Postado originalmente por
RaphaelF
Deixa eu me intrometer aqui hehehe na minha opinião 10 mil kms É MUITO TEMPO para troca de óleo + filtro, até pq boa parte desses kms nem é contabilizado(o anda e para infinito das grandes cidades), reduziria essa troca para no máximo 7500 kms, aqui em casa eu mesmo troco o óleo e filtro dela a cada 5 mil kms.Nosso combustível de qualidade já conhecida não permite trocas de óleo em intervalos tão longos, isso já é algo que eu mudaria.
Quanto a queimar óleo vai depender da utilização do veículo, se for daqueles motoristas pé pesado que na estrada anda em altas velocidades há a possibilidade de queimar bastante óleo sim, não sei nessa quantidade pois nunca esperei tanto tempo com o mesmo óleo lá dentro mas os 5 mil kms quanto vou puxar a vareta antes de drenar, ta sempre no mesmo nível, lembrando que a Prado daqui é 04 com 110 mil kms e a utilização é 100% uso urbano.
No manual do meu carro(207 1.6 16v 2013) indica ser perfeitamente normal baixar 1 litro a cada 1000 kms, já vi outros manuais com mesma indicação, no meu caso só vejo o nível abaixar quanto aperto o pé nas estradas mas não chega a ser nem metade desse consumo descrito pelo manual.