eles tem isso? É uma coisa simples, mas lá eles vão me cobrar os olhos da cara pra fazer o serviço... Alguém já fez isso fora das concessionárias? Alguma sugestão? Obrigado, Delfim.

  • #2
    Usuário Avatar de Onezimo Ribeiro
    Entrada
    16/08/2006
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    71
    Posts
    68
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Caros amigos,
    Quero substituir todo o fluido de freio da minha SW4, 3.0 TDI, 1999. Contudo, fui numa oficina mecânica, onde tem um daqueles aparelhos que são acoplados ao reservatório do fluido, para bombear o fluido no sistema, mas o cara me disse que eles não tem a conexão para o tipo de reservatório da minha viatura... Será que só nas concessionárias eles tem isso? É uma coisa simples, mas lá eles vão me cobrar os olhos da cara pra fazer o serviço... Alguém já fez isso fora das concessionárias? Alguma sugestão? Obrigado, Delfim.
    Caro Delfim, não é verdade que somente as autorizadas são capazes de realizar esse serviço. Algumas oficinas no paralelo possuem estes aparelhos que com adptadores para acoplar na tampa do reservatório do fluido de freio da SW4. É só pesquizar em outras oficinas.
    Eu mesmo, aqui em Belém fiz esse serviço e gastei R$ 50,00 incluído o óleo desctron II, recomendado pelo manual Toyota. Achei um pouco "salgado", mas vale a pena.
    um abç. Onézimo Ribeiro

  • #3
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Caro Onezimo,

    Obrigado pela resposta !!!
    Pretendo executar exatamente o mesmo trabalho que vc executou na sua viatura, ou seja, regular as lonas e substituir completamente o fluido de freio do sistema.
    Amanhã vou percorrer algumas oficinas pra v er se eles tem a conexão que serve no bocal das SW4. Um abração, Delfim.

  • #4
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5
    Andei lendo sobre o assunto, na internet, e vi algumas recomendações para se "lavar" a tubulação do sistema com álcool isopropílico (99%), antes de se colocar o fluido novo...
    Alguém sabe se esse procedimento é correto? É necessário fazer isso? Obrigado, Delfim.

  • #5
    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Andei lendo sobre o assunto, na internet, e vi algumas recomendações para se "lavar" a tubulação do sistema com álcool isopropílico (99%), antes de se colocar o fluido novo...
    Alguém sabe se esse procedimento é correto? É necessário fazer isso? Obrigado, Delfim.
    Olha levando em consideração os conceitos básicos de química, lembro que, "semelhante dissolve semelhante", ou seja como pode o álcool que é uma substância Polar dissolver/diluir/remover uma substância Apolar (óleo)?

    Meus professores de química teriam um "piripaque" se ouvissem/lessem isso em algum lugar

  • #6
    Usuário Avatar de Engels Kbça
    Entrada
    14/06/2005
    Local
    Lauro de Freitas/BA
    Idade
    63
    Posts
    1,389
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Caros amigos,
    Quero substituir todo o fluido de freio da minha SW4, 3.0 TDI, 1999. Contudo, fui numa oficina mecânica, onde tem um daqueles aparelhos que são acoplados ao reservatório do fluido, para bombear o fluido no sistema, mas o cara me disse que eles não tem a conexão para o tipo de reservatório da minha viatura... Será que só nas concessionárias eles tem isso? É uma coisa simples, mas lá eles vão me cobrar os olhos da cara pra fazer o serviço... Alguém já fez isso fora das concessionárias? Alguma sugestão? Obrigado, Delfim.
    Caro Delfim
    Eu mesmo troquei o fluido do freio em casa, é muito simples. Sabe como faz para extrair ar do freio? Sabe aquele extrator de ar que tem nas rodas? Se sabe então é fácil.
    Coloquei uma pequena mangueira no extrator e direcionei para um vasilhame, para não sujar o chão da garagem.
    Folguei o extrator de uma das rodas e fui bombando, no pedal, até que o reservatório de óleo de freio, quase se esgotasse.
    Coloquei óleo novo e bombei até que o novo óleo surgisse no extrator, repeti a operação em todas as rodas. Não esqueça de ir completando o reservatório, para não entrar ar no sistema.
    Boa sorte !!
    SW4 -2000 TD3.0- Ironman - General Grabber AT2 265 /70 - 16

  • #7
    Usuário
    Entrada
    15/07/2008
    Local
    Campos Dos Goitacazes/RJ
    Posts
    105
    Agradecimentos: 0
    Caro Delfim
    20 Dias Atras Fiz Esse Serviço Na Toyomec (estrada Dos Bandeirantes,4835-curicica-jacarepagua ).fluido +/- 25,00 (os Caras So Trabalham Com Toyota).vale Uma Pesquisa.
    Espero Ter Ajudado.luiz

  • #8
    Fiz isso na minha sw4 1999 sem nenhuma dificuldade. Bastou procurar uma oficina especializada em freios, aonde sangraram o sistema, limpando as pinças, lixando e limpando tudo, sendo desmontada roda por roda (acompanhei o serviço), sendo adicionando meio litro de fluído varga dot4. Demorou cerca de hora e meia, a R$ 120,00. ficou muito bom.
    JCarlos

  • #9
    Caros amigos,
    Quero substituir todo o fluido de freio da minha SW4, 3.0 TDI, 1999. Contudo, fui numa oficina mecânica, onde tem um daqueles aparelhos que são acoplados ao reservatório do fluido, para bombear o fluido no sistema, mas o cara me disse que eles não tem a conexão para o tipo de reservatório da minha viatura... Será que só nas concessionárias eles tem isso? É uma coisa simples, mas lá eles vão me cobrar os olhos da cara pra fazer o serviço... Alguém já fez isso fora das concessionárias? Alguma sugestão?
    Amigo eu trabalho com essas maquinas a muito tempo, elas vem com diversos tipos de tampas e tem uma que é universal inclusive tem um cabo de aço adicionado junto a ela, eu gosto mais da sangria de maguina por que ela linpa muito bem ate mesmo o reservatorio do oleo, esse serviço chama-se sangria automatizada. Apos a realização do serviço peça para o mecanico te mostrar o oleo velho para vc ter uma noção da sujeira que estava no sistema.



