x
Convex Datacenter
Página 15 de 23 PrimeiroPrimeiro ... 567891011121314151617181920212223 ÚltimoÚltimo
Resultados 169 a 180 de 274
  • #169
    Usuário
    Entrada
    24/11/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    71
    Posts
    107
    Agradecimento: 1

    Smile Como instalei intercooler frontal na minha SW4 ....




    Gostaria de compartilhar com os colegas a instalação de um intercooler na minha Hilux SW4 2001 que consegui montar totalmente sozinho, na casa da minha sogra mesmo, e cujo ponto forte foi o baixo custo da sua instalação, já que consegui comprar o intercooler a um bom preço e o material de instalação na Aerotetic (AEROTETIC )em Porto Alegre, onde encontrei os melhores preços para mangueiras e tubos.

    Inicialmente, eu tinha a intenção de instalar um intercooler sob o capô, cheguei inclusive a comprar um da D4D nova, mas surgiu inesperadamente a possibilidade de entrar uma grana extra e o projeto parou, porque pensei em vender a 2001 e adquirir uma do modelo mais novo, já equipada com intercooler. Entretanto, a grana extra acabou não se concretizando imediatamente e voltei a pensar no projeto, mas agora com mais calma. Eu vendi o intercooler da D4D para um colega forista aqui do Rio mesmo.

    Retomado o projeto, pesquisei bastante tanto aqui no forum, como em sites estrangeiros, a melhor forma de instalar o intercooler e prós e contras da instalação frontal x sobre o capô.

    Acabei optando pela instalação frontal, por que na instalação sob o capo, eu optaria por fazer um sob medida, o que sai caro, e também cortar e pintar o capô para instalar um scoop para entrada de ar.

    Apesar da instalação frontal ser um pouco mais trabalhosa, ela permite voltar a configuração original da SW4 com muito enpouco trabalho.

    Estabeleci tão para o projeto algumas premissas que seriam seguidas para ter a melhor instalação possível.

    1) O intercooler deveria ter um correto dimensionamento e ser o mais comprido possível para aproveitar ao máximo a entrada de ar inferior do para-choque dianteiro. Vi que o intercooler da Maxcooler segue este princípio, ele é comprido e estreito, não adiantando muito o intercooler ser muito alto devido a falta de ar frontar para refrigerar o mesmo. A falta de altura foi compensada por um intercooler com mais profundidade.

    2) O roteamento da tubulação deveria ter o mínimo de curvas e ser o mais curto possível, de forma a minimizar o percurso que o ar percorre desde a saída da turbina até o coletor de admissão. Acabei encontrando um caminho para a instalação totalmente diferente de tudo o que já havia pesquisado, mas que evitou muitas voltas para passar a tubulação sob o chassis na parte da frente das longarinas da SW4. Nas fotos da instalação dá para ver este roteamento na parte do motor.

    3) Para dar uma ajuda ao intercooler, resolvi instalar um tubo aletado bem ao lado da ventoinha do motor, este tubo já dissipa parte do calor da saída da turbina antes mesmo que o ar chegue na entrada do intercooler. E funciona, porque quando se coloca a mão perto do mesmo se vê que o mesmo está bem quente....

    Em relação ao dimensionamento, observei que o intercooler da Prado não é tão grande, possui 335mm (13") x 230mm (9") x 60mm de profundidade, com entrada de 50mm e saida de 65mm.

    Procurei encontrar um um pouco maior para compensar a perda de carga na tubulação de instalação e acabei importando um dos USA, comprado via Ebay, que atendeu perfeitamente os critérios de dimensionamento e baixa perda de carga. Ele possui 534 mm (21”) de comprimento, cerca de 180 mm de altura (7”) e profundidade de 70 mm (2 1/2”).

    Se observarem a foto do mesmo instalnado na frente do veículo, dá para perceber que nada mais comprido que isto encaixaria no veículo.

    Esta tubulação é em parte ainda provisória, porque vou substituir vários trechos por tubos de aço inox polidos.

    A vantagem desta instalação inicial é que a flexibilidade dos tubos de borracha ajuda muito a se chegar a montagem ideal.

    Ë importante ressaltar que é necessária a confecção algumas peças adicionais, como o um suporte para a TBI, uma flange para o coletor de admissão e um suporte para o intercooler, sob medida para viabilizar a instalação. Este suporte que desenvolvi é aparafusado em furos já existentes da fixação do parchoue e do radiador.

    Estou a disposição dos colegas para tirar dúvidas e ajudar aqueles que queiram efetuar uma instalação deste tipo em seus veículos.

    Abraços a todos...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Adaptando Intercooler na SW4.-0.jpg   Adaptando Intercooler na SW4.-1.jpg   Adaptando Intercooler na SW4.-2.jpg   Adaptando Intercooler na SW4.-3.jpg   Adaptando Intercooler na SW4.-4.jpg  

  • #170
    Usuário
    Entrada
    24/11/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    71
    Posts
    107
    Agradecimento: 1

    Mais fotos da instalação do intercooler na SW4

    Seguem mais algumas fotos da instalação......

    Um abraço
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Adaptando Intercooler na SW4.-5.jpg   Adaptando Intercooler na SW4.-6.jpg   Adaptando Intercooler na SW4.-7.jpg   Adaptando Intercooler na SW4.-8.jpg  

  • #171
    Jr,
    Por acaso vc tem o link do ebay, ou alguma outra referencia deste intercooler que vc usou???

    Grato

  • #172
    Usuário
    Entrada
    24/11/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    71
    Posts
    107
    Agradecimento: 1

    Como instalei intercooler frontal na minha SW4 ....

    Segue o link do E-Bay conforme solicitado. O intercooler pode ser de qq fornecedor,r desde que seja um com dimensões de 28x7x2.5".

    UNIVERSAL FRONT MOUNT TURBO INTERCOOLER FMIC 28x7x2.5" | eBay

    O intercooler lá é muito barato, o que pega é saber como despachar para nosso país, o que pode ser feito pelos correios.

    Um abraço

  • #173
    Caracas!!!!

    Muito barato mesmo!!!

    Ainda mais se funcionar...dessa vez vou ter que aprender como funciona esse tal de ebay....rsrs

    Outra duvida, nem sei se o raciocinio está correto, mas!!!
    ebay 28x7x25" = 490 pol³ = 1225 cm³
    prado 13x9x2,5" = 292 pol³ = 743 cm³

    quase 60% de diferença....é isso mesmo????

  • #174
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Opa

    Parabéns ao Rubens e ao Jrsilva pelo belo trabalho e pelas dicas.

    Eu tive uma SW4/93 que turbinei e intercoolei e à época tambem optei por instalar o intercooler na parte de baixo.
    O que fiz a mais foi mudar a posição da placa, conforme pode ser visto na foto anexada, pois permite melhor ventilação.
    Abs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Adaptando Intercooler na SW4.-intercooler.jpg  
    Aurélio

  • #175
    Usuário
    Entrada
    24/11/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    71
    Posts
    107
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Ronaldo SW4 Ver Post
    Caracas!!!!

    Muito barato mesmo!!!

    Ainda mais se funcionar...dessa vez vou ter que aprender como funciona esse tal de ebay....rsrs

    Outra duvida, nem sei se o raciocinio está correto, mas!!!
    ebay 28x7x25" = 490 pol³ = 1225 cm³
    prado 13x9x2,5" = 292 pol³ = 743 cm³

    quase 60% de diferença....é isso mesmo????
    Oi, Ronaldo, é isto mesmo, vc fez as contas direito. E garanto que funciona, pq instalei na minha e dá para sentir a diferença apenas dirigindo.... Um ponto tb que notei é que o motor passou a funcionar mais frio do que antes,

    Comprar no E-Bay não é complicado, vc precisa criar uma conta, ter cartão de crédito internacional, de preferencia abrir conta no Paypal e comprar o item. O complicado é remeter
    o item para o Brasil e pagar mais 60% de imposto sobre o valor do item mais o frete, que é o mais caro nisso tudo, que vai sair mais caro do que o intercooler em si.

    Consegui uma forma de trazer o intercooler sem ser oficialmente por correios que barateou muito, mas não posso postar por aqui por que tá arriscado a eu não conseguir trazer mais nada,
    mas me manda seu mail particular que por ele explico o processo.

    Um abraço

    Jorge Rodrigues

  • #176
    Usuário
    Entrada
    24/11/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    71
    Posts
    107
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Aurélio Ver Post
    Opa

    Parabéns ao Rubens e ao Jrsilva pelo belo trabalho e pelas dicas.

    Eu tive uma SW4/93 que turbinei e intercoolei e à época tambem optei por instalar o intercooler na parte de baixo.
    O que fiz a mais foi mudar a posição da placa, conforme pode ser visto na foto anexada, pois permite melhor ventilação.
    Abs
    Oi, Aurélio, grato pelos comentários. Já estava nos meus planos mudar a posição da placa para melhorar a refrigeração e vc confirmou que a idéia é boa, vou fazer como vc sem dúvida.. Eu fiz a instalação neste final de semana e ainda tenho pequenos detalhes a melhorar, e ainda quero trocar vários trechos de borracha por tubos de inox para eliminar diversas emendas e ter um fluxo melhor ainda, mas dá para sentir uma boa melhora no desempenho do motor, sem mexer em bomba nem na pressão do turbo.

    Se vc ainda tiver fotos da sua instalação seria interessante vc postar, pois tenho um colega do Rio que tem uma 4runner, já turbinou e agora quer instalar o intercoooler na dele.

    Um abraço

    Jorge Rodrigues

  • #177
    Usuário Avatar de Aurélio
    Entrada
    01/04/2003
    Local
    Barra Mansa/RJ
    Posts
    2,004
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por jrsilva
    (...)mas me manda seu mail particular que por ele explico o processo. Jorge Rodrigues
    Opa,

    Te mandei um e-mail, Jorge.

    Abs
    Aurélio

  • #178
    Usuário
    Entrada
    24/11/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    71
    Posts
    107
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Aurélio Ver Post
    Opa,

    Te mandei um e-mail, Jorge.

    Abs
    E-mail respondido, espero que ajude....

    Abração

  • #179
    Valeu pelas dicas e ensinamentos!

    ronaldonovoa@gmail.com

  • #180
    Usuário
    Entrada
    24/11/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    71
    Posts
    107
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Ronaldo SW4 Ver Post
    Valeu pelas dicas e ensinamentos!

    ronaldonovoa@gmail.com
    De nada, estamos aqui para isso mesmo... Eu tb só decidi fazer depois que vi o usuário Rub mostrando como fez a instalação dele, vi que dava para fazer. Vou te mandar para seu mail informações complementares.

    Um abraço

    Jorge Rodrigeus

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Adaptando motor Ap no Fusca
      Por gaiolarodan no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 10
      Última resposta: 20/11/2022, 16:47
    2. F75 Adaptando e Reforma
      Por thcostarn no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 1
      Última resposta: 14/10/2013, 19:15
    3. Adaptando faroletes
      Por torpedo no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 2
      Última resposta: 12/04/2011, 18:29
    4. Adaptando ABS no CJ
      Por JeepDennis no fórum Jeep Willys
      Respostas: 19
      Última resposta: 15/07/2010, 21:57
    5. adaptando intercooler na S10 maxion 2.5 hd
      Por edwint no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 6
      Última resposta: 19/12/2008, 22:11

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade