x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 24
  • #1
    Usuário Avatar de Rabello
    Entrada
    07/06/2008
    Local
    Criciúma/SC
    Posts
    153
    Agradecimentos: 0

    Modificar sistema molejos em Hilux 95.




    OLá a todos do fórum! Faz pouco tempo continuei um tópico pedindo ajuda para redimensionar meu feixe de molas com a finalidade de ganhar mais curso e amacies. Emfim, estudando bem o que eu queria e a poca experiencia que tive com os feixes de mola digo, preciso da ajuda de alguem que realemente entenda de como transformar um sistema de suspensão da hilux 95 ( feixe tras/dian) para um sistema com molas helicoidais. Aqui em SC no momento nao tem niguém disponível para tal serviço. Preciso de dicas de quem ja teve alguma experiencia com esse tipo de transformação. Quando solicitei ajuda com meus feixes originais fui pouco ajudado, preciso de mais opniões. Visto que terei qeu investir um dinheiro para isto e sei que um mal serviço pode dar muita dor de cabeça. VAleu!!!!







    HIlux 95 2.8 TD CD - 35" mais com varias gambiarras! ( esperando ajuda do fórum para uma suspensão decente .

  • #2
    Rabello,

    entra no link, esse cara fez algo parecido com o que vc quer fazer.

    http://www.brian894x4.com/WCORIFSINSTALL.html

    Abraços

    Raphael

  • #3
    www.spider4x4.com.br se tiver problema de fluxo de caixa, nem precisa pesquisar.. vai pra mais de 6k um projeto desses....

  • #4
    Usuário Avatar de Caio Rivetti
    Entrada
    09/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    224
    Agradecimentos: 0
    Rabello,
    voce tem na sua hilux uma suspenção super robusta, com um custo baixissimo de manutenção, eu não trocarria mor mols elicoidais.
    Ja vi muita gente querer trocar a suspenção das hilux, mas todos que conheci queriam trocar as barras de torção por feixe de molas e eixo rigido, nunca ao contrario. Eu sou um que tenho vontade de trocar a minha.
    O proprio brian do link que o Raphael mandou acabou trocando as elicoidais pelo eixo rigido e feixe de mola.
    Se voce aumenter um pouco os seus jumelos ganhara curso, altura e o carro ficara mais macio, adicionando isso a uns amortecedores rancho 9000 o carro fica quase um landau.
    Se quiser mais do que isso pode experimentar colocar feixes maiores, não me lembro se são da F100 C10 ou S10. É muito mais facil e barato do que trocar por elicoidais.
    Mas se realmente voce optar por trocar eu sou um candidato a comprador da sua suspenção antiga.
    Abraço,
    Caio

  • #5
    Usuário Avatar de Rabello
    Entrada
    07/06/2008
    Local
    Criciúma/SC
    Posts
    153
    Agradecimentos: 0

    4 link?

    O sistema 4 link nao seria uma boa opçao? [ame="http://www.youtube.com/watch?v=ZQTGik-cRTE"][ame=http://www.youtube.com/watch?v=ZQTGik-cRTE]YouTube - Roham's Toyota 4runner 4 link flexing in Moab[/ame][/URL] como no video ali?
    Será que 4 molas e 8 braços chegam a 6 mil reais? Aqui achei um cidadão qeu faz esse serviço, e foi exatamente isso que ele pediu. Achei mt caro pelas peças que vão, sem contar que na minha cidade tem um empresa de molas que fabrica a mola helicoidal em qualquer medida. SObre a robustes do feixe de molas nao resta duvidas, mais o conforto é zero né? E o caio, aumentar os jumelos ganha altura e curso sim, mais será que deixa mais macio ? Estou usando um jumelo maior já e perdi mt em amacies. Penso eu, corrijam-me se estiver errado, que toda altura ganha acima dos feixes de mola ( jumelos, suportes, etc salvo as proprias molas alongadas) fazem a suspensao perder amacies, ou naO? Muitos pensaram: que que ele quer com conforto tento uma hilux 95 com 35" né? OK, em um ano e meio quase de uso com a camionete ( 1 ano com 35") eu ja tive que abrir paralamas, colunas para descobrir muitos barulhos esquisitos qeu faziam, tanto é que a lata por debaixo do paralama dianterio teve de ser soldada por ter rachado tamanha trepidaçao. A camionete está se desmanchando, quando peguei ela toda original era mt justa, agora faz mt barulho e sinto que por mais que eu consiga ajeitar oe feixes de mola nao conseguirei aliviar as pancadas que a lata sofre. Na verdade é essa minha principal preocupaçao, que um dia a lata venha a sofrer muito dano com os impactos em seco que ela vem levando. Só pra completar, eu vio uma foto de um sistema com feixes de mola, que pra min parece ser talvez o mais ideal entre tudo que ja vi de feixe, e principalmente mantendo o lift ( a minha tem 8,5" )
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Modificar sistema molejos em Hilux 95.-p9290056.jpg  