    Andei lendo sobre o assunto, na internet, e vi algumas recomendações para se "lavar" a tubulação do sistema com álcool isopropílico (99%), antes de se colocar o fluido novo...
    Alguém sabe se esse procedimento é correto? É necessário fazer isso? Obrigado, Delfim.
    A questão do alcool e por que o fluido de freio e dissolvido quando se joga agua nele, ele "desmancha" perde sua ação e desaparece, quando ultilizamos alcool e por que ele tambem faz a mesma função da agua, mas com uma vantagem, ele não deixa enferrujar imediatamente, ja com agua logo apos a secagem da peça fica a enferrujada(aonde o fluido passa).
    Mas minha experiencia me mostra que não e nescessario limpar com alcool, basta apenas a maquina e pronto, e lembre-se deve ultilizar no minimo FLUIDO DOT4.
    Recomendação para todos: deve-se trocar o fluido de freio a cada 10.000 km ou 12 meses, eu ja tive cliente que andou muito tempo com fluido e do nada perdeu o freio, o fluido virou agua!!! E teve que trocar cilindro, burrinhos de freio traseiros e revisar os dianteiros, esse simples descuidado quase resultou em acidente e ainda gastou em um monza R$350,00!!!!

  • #10
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Danilo,

    Obrigado por suas considerações...
    Fiz hoje o serviço em uma ótima oficina, fiquei muito satisfeito. Eles possuem a tampa com o cabo de aço e borboletas e fizeram o serviço tal e qual vc exemplificou. Ficou ótimo !
    Tiraram os tambores traseiros, lixaram as lonas e os tambores, regularam as sapatas e tudo o mais. Eu acompanhei todo o serviço e vi a diferença na cor do fluido velho em relação ao novo, vermelhinho... Aproveitei e mandei fazer tb a sangria automatizada do fluido da embreagem.. Usaram Fluido Varga, DOT 4, em ambos (freio e embreagem). A propósito, a embreagem ficou super macia !!! Obrigado a todos, Delfim.

  • #11
    Usuário Avatar de Marcelo_Taz
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    63
    Posts
    553
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dpab Ver Post
    Obrigado por suas considerações...
    Fiz hoje o serviço em uma ótima oficina, fiquei muito satisfeito. Eles possuem a tampa com o cabo de aço e borboletas e fizeram o serviço tal e qual vc exemplificou. Ficou ótimo !
    Tiraram os tambores traseiros, lixaram as lonas e os tambores, regularam as sapatas e tudo o mais. Eu acompanhei todo o serviço e vi a diferença na cor do fluido velho em relação ao novo, vermelhinho... Aproveitei e mandei fazer tb a sangria automatizada do fluido da embreagem.. Usaram Fluido Varga, DOT 4, em ambos (freio e embreagem). A propósito, a embreagem ficou super macia !!! Obrigado a todos, Delfim.
    Blz Delfim, agora me fala aonde se encontra essa ótima oficina pois nunca é demais saber de bons profissionais.

    Marcelo
    A PRESSA PASSA E A MERDA FICA Nada como um dia após o outro
    Toyota SW4 3.0 TD - 99 ( Oncovô )

  • #12
    Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    62
    Posts
    2,049
    Agradecimentos: 5

    Marcelo,

    A Oficina chama-se LUDAMAR e é aqui na Tijuca, na Rua Barão de Mesquita, na esquina da rua Dep. Soares Filho, próximo ao Colégio Militar. O dono é meu amigo, joga tênis comigo.
    Não é uma oficina de 4x4, nem tampouco especializada Toyota, mas em nossas viaturas há muito serviços que só precisam de um bom profissional para executá-los, desde que compremos as peças originais e acompanhemos os serviços. Os freios são um bom exemplo disso. A propósito, quando desmontaram os tambores traseiros para lixar e regular as lonas, verificamos que havia um vazamento no retentor de óleo da bengala, que vem do diferencial pra roda. Assim, fui na Green (Toyota) e comprei o retentor, o qual foi trocado. Também foi na oficina desse amigo que resolvi o vazamento de óleo que havia aparecido no diferencial traseiro... O mecãnico só precisou reapertar os parafusos que estavam frouxos e ficou resolvido.

    Mudando de assunto, mas que tem relação com o anterior:

    Esse serviço de troca do tal retentor havia sido (mal) feito na Toyomec há um ano exatamente e, examinando o tal retentor no local, vimos que havia sido mal colocado, estava torto, o que provocou novo vazamento.
    Aliás, essa história do retentor mal colocado não é o primeiro vacilo que constato, em relação aos serviços da Toyomec. Estou muito chateado tb com outras coisas que foram mal feitas lá, no ano passado, quando comprei a minha SW4 e fiz a revisão geral, mas só descobri na medida em que fui conhecendo mais o carro e aprendendo com vcs aqui no fórum. Eles sempre foram muito simpáticos no atendimento, posando de "amigos", mas hoje percebo que faltou honestidade e, porque não dizer, competência em alguns aspectos. Me sinto enganado pela Toyomec e, pior, inocentemente indiquei o trabalho deles pra muita gente... Mas Deus é justo e não se faz o mal sem que a verdade um dia apareça... Desculpem o desabafo !!! Um abração, Delfim.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade