Grato André
Melhor assim para se evitar surpresas desagradáveis e prejuízos.
Estes desenhos de motores estão disponíveis? onde?
Mateus
Versão Imprimível
GRANDE ELMER
Vc tem toda a razão , ontem eu estava num plantão de 24hs seguidas , reconheço que excedi em meus comentarios pq a cabeça não estava mais raciocinando direito .
Vc tem toda a razão qdo diz que EXISTEM VÁRIAS VARIÁVEIS , realmente tb já vi de tudo qdo arrebenta a correia dentada . No meu caso mesmo , inicialmente só foi observado o estago em cima , o mecanico apenas fez o serviço de cabeçote , mas 1 mes após , trancou o motor , ou seja , inicialmente não aparecia o defeito em baixo , mas como ele sofreu impacto muito forte mesmo não dando para ver só na observação mas sofreu danos , no caso amassou o casquilho e 1 mes após ele rolou e travou tudo .
No meu caso foi uma variável e tem tb outros que só estragam em cima .
Amigo ELMER , me desculpe pelo exagero de meu comentário , é como na medicina a gente ( médicos ) diz que : " Cada caso é um caso " , não existe doenças iguais , digo : com sintomas iguais em pessoas diferentes com a mesma doença .
ABRAÇÃO
Existem motores onde seus pistões têm rebaixos sob as válvulas, justamente para evitar o atropelamento das mesmas !
Boa lama,
Como foi citado existem variaveis, mas o mais importante é o espaço existente entre o cilindro e a valvulas, existem alguns motores q o espaço existente impete o toque do cilindro e as valvulas mesmo em desincronia, outros pricipalmente os de 3 ou mais valvulas trabalham com menos espaço ocorrendo o risco de choque das peças. Alem deste risco cabe lembrar os casos de queda da valvula no cilindro ja vi 2 casos na s10 diesel por excesso de rotação, as valvulas flutuaram e soltou a trava da valvula caindo dentro do cilindro, prejuiso enorme com certeza.
ressucitando o tópico.........
flutuação de válvulas realmente é um problema sério... uma vez quando eu fiz o curso de mecânica de motos eu vi um pistão de uma cg125 fuçada que foi furado pela válvula que escapou...
Tenho um polo clasic 1.8 MI 97. Estava dirigindo e o motor parou de funcionar derrepente. Chamei o socorro mecanico e nada! O mecânico que veio me socorrer, e suspeitava de problemas na eletrovalvula do gás. Pediu q eu desse a partida várias vezes, sem sucesso. Entre a chegada do mecânico e o reboque tentei dar a partida mais vezes. Rebocado o carro, meu mecâncico diagnosticou o problema: Correia dentada do motor partida. Gelei na hora!! Foi então q descobri esse fórum. Quanto mais eu lia mais desesperado ficava, cada vez mais convencido que meu motor tava arrebentado. Orei bastante, pra que meu prejuizo fosse o menor. Meu mecânico trocou a correia, dei a partida, e o motor funcionou bomzinho!!!!!! O mecâncico falou q não parecia ter danificado o cabeçote. Mesmo assim vale o recado: A correia do motor custa cerca de 15,00$, nada comparado aos mais de 400,00$ do cobeçote caso tivesse q fazer.
PS: Alguém sabe se as válvulas do motor Ap 1.8 mi ficam numa posição alta do cabeçote, onde os pistões jamais encostam?
Se fosse o 2.0 talvez desse m. pois o bloco é o mesmo e o curso maior.
Isso depende do projeto. Como já foi dito, tem pistão com rebaixo para as vávulas jamais tocarem no pistão. Chevette e 147, eu já ví arrebentar o motor. Num Opala que eu tinha, a engrenagem arrebentou à uns 120 km/h e nada aconteceu.
A minha L200 GL quebrou a correia, tentei ligar e percebi que o motor estava muito leve, tirei a tampa fiz uma marca na correia dei a partida e vi que a correia não rodava.
Quando troquei a correia os dentes do lado de baixo, junto a polia arrebentaram todos, mas depois da troca o carro ficou 100%. ou seja só foi mesmo a correia. Detalhe tinha trocado a 48000 km.
Os motores AP estão livres desse problema, pode romper a correia dentada em funcionamento que não dá conflito entre válvulas e pistões.
bom minha correia pulou porque quebrou o rolamento do esticador eu pari o carro e 1 hora depois fui sair com sem saber que quebrou isto luei o carro vi que direco tava dura andei umas 6 passadas ai dei re e desliguei o carroporque vi a temperatura suibir troquei o esticador correia e to andando bem dei sorte ou foi porque a orreia soltou como carro parado