x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 24 de 24
  • #13
    Usuário Avatar de Rabello
    Entrada
    07/06/2008
    Local
    Criciúma/SC
    Posts
    153
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Olá Rabelo


    Em relação à sua viatura, te digo que é algo a se cobiçar uma Hillux com eixos rígidos na dianteira e trazeira. Pelo menos pra que pretende fazer trilhas com certa eficiência.

    Esta configuração é ótima para tal uso, principalmente pela robustez e simplicdade. Sou fã disso tanto é que fiz tal alteração na minha Dakota para torná-la apta à trilhas mais pesadas.

    O problema de fazer uma modificação radical como fiz, e talvez como você pretendia, é chegar no acerto ideal. Por exemplo, estou sofrendo para encontrar uma mola ideal para utilizar na dianteira do meu carro. Fiz o projeto idealizando um modelo, e na prática o comportamento está insatisfatório. Ainda não tive chance de testar outros modelos, porém o ideal seria fazer algo sob encomenda. Assim gostaria até que me passasse o contato da empresa que faz molas aí de Crisciúma.

    Voltando a falar do seu carro, te digo que feixes de molas quando adequados, otimizam muito o uso off road e apresentam vários recursos de ajustes e acessórios para incrementar o curso. Asssim, para encontrar o ajuste ideal, pode se utilizar lâinas mais longas, remover ou adicionar lâminas ao feixe, utilizar o sistema 3/4 elípse ou ainda jumelos articulados ou revolver, lógico que em conjunto com amortecedores de curso maior.

    Mantendo o projeto original do seu carro, acho que você terá a melhor relação custo benefício e ainda uma garantia maior de resultado.

    Sem mais

    Abraços
    Caio Rivetti, o que seria um "calço bem feito que evite que o eixo vire em momentos de grande torque" ? Essa torção, que o eixo daria, pode ser eliminada com um bom calço?
    como? Eu achava que era um movimento normal em momentos forçados, independente dos calços. Obrigado pela sua ajuda, resta ainda esta duvida.

    E sobre sua opnião, Renato Fraga, concordo plenamente ( lhe enviei uma mp), mais que é dificil achar o tamanho e o angulo ideal pra uma mola feita sobre encomenda é, não ? Creio que devido aos meus jumelos e suportes maiores, eu precise de uma mola mestra que tenha um tamanho X , na qual as que vêem em kits nao tenham, devido as caracteristas existentes na camionete. Por isso esse quebra-cabeças para confeccionar a "mola ideal". Mais tudo bem, acho que agora sai esta suspensão. QUalquer novidades, duvidas, monstagem postarei aqui.
    Brigadão ae pessoal!


    HIlux 95 2.8TD CD - 35" ( Fazendo uma suspa )

  • #14
    Usuário Avatar de Caio Rivetti
    Entrada
    09/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    224
    Agradecimentos: 0
    Rabello,
    na verdade o movimento de torção sempre existe, mas numa suspenção original isso ja foi calculado de modo que não comprometa a suspenção, sempre que voce aumenta a distancia do eixo para o feixe de molas voce estara aumentando o momento e assim a força de torção do mesmo, o que pode danificar sua suspenção, portanto para tentar minimizar esse efeito, o calço deve ter uma altura maxima que não comprometa sua suspenção, soldar o calço ao eixo tambem ajuda a minimizar a torção, assim como a forma conica do mesmo, aumentando a superficie de contato com os feixes. Outra coisa que se pode fazer para evitar essa torção é colocar uma "torque arm" não sei como se fala em portugues, mas é uma barra para evitar que o eixo gire, muito usada em muscle cars. Acho que o pessoal do RC deve usar tbm.
    Abraço,
    Caio

  • #15
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Bom em referência à calços colocados entre molas e eixos, pode fazer o que for, da forma que for, vai contribuir para o "Axle Wrap" devido à alavanca que cria no molejo. Pode ser retangular, quadrado, trapezoidal, maciço, vazado, soldado, parafusado, qualquer coisa. O resultado é o mesmo.

    Se observarem a Ranger por exemplo possui um pequeno calço original, mas a configuração do molejo minimiza o efeito, que existe porém sutil, e não chega a afetar o comportamento de nada.

    No caso de lift de suspensão geralmente buscamos um ganho significativo de altura, geralmente igual ou maior que 3pol no mínimo.

    Barras de tração funcionam no sentido de anular o Axle Wrap, porém se mal confeccionadas e configuradas, interferem no comportamento da suspensão podendo piorar a situação. O maior ganho que se tem com este dispositivo é aplicar a força da tração em um ponto estratégico do veículo afim de aproveitá-la ao máximo.

    Para ganhar altura numa suspensão de feixes de molas, acredito que o ideal seria associar vários recursos, aproveitando o que melhor cada um pode oferecer.


    Portando utilizar jumelos mais altos (dentro de um limite), arqueamento do molejo (sutil) e calço pequeno 2 pol mais as barras de tração, seria o ideal. Mas na verdade, se for possível instalar molejos mais longos com novas fixações acredito ser a melhor alternativa. Veja o exemplo dos Willis que trocam molejo original pelos da toyota Bandeirante. Aumenta curso, conforto, segurança etc etc etc .......

    MAs primeiro observe se o seu veículo é SPUA ou SPOA??????

    Às veses, o simples fato de inverter esta posição já pode ser o suficiente para ganhar a altura desejada, sem interferir muito no comportamento da suspensão.



    Abraços a todos

  • #16
    Usuário Avatar de Rabello
    Entrada
    07/06/2008
    Local
    Criciúma/SC
    Posts
    153
    Agradecimentos: 0

    Experts em MOlas!

    OLá pessoal! Mais uma vez necessito de uma opnião criteriosa dos membros do fórum, eis o seguinte : Consegui molas maiores para os feixes dianteiros e traseiros que tanto foi discutido para conseguir chegar onde desejo em curso, amacies etc MÂS.... tem um porém, as molas dianteiras possuem uma limitação maior em relação as traseiras no quesito comprimento. Estas ultimas, podem ser alongadas em torno de 200 mm para cara lado que tem espaço de sobra, o que não ocorre com as laminas dianteiras devido a falta de chassis que ocorrerá quando a laminar sobressaltar, ou se transpuser, ao suporte do olhal no chassis, e na parte posterior do mesmo feixe, há um limite também devido a alguma suporte também do chassis.O fato é, o máximo que poderá ser aumentado na parte anterior do feixe dianteiro é 80mm, e na poarte posterior 14mm. Pergunto, uma mola que possua diferenças em relaçao a distancia ao furo de centro pode ter sua funcionabilidade prejudicada ? A diferença seria de 140mm, e ocorre que a mola mestra traseira dela original ja possue esta diferença ( medidas da mola mestra traseria : 51x68/ 60x6 olhal 30mm).
    Pelo que eu intendi, a medida menor da mola traseira da HIlux acontece na parte anterior, justamente onde o chassis tem uma curvatura, seria este o motivo do encurtamento desta mola? OU seria o contrario, o chassis foi abaloado devido ao trabalho ideal da mola que se dá nesta medida. Conversei com gente gabaritada neste assunto e eles nao souberam me reponder com firmeza. Para a confecção das benditas molas só preciso sanar esta dúvida.


    ABraço a Todos!!






    Hilux 95 2.8TD japonesa CD - 35" - Bola de Neve ( quase la na suspa)

  • #17
    o maximo que se consegue modificar o suporte do jumelo dianteiro e im corespondeçi ao suporte da carroceria,esatamente a lamina dianteira do suporte.assim fica alineado e nao precisa fzer suporte fora do chassi.

  • #18
    Usuário
    Entrada
    08/11/2011
    Local
    Santa Cruz do Sul - RS/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Olá, o pessoal aqui da cidade está fazendo na Hilux o sistema de suspensão igal do Troller, mantem o eixo rígido na dianteira e faz o suporte para a mola helicoidal, fica muito boa para andar, não pula nada, mas não sei se é seguro... anexo segue uma foto como exemplo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Modificar sistema molejos em Hilux 95.-hilux-sr5-067.jpg   Modificar sistema molejos em Hilux 95.-hilux-sr5-068.jpg  

  • #19
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por Marcelo_Hilux Ver Post
    Olá, o pessoal aqui da cidade está fazendo na Hilux o sistema de suspensão igal do Troller, mantem o eixo rígido na dianteira e faz o suporte para a mola helicoidal, fica muito boa para andar, não pula nada, mas não sei se é seguro... anexo segue uma foto como exemplo.
    SEGURO É COM CERTEZA

    Pois este sistema de suspensão existe além do TROLLER , existe tb nas LAND ROVER DEFENDER , MARRUÁ , ENGESA , JPX , CAMPER .