  • #6
    "erá que 4 molas e 8 braços chegam a 6 mil reais? Aqui achei um cidadão qeu faz esse serviço, e foi exatamente isso que ele pediu. Achei mt caro pelas peças que vão, sem contar que na minha cidade tem um empresa de molas que fabrica a mola helicoidal em qualquer medida. "


    Será que é só isso? é o projeto? e as barras panhard? e o sistema de direção? e pra acaertar as molas? amortecedores? etc, etc, etc...

  • #7
    se sai para 6k esta muito bom,ja fiz varios trabalho desse tipo,se vcusa componentes de primeira como coilover,terminais rotulares,etc vc gasta bem mais.se vc que fizer faz um bom sistema de feixo de mola comprido na dianteira e na traseira ,4 amortecedores bom e vc vai ver que os feixos nao sao tam ruim assim como se pensa

  • #8
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0

    Smile

    Citação Postado originalmente por Rabello
    ... Quando solicitei ajuda com meus feixes originais fui pouco ajudado, preciso de mais opniões. Visto que terei qeu investir um dinheiro para isto e sei que um mal serviço pode dar muita dor de cabeça...
    Rabello,
    Siga o conselho do Caio Rivetti. O exemplo do kit americano não vale, pois nos EUA você tem o kit já desenvolvido, com molas, bandejas e braços. Não perca seu tempo e seu $$$ com isso. Se há solução pronta, utilize. Se não há, não queira inventar. A menos que você queira ter dor de cabeça. Experiência minha, montando meu Engesa há 5 anos.
    Se quer uma empresa séria procure a Molas FF, http://www.molasff.com.br/ .
    Fica na Rua Curuçá, no 82, em São Paulo, SP. Fone é 011 3474 6999.
    Mas prá ficar bão, mas bão mesmo, somente com feixes originais Toyota.
    Evidentemente você nunca terá o conforto de uma suspensão com mola helicoidal ou barra de torção.
    []´s
    4X4 Brasil
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #9
    Usuário Avatar de Caio Rivetti
    Entrada
    09/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    224
    Agradecimentos: 0
    Rabello,
    os jumelos maiores não deveriam deixar o carro mais duro não, a não ser que seus feixes estejam muito arqueados, o que acaba afetando o angulo dos jumelos podendo deixar o carro muito duro. de uma verificada se seu feixe esta com o numero correto de molas, pois se tiver molas a mais o carro ficara bem mais duro, será que voce não esta andando com os pneus muito cheios?
    Tenho um amigo com uma hilux com feixe de molas com 33 e a pickup dele é mais macia que a minha.
    Abraço,
    Caio

  • #10
    Usuário Avatar de Rabello
    Entrada
    07/06/2008
    Local
    Criciúma/SC
    Posts
    153
    Agradecimentos: 0

    CHegando num denominador comun...

    Dae Caio! Obrigado pelas dicas e opniões, suas e dos demais! É verdade, confesso que um feixe com a quantidade de molas certas e o tamanho certo, com o angulo de envergadura certa e um bom amortecedor alcançe uma boa suspensão. E que também a minha suspensão está muito mal arranjada pelos pneus que estou usando e pela altura que desejo ter. COmecei ja a fazer orçamentos com as empresas de molas, meio que ja decidido pelo que foi exposto aqui, a montar um sistema bom com feixes. PReciso de mais informaçoes como : Qtas molas seria o ideal ? E na foto acima do chassis com feixes, o pq do calce em forma de cunha? E o suporte que prende o feixe no chassis, pode ser alterado da minha para maior?

    abraço!

  • #11
    Usuário Avatar de Caio Rivetti
    Entrada
    09/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    224
    Agradecimentos: 0
    Rabello,
    não sei quantas folhas de mola seria recomendavel, acho que vai depender da dureza e espessura delas, o Raphael traz umas molas da ironman que ja são calibradas e deixam o carro mais alto.
    Na foto acima o calço serve para deixar o carro mais alto, isso é facil de fazer, voce poe esse calço entre as molas e o feixe e troca os gramposdas molas. eles só não podem ser mjuito altos e tem que ser bem feitos para evitar que o eixo gire em momentos de grande torque, e lembre-se de que se voce aumentar muito a altura voce deve dar um angulo nos diferenciais para não forçar as cruzetas.
    Quanto ao suporte que prende o feixe, voce pode fazer como quizer, só lembre de que tem que ser muito bem feito e muito bem soldado, pois se soltar o estrago pode ser enorme.
    Nos foruns de jeep deve ter muita informação sobre isso, o pessoal costuma usar molas de toyota, e para isso tem que mudar o suporte, eu mesmo ja fiz isso na minha rural quando coloquei molas de ranger.
    ë um serviço relativamente facil e barato, mas deve ser muito bem feito.
    Abraço,
    Caio

  • #12
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Olá Rabelo


    Em relação à sua viatura, te digo que é algo a se cobiçar uma Hillux com eixos rígidos na dianteira e trazeira. Pelo menos pra que pretende fazer trilhas com certa eficiência.

    Esta configuração é ótima para tal uso, principalmente pela robustez e simplicdade. Sou fã disso tanto é que fiz tal alteração na minha Dakota para torná-la apta à trilhas mais pesadas.

    O problema de fazer uma modificação radical como fiz, e talvez como você pretendia, é chegar no acerto ideal. Por exemplo, estou sofrendo para encontrar uma mola ideal para utilizar na dianteira do meu carro. Fiz o projeto idealizando um modelo, e na prática o comportamento está insatisfatório. Ainda não tive chance de testar outros modelos, porém o ideal seria fazer algo sob encomenda. Assim gostaria até que me passasse o contato da empresa que faz molas aí de Crisciúma.

    Voltando a falar do seu carro, te digo que feixes de molas quando adequados, otimizam muito o uso off road e apresentam vários recursos de ajustes e acessórios para incrementar o curso. Asssim, para encontrar o ajuste ideal, pode se utilizar lâinas mais longas, remover ou adicionar lâminas ao feixe, utilizar o sistema 3/4 elípse ou ainda jumelos articulados ou revolver, lógico que em conjunto com amortecedores de curso maior.

    Mantendo o projeto original do seu carro, acho que você terá a melhor relação custo benefício e ainda uma garantia maior de resultado.

    Sem mais

    Abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Modificar suspensão Ranger
      Por Felipe / Ranger / Floripa no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 25/03/2016, 18:53
    2. modificar banco traseiro das pick ups
      Por Troller-a-vista no fórum Picapes
      Respostas: 17
      Última resposta: 26/12/2012, 13:35
    3. E possivel modificar portas traseiras para sistema da Fiorino?
      Por bototucuxi no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 4
      Última resposta: 13/07/2011, 13:06
    4. Modificar sw4 pra 285/75 R16
      Por leprechaun no fórum Toyota
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/12/2009, 10:24
    5. Ranger dos molejos
      Por AlexSanches no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 1
      Última resposta: 26/05/2008, 10:23

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade