Prezados,
Alguém sabe me informar qual a capacidade do alternador original das SW4 3.0 TD (até 2002)?
Ele suportaria bem se colocássemos uma bateria extra no espaço apropriado, no outro lado do cofre do motor?
Se suporta, como deve ser feita a ligação?
Alguém da lista já fez isso e pode relatar?
Obrigado.
Na minha santa ignorancia , não vejo a nescessidade de vc colocar 2 baterias na SW4 , a não ser que vc for usar uma usina de som para consumir tanto assim .
Mas vamos ao que interessa , no manual da sua SW4 se é que vc tem o manual , lá diz a capacidade do alternador , mesmo não sabendo , acho eu que o alternador original suporta alimentar 2 baterias sim .
Informações sem muito conhecimento tecnico do caso , estou no achismo , só pra vc não ficar triste por ninguem ter te rspondido ainda .
Prezados,
Alguém sabe me informar qual a capacidade do alternador original das SW4 3.0 TD (até 2002)?
Ele suportaria bem se colocássemos uma bateria extra no espaço apropriado, no outro lado do cofre do motor?
Se suporta, como deve ser feita a ligação?
Alguém da lista já fez isso e pode relatar?
Obrigado.
Olá colega,
Você pode sim usar 2 baterias, mesmo que seu alternador seja de apenas 0,0000005 A, a única coisa que muda é o tempo de carga! Para alternadores muito fracos, o tempo que levará para carregar as duas baterias será muito alto, porém, para alternadores mais fortes esse tempo é bem mais curto!
Já instalei 2 baterias de 90Ah num UNO Mille, com um sistema de som porreta e mesmo assim o alternador não abriu o bico (45A), o único problema é que quando morre a bateria (com o carro desligado) o alternador demora um pouco até conseguir carrega-la, um detalhe é de que as baterias só funcionam juntas com a chave ligada, para evitar que ele tenha que fazer chupeta caso fique com o som ligado por muito tempo.
Amigo Guilherme,
Obrigado por suas considerações, são valiosas mesmo que advindas de "achismo", afinal enriquecem o pensamento.
Não pretendo instalar uma usina de som não, mas vislumbro a possibilidade de colocar um guincho na viatura...
Desse modo, a idéia é instalar uma segunda bateria e pendurar nela o consumo do guincho (que consome pra cacete), faróis auxiliares, som, etc, deixando a primeira bateria (original) exclusivamente para a partida do motor e equipamentos originais do carro...
Isso seria feito com a instalação de um isolador de baterias, que faz com que ambas sejam carregadas pelo alternador, simultaneamente, mas não se comuniquem. Fazendo assim, mesmo que a carga da segunda bateria seja esgotada pelo uso intenso dos acessórios, a primeira bateria sempre estará com sua carga preservada para a partida do motor, entendeu? Um forte abraço, Delfim.
Anexei 2 arquivos para vc, um contem um esquema para vc fazer em casa um sistema duplo de baterias, no outro tem um conjunto pronto que é vendido pela Ironman, sou o representante mas somente terei este produto ano que vem, estou analisando a viabilidade economica dele. Sinceramente o esquema que esta em anexo é muito legal.
Excelente a sua idéia , vc nunca correrá o risco do carro não pegar por falta de bateria , nunca é muito forte , ou melhor vc fica sem pegar o dia que a bateria acabar com sua vida útil , e terá ainda a outra do lado para tirar vc do enrosco com uma simples chupeta alí mesmo .
Amigos Guilherme,
A idéia é justamente essa. E a bateria auxiliar ainda me será muito útil para colocar um pequeno inversor, que me disponibilizará uma ou duas tomadas de 110V no painel da viatura, para eventuais necessidades como o uso do notebook, recarregar baterias de câmeras e celulares, etc... Um abração, Delfim.
Raphael,
Obrigado pelos arquivos. Vou mostrar o esquema para um amigo que é técnico em eletrônica, pois eu sou leigo nessa matéria. Um abração, Delfim.
Esse esquema está um tanto quanto confuso, caso querira algo realmente funcional e bastante simples faça o seguinte.
1- Compre uma bateria extra e intale-a em algum lugar que não atrapalhe o acesso a peças do motor para futuras manutenções.
2- Faça a ligação entre a baretia extra e os equipamentos que mais consumirão energia (guincho, inversor, som). Use um fio bastante grosso para a conexão do negativo entre as duas baterias. (Pelo menos bitola 21)
3- Compre numa autopeças reles de acionamento de farol auxiliar, pelo menos 4. Compre também uma caixa de fusível para fusível grande de pelo menos 100A.
4- Instale todos os reles em paralelo e se possível use ainda um outro para o acionamento destes. Use fio de mesma bitola que o negativo!
5- Ligue a saida da chave de ignição no rele de acionamento. Isso fará com que as baterias se comuniquem apenas com a chave ligada, evitando com isso que as baterias morram juntas, e, caso você precise de mais corrente (amperagem), na hora de usar o guincho, você poderá usa-las juntas sem problemas.
6- Se possível instale também um relógio de tensão na sua viatura para poder monitorar a carga da bateria auxiliar com mais eficiência. Isso evitará que você mate a bateria deixando-a com cargas abaixio de 10,5V.
Seguindo os passos acima você terá uma exelente solução e de fácil manutenção e expansibilidade. Posso lhe fazer um esquema caso precise. Mas como disse anteriormente, já fiz esse esquema num uno Mille e está funcionando perfeitamente a mais de 1 ano e meio.
Pretendo fazer a instalação com um ISOLADOR DE BATERIAS, de modo que ambas recebam a carga do alternador, simultaneamente, mas não estejam ligadas entre si, ou seja, uma não será capaz de roubar corrente da outra. Funcionarão como acumuladores independentes, cada uma ligada ao seu propósito. A idéia de instalar um voltímetro para monitorar a tensão da segunda bateria é interessante, farei isso. Um abração, Delfim.