    Na minha opinião só perde um pouco na estabilidade , pois com este sistema existe uma maior rolagem da carroceria , mas nas ultrapassagens dos quebras molas do Brasil a fora , este sistema passa que nem parece , tenho uma SW4 93 com Barra de torção na frente e um ENGESA com este sistema , no dia a dia prefiro andar de ENGESA pq passo batido nos quebra molas e nem parece .

  • #20
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    SEGURO É COM CERTEZA

    Pois este sistema de suspensão existe além do TROLLER , existe tb nas LAND ROVER DEFENDER , MARRUÁ , ENGESA , JPX , CAMPER .

    Na minha opinião só perde um pouco na estabilidade , pois com este sistema existe uma maior rolagem da carroceria , mas nas ultrapassagens dos quebras molas do Brasil a fora , este sistema passa que nem parece , tenho uma SW4 93 com Barra de torção na frente e um ENGESA com este sistema , no dia a dia prefiro andar de ENGESA pq passo batido nos quebra molas e nem parece .
    olá pessoal, ninguem me chamou na conversa, mas....., metendo o bedelho digo, já vi e já utilizei o seguite, deixar os feixes de molas existentes apenas arqueando eles de volta a forma original e acrescentar suportes e molas ''espirais'' ou ''aspirais'' em conjunto com os feixes, (pode ser até mola usada, de carro popular tipo uno, gol, etc..) ganha na altura e conforto, mas no asfalto em grandes velocidades não sei se seria seguro, e não sei se na hilux entre chassis, lata e eixo tem espaço p/ acrescentar esta mola (espiral, aspiral ou eliptica, sei lá o nome) rsrsrs, tambem já utilizei zumelo um pouco maior e acrescentar algumas molas no feixe, ( porem apenas molas grandes) tipo mola mestre, 2° mola e 3° e 4° pega a mestre ou 2° e corta um pouco p/ ficar uma sequencia tipo escada, entendeu? aumentar apenas as molas grandes que são mais flexiveis, pois se aumentar as quantidade de molas ''curtas'' que dão sustenção as grandes p/ suportar mais peso dai ficaria mais dura a suspenção, favor não me ofender, rsrsrs, só dei um palpite, mas já vi esses ''ajutes tecnicos'' p/ não falar gambiarra e funcionam, unica dificuldade é ir dosando p/ acertar, mas as vezes acerta o tamanho e modelo de mola de primeira, desculpe pela intromisão no forun dos veteranos e boa sorte, depois posta como ficou a solução.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #21
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por arildo eletrecista Ver Post
    olá pessoal, ninguem me chamou na conversa, mas....., metendo o bedelho digo, já vi e já utilizei o seguite, deixar os feixes de molas existentes apenas arqueando eles de volta a forma original e acrescentar suportes e molas ''espirais'' ou ''aspirais'' em conjunto com os feixes, (pode ser até mola usada, de carro popular tipo uno, gol, etc..) ganha na altura e conforto, mas no asfalto em grandes velocidades não sei se seria seguro, e não sei se na hilux entre chassis, lata e eixo tem espaço p/ acrescentar esta mola (espiral, aspiral ou eliptica, sei lá o nome) rsrsrs, tambem já utilizei zumelo um pouco maior e acrescentar algumas molas no feixe, ( porem apenas molas grandes) tipo mola mestre, 2° mola e 3° e 4° pega a mestre ou 2° e corta um pouco p/ ficar uma sequencia tipo escada, entendeu? aumentar apenas as molas grandes que são mais flexiveis, pois se aumentar as quantidade de molas ''curtas'' que dão sustenção as grandes p/ suportar mais peso dai ficaria mais dura a suspenção, favor não me ofender, rsrsrs, só dei um palpite, mas já vi esses ''ajutes tecnicos'' p/ não falar gambiarra e funcionam, unica dificuldade é ir dosando p/ acertar, mas as vezes acerta o tamanho e modelo de mola de primeira, desculpe pela intromisão no forun dos veteranos e boa sorte, depois posta como ficou a solução.
    ARILDO

    Não precisa se desculpar de nda cara aqui somos todos iguais .

    Mas esta opção que vc colocou pode ser feita sim ,mas se a intenção pe de ficar com a suspensão mais macia , estará no caminho errado , se o carro com feixe de molas originais já esta duro e vc quer amaciar , e vc colocando mais molas mesmo sendo as espirais ??? Vc estará endurecendo mais ainda pq esta ACRESCENTANDO MOLAS no carro .

    Caso vc retire o feixe de moals e colca aPENAS A ESPIRAIS ??? Aí sim vc estará mudando completan=mente o comportamento do carro , ficando bem macio e confortável , só que perderá a capacidade de levar o mesmo peso que carregava . Pois não existe almoço de graça . Ou seja vc tornar um carro mais macio e ter a mesma capacidade de carga , ISTO NÃO EXISTE .

  • #22
    Usuário Avatar de Arildo MT
    Entrada
    02/10/2013
    Local
    interior/MT
    Posts
    1,698
    Agradecimentos: 30
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    ARILDO

    Não precisa se desculpar de nda cara aqui somos todos iguais .

    Mas esta opção que vc colocou pode ser feita sim ,mas se a intenção pe de ficar com a suspensão mais macia , estará no caminho errado , se o carro com feixe de molas originais já esta duro e vc quer amaciar , e vc colocando mais molas mesmo sendo as espirais ??? Vc estará endurecendo mais ainda pq esta ACRESCENTANDO MOLAS no carro .

    Caso vc retire o feixe de moals e colca aPENAS A ESPIRAIS ??? Aí sim vc estará mudando completan=mente o comportamento do carro , ficando bem macio e confortável , só que perderá a capacidade de levar o mesmo peso que carregava . Pois não existe almoço de graça . Ou seja vc tornar um carro mais macio e ter a mesma capacidade de carga , ISTO NÃO EXISTE .
    já utilizei algumas destas adaptações, mas o pessoal por aqui deixa tipo 3 molas compridas tipo mestre 1°, 2°, 3° todas do comprimento total até o olhal aonde vai a bucha, essas compridas ficaram macias e servirão como um ''4 link'' segurando o eixo e acrecenta mais 1 espiral macia de cada lado, aguenta uma carga razoavel (não tanto como um feixe enorme de molas) e fica mais macia, fiz um teste antes de colocar os amortecedores, fica parecento santana c/ amortecedor estourado, estaciona daqui a 3 minutos ainda esta balançando, rsrsrsrs, mas com amortecedores de volta fica blz, já utilizei isso na rural, f75, jipe 4 portas, outros carros off road ''fabricados'' em casa, etc, erá muito usado por aqui, só que as estradas são todas iguais ou piores que a transamazonica por aqui, então no asfalto em alta velocidade não sei o comportamento que teria essa suspeção, mas na terra em raras ocasiões andavamos a 80-100kmh, foi só uma idéia, mas depende de como for executada ex: quantidade, comprimento e modelo de mola, pode ficar bom de primeira ou precisar mais ajustes, se falei besteira, desculpe, mas nas pick-up e outros que usei achei que ficou bem melhor que um grande feixe de molas sozinho
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #23
    Usuário
    Entrada
    30/08/2021
    Local
    Joinville/SC
    Idade
    40
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Question Tornar Hilux 1995 mais confortável - sistema suspensão

    Bom dia, alguém sabe me informar se para deixar mais confortável a Hilux 1995 4x4 adiantaria instalar um kit jumelo na dianteira e traseira? Ou alguém tem alguma dica pra deixar ela mais confortável na questão do sistema de suspensão? Agradeço!

  • #24
    Usuário Avatar de Eliezer
    Entrada
    27/02/2007
    Local
    Itapeva/MG
    Idade
    47
    Posts
    292
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por san_carlos Ver Post
    Bom dia, alguém sabe me informar se para deixar mais confortável a Hilux 1995 4x4 adiantaria instalar um kit jumelo na dianteira e traseira? Ou alguém tem alguma dica pra deixar ela mais confortável na questão do sistema de suspensão? Agradeço!
    Não tem muito o que fazer... é um amortecedor bom e aliviar os feixes de molas..
    Hilux 2.8 93 "A Onça"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Modificar suspensão Ranger
      Por Felipe / Ranger / Floripa no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 25/03/2016, 18:53
    2. modificar banco traseiro das pick ups
      Por Troller-a-vista no fórum Picapes
      Respostas: 17
      Última resposta: 26/12/2012, 13:35
    3. E possivel modificar portas traseiras para sistema da Fiorino?
      Por bototucuxi no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 4
      Última resposta: 13/07/2011, 13:06
    4. Modificar sw4 pra 285/75 R16
      Por leprechaun no fórum Toyota
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/12/2009, 10:24
    5. Ranger dos molejos
      Por AlexSanches no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 1
      Última resposta: 26/05/2008, 10:23

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade