A principio ele parou de carregar a bateria. Não chegamos a retirar e abrir para ver o que seria necessário trocar, mas todos os profissionais que viram, de cara já falaram que impreterivelmente deveria ser trocado o regulador de voltagem, a placa de diodo e o suporte das escovas.
Um deles observou que os fios de cobre do estator estão um pouco escurecidos e disse que poderia ser necessária também a troca do estator (na opinião dele os fios estariam "queimados", mas me parece mais como um verniz ou alguma proteção do tipo).

Como me assustei bastante com os valores, resolvi retirar o alternador em casa mesmo, abrir e fazer os testes para ver realmente o que precisa e o que não precisa ser trocado. Fiz a retirada de todos os parafusos e conectores mas o mesmo segue preso (aparentemente apenas por pressão, mas já fiz força de todo jeito e não consegui retirar). Já pesquisei no youtube, mas não achei nenhum vídeo da viatura mostrando a retirada do alternador (achei video de outros modelos, que só com a retirada do parafuso de fixação já saem, mas no meu caso ele fica preso mesmo sem o parafuso, sendo possivel apenas fazer um pequeno giro com ele).