x
Convex Datacenter
  • #2797
    Usuário Avatar de rgoliver
    Entrada
    14/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    328
    Agradecimentos: 0



    Nesta imagem original da bomba deitada (b) podemos ver que existe um encaixe para conector de aproximadamente 5 fios (2 para o sensor/nível combustível + 2 para bomba elétrica + 1 negativo ou resumindo, 2 positivos e 3 negativos).

    a. 7701035030- Tank fuel - level sender (Fuel tank - level sender) - - Toyota Landcruiser (series 120)

    b. ?????? ??????????????? ??? Toyota Land Cruiser (120)-Prado 2002-2009 ? ??????? ?? ???? 1830 ???. ? ?????-??????????

    Nesse vídeo mais detalhes de como diagnosticar uma bomba elétrica com defeito:



    Vejam que quando o cara dá o contato, o relé tem de armar, dá para ouvir o barulho, mas uma outra forma de fazer um teste nos relés seria com 4 pilhas de 1,5 = 6v ou até mesmo com os 12v da bateria do veículo.



    Ainda não desmontei o tanque para tirar a bomba, o que deve ocorrer na sexta, enquanto isso vou estudando o caso com paciência, eliminando qualquer chance de problema elétrico.

    Testando o sistema:

    1. Bateria, fusíveis e relés
    2. Chicote: após eliminar o item 1, verificar se está chegando a voltagem correta lá no conector da bomba.
    3. Bomba elétrica: alimentá-la com a voltagem correta, se não ligar já sabe.

    Passos simples, basicamente é isso. Apenas descer o tanque para retirar a bomba é que dá mais trabalho. Devagarinho eu chego lá. Alguém já passou por isso? Vamos trocando uma ideia, me corrijam se estiver errado.

    7701035030 cód. original da bomba/conjunto.

    CCS - R$ 1.071,00
    Status Peças - R$ 700,00 (já com envio incluso - PAC)
    4X4 Brasil
    Rodrigo RJ
    SW4 09 VVt-i SR 2.7 - TOCANDIRA
    ex LCP 06 KZJ120L-GKPGT - SAMURAI

  • #2798
    Usuário Avatar de Newton Guerra
    Entrada
    24/07/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    1,753
    Agradecimentos: 19
    Rodrigo tenho quase certeza que a Prado não tem bomba elétrica no tanque. Só as com motor D4D, commom rail, tem. Peça para alguém dar contato e tente ouvir se o solenóide que permite a passagem de combustível está armando. Fica perto da bomba, o barulho é alto.

    Abraço
    Newton
    Vitara Canvas 97 Ex LC Prado 09 - Andina
    FZJ-80 1995

  • #2799
    Usuário Avatar de rgoliver
    Entrada
    14/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    328
    Agradecimentos: 0
    Valeu pela dica Newton, mas identifiquei o problema. De curiosidade resolvi tirar a capa da correia e vi que ela estava moída. Estourou aos 113k, bem antes dos 150k indicado para troca pela montadora.

    Dia 02 ligarei pro SAC da Toyota e ver o que podem fazer, afinal o veículo foi comprado na CCS aos 59k km, sou o segundo dono. O primeiro comprou lá e vendeu pra eles depois, depois eu peguei. Tenho nota de compra e nota da revisão antes da entrega. Depois daí as revisões normais. Se trocaram meu painel acredito que não irão criar problema no lance da correia.

    Mediante isso recomendo a tirar a capa e dar uma olhada de 10k em 10k após os 100k km.
    4X4 Brasil
    Rodrigo RJ
    SW4 09 VVt-i SR 2.7 - TOCANDIRA
    ex LCP 06 KZJ120L-GKPGT - SAMURAI

  • #2800
    Usuário
    Entrada
    07/12/2009
    Local
    Resende/RJ
    Idade
    63
    Posts
    1,290
    Agradecimento: 1
    Pessoal,
    Sou muito precavido, ou para outros jogo dinheiro fora ehehhe, mas nas 2 sw4 que tive 2001 e 2002 troquei aos 100.000 embora o manual recomendasse 150, na Prado comprei ela com 100.000 e o dono garantiu que ja trocou, se não tiver trocado, eu vou trocar na próxima revisão.
    Pra quem roda em cidade, só no asfalto, pianinho, pode até ser mas pra mim já pensou acontecer isso na subida da Cordilheira pra Cusco ou Atacama ????
    Abs.
    4X4 Brasil
    Carlos Feitosa.
    LAND CRUISER PRADO 2009
    EX - SW4 3.0 TD 2002

  • #2801
    Usuário Avatar de rgoliver
    Entrada
    14/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    328
    Agradecimentos: 0
    Pois é, apesar de eu sugerir examinar a correia de 10k em 10k após os 100k, isso não é nem um pouco prático.

    Conversei com o chefe da oficina e ele me disse que a montadora fabrica as correias para suportarem 200k, mas como margem de segurança ela estipula a troca aos 150k. Isso é tão confiável para eles (e também para nós) que nunca vi tirarem em alguma revisão antes dos 150k toda a capa da correia dentada para examiná-la minuciosamente, pois não basta examinar apenas uma parte dela...

    Portanto, o melhor mesmo é trocar com 100k ou confiar no prazo da montadora, imputando-lhes os danos que vierem a ocorrer caso a mesma estoure antes dos 150k. Fica o alerta, da minha parte prefiro a partir de então trocar de 100k em 100k como "uma margem maior de segurança".

    Achei interessante quando a correia estourou, todo o sistema que alimenta o motor e que dá partida no mesmo foi desligado. A boma de combustível foi desligada (o que me levou a crer inicialmente ser problema dela) e ao tentar dar partida, não sentia mais o arranque nem mesmo tentando girar o virabrequim, estava muito leve... Era como se o arranque patinasse, ou tivesse uma embreagem própria que havia desacoplado, como ocorre no compressor do ar condicionado. Muito interessante. Fico imaginando, seria isso também um sistema de segurança?!!!

    Rolamentos quando trancam, destroem a correia. É uma hipótese, só saberei na próxima semana quando levar a nega pra uma recauchutada na CCS. Há uma chance grande que tenha ocorrido algum dano no motor devido a correia ter arrebentado com o veículo em movimento (20/30km/h), mas acredito que se a correira tivesse partido no start (onde ocorre o maior esforço) o sistema de segurança teria evitado algum dano. Engenharia muito boa, a nova geração D4D deve estar ainda melhor, mas será que um dia ficaremos livres da correia dentada nos motores a combustão?! Enquanto não chega esse tempo, o melhor continua sendo a prevenção.
    4X4 Brasil
    Rodrigo RJ
    SW4 09 VVt-i SR 2.7 - TOCANDIRA
    ex LCP 06 KZJ120L-GKPGT - SAMURAI

  • #2802
    Usuário Avatar de rgoliver
    Entrada
    14/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    328
    Agradecimentos: 0
    Encontrei um relato em um outro fórum americano, de um Toyota Tundra que teve a correia partida aos 119k. Não sou muito bom no inglês, mas foi isso que entendi:

    New Member Question about timing belt 4.7 - Toyota 4Runner Forum - Largest 4Runner Forum

    Na maioria dos vídeos de troca da correia dentada e esticador, percebo que trocam também a bomba d´água.

    Rodrigo RJ
    SW4 09 VVt-i SR 2.7 - TOCANDIRA
    ex LCP 06 KZJ120L-GKPGT - SAMURAI

  • #2803
    Usuário
    Entrada
    23/06/2013
    Local
    sao bernardo do campo/SP
    Posts
    187
    Agradecimentos: 4
    Boa Noite.
    Pelo que vi nos videos e comparando com as pecas que retirei da minha, o motor kzt usa as mesmas pecas do d4d, na questao de correias e tensionadores. Ja me disseram que o d4d usa a parte de baixo do kzt (bloco pistoes vira e bielas) mudando somente o cabecote e o CR. E quanto a correia dentada nao sei pq a toyota nao passou a usar corrente como nos corollas.
    Os corollas estao desde 2002 usando corrente.
    Toyota Land Cruiser 80 GX 1HD-T 1991 Branquela.
    Toyota Land Cruiser Prado 2008 Long Range.
    Toyota Corolla 2007 Xei Auto.

  • #2804
    Usuário Avatar de rgoliver
    Entrada
    14/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    328
    Agradecimentos: 0
    Lembro da Ranger, alguns modelos usavam correntes nos motores, do tipo de bicicleta. Esses motores faziam muito barulho. Tem também os Alfa Romeo, eram campeões das pistas, e usaram estas correntes durante muito tempo. Mas como tudo evolui, a antiga corrente foi substituída por uma correia de borracha - chamada de correia sincronizadora, ou mais popularmente de "correia dentada".

    Nos motores mais antigos que usam corrente, esse componente durava tão quanto a vida útil do motor e não requeria troca, visto que seria preciso abrir o motor.

    A correia dentada (que não transmite o movimento por atrito, mas pela tração exercida pelos dentes da correia sobre os dentes da polia) tem a função de transmitir a rotação do virabrequim para o eixo que comanda as válvulas do motor, sem que haja um deslizamento da correia na polia, o que acarretaria falta de sincronismo e danos ao motor, por isso os dentes são necessários.

    Para mim foi uma surpresa saber que o Corolla usa corrente nos motores, pesquisarei mais sobre o assunto.
    Rodrigo RJ
    SW4 09 VVt-i SR 2.7 - TOCANDIRA
    ex LCP 06 KZJ120L-GKPGT - SAMURAI

  • #2805
    Usuário Avatar de rgoliver
    Entrada
    14/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    328
    Agradecimentos: 0
    Muito interessante os relatos de alguns aqui do fórum. Alguns tiveram a correia arrebentada e nada aconteceu ao motor. Já tinha percebido em alguns motores um rebaixo nos pistões e não fazia ideia do motivo... Vale a pena a leitura:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...dentada-2.html (MITO sobre RELIGAR o motor após ARREBENTAR A CORREIA DENTADA)


    Correia das Amaroks partindo aos 5/10k... falha de projeto:

    Novo kit promete solucionar problema na correia dentada da VW Amarok - VRUM


    "Quando penso em reclamar, lembro de olhar pra trás e vejo situações muito piores que a minha!"
    4X4 Brasil
    Rodrigo RJ
    SW4 09 VVt-i SR 2.7 - TOCANDIRA
    ex LCP 06 KZJ120L-GKPGT - SAMURAI

  • #2806
    Usuário
    Entrada
    25/12/2014
    Local
    maringa/PR
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Olá Rodrigo, por favor vc pode me ajudar a fazer um post novo aqui no forum???

  • #2807
    Usuário
    Entrada
    25/12/2014
    Local
    maringa/PR
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Por favor gostaria que os usuários deste fórum, me ajudassem a restaurar a funilaria de uma Land Cruiser Prado ano 2008 que acabei de comprar mas infelizmente caiu sobre ela uma árvore e por isso preciso trocar o teto completo e com teto solar dela e nào estou conseguindo encontrar uma empresa que possa ter uma sucata para retirada de peças, por isso peço aos amigos que possam me aajudar ok, Segue fotos da camionete:
    -1.jpg
    -2.jpg
    -3.jpg

  • #2808
    Usuário Avatar de rgoliver
    Entrada
    14/12/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    328
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por jpmaringa Ver Post
    Olá Rodrigo, por favor vc pode me ajudar a fazer um post novo aqui no forum???
    Acho que você quer abrir um novo tópico?! Se for, acho que só pedindo ao Administrador, a leitura deste tópico talvez ajude:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...-proprios.html (Editar/apagar posts/tópicos próprios)


    Lamento pela viatura companheiro, deu dó só de ver...
    Rodrigo RJ
    SW4 09 VVt-i SR 2.7 - TOCANDIRA
    ex LCP 06 KZJ120L-GKPGT - SAMURAI

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 4 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 4 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade