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  • #1
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    Chave para desmontar a pastilha das válvulas - Hilux SW4 3.0 TD




    Amigos,

    Alguem sabe onde eu posso encontrar para comprar ou então para fazer, uma chave que possibilide a retirada das pastilhas do comando de válvulas da SW4 3.0 TD ano 98?

    Essas pastilhas são utilizadas para fazer o ajuste de folga de válvulas.

    Grato,

    Rubens

  • #2
    Usuário Avatar de BLANCO
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    Fala ai Rub , certa vez meu meca foi regular as valvulas da minha viatura e retirou as pastilhas como uma chave de fenda pequena na cede da pastilha proximo ao comando existe um pequeno dente que possibita a retirada e a colocação da mesma , ele tambem utilizou com a mesma chave pequena uma outra para segurar a valvula para baixo ou seja ao mesmo tempo uma empurra a valvula e a outra retira a pastilha .
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  • #3
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    Blanco,

    Obrigado pela dica.
    Vou conferir a regulagem de válvulas e essa dica irá me ajudar muito caso seja necessário retirar as pastilhas para determnar qual será a nova pastilha que eu deverei comprar para acertar a regulagem de válvula.
    Você saberia me dizer se o seu mecânico retirou a peça (aluminio) que conecta o ar do filtro de ar até o corpo de borboleta para retirar a tampa de válvula?

    Obs. A minha SW4 está com um barulho irritante de metal com metal, vindo do cabeçote quando ela fica parada de um dia para outro. Após cerca de dois minutos de funcionamento o barulho some completamente.
    Já me disseram de uma válvula que fica no filtro de óleo (lado do motor) que costuma perder a pressão e desta forma todo o óleo que fica na cabeçote desce até o carter fazendo com que ela demore alguns tempo para lubrificar novamente as válvulas quando é dada uma nova partida (normalmente quando o carro está frio).
    Essa válvula tem a função de bloquear o óleo do cabeçote para evitar que o comando trabalhe "seco" na partida.
    Segue anexo a foto do catálogo de peça que tem essa válvula do óleo.

    Abraços,

    Rubens
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -valvula-de-oleo.jpg  

  • #4
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    caro rub

    antes de desmontar as valvulas acho que vale a pena verificar a ventoinha, digo isto porque na minha sw4 que é a gasolina tambem ocorria tal ruido quanto ela estava fria, na ventoinha existe um elemento viscoso que acopla a mesma a rotação do motor ao aquecer portanto no inicio da partida ela ainda gira louca e depois que acopla o barulho desaparece, espero ter ajudado abraços.

  • #5
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    A empresa RAVEN faz essas ferramentas pra regular válvula do cabeçote de fiat e AP, não sei se tem pra Hilux, o pessoal aqui na Retífica fez uma pra baixar o tucho e abrir espaço pra tirar a pastilha, quando tiver um tempinho aqui eu coloco fotos.

    []'s

  • #6
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    Caro jcrosis,

    Obrigado pela informação. Vou investigar esse item também.

    Rubens

  • #7
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    Caro Elmer,

    Obrigado pela informação.
    Vou aguardar as fotos para que eu possa fazer uma chave desta também.
    Por acaso será que a refitica que fez a chave para abaixar o tucho poderá fazer uma para mim?
    Você pode me passar o telefone da retifica?
    Eu ligo para eles e faço a compra, isto é, se eles puderem fazer uma para mim.

    Obrigado,

    Rubens

  • #8
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    Grande Rub, a pergunta sobre a retirada o tubo de aluminio sim tem de retirar pois tem que retirar tambem a tampa de valvula e posteriormente coloca-la com cuidado .

    Verifique tambem a embreagem ( colar ) pois a minha grita um pouquinho quando fria e logo depois some o barulho , experimenta ligar o carro com o pedal de embreagem acionado e logo depois solte o mesmo , detalhe acionando o pedal voce ira aliviar o peso do motor de arranque para partida porque somente o motor ira girar , no modelo a gasolina somente funcionam acionando o pedal de embreagem pelo fato de segurança e alivio do motor de partida , abraços ><><><><><><><><>
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  • #9
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    Caro Blanco,

    Obrigado pela informação. Além do barulho tipico de falta de lubrificação na partida a frio, a minha também tem esse tipico barulho. Pelo cambio é possivel lubrificar e o barulho some por um periodo e depois volta novamente.

    Você sabe o que retem o óleo na parte de cima do motor? A pressão da bomba de óleo está acima do especificado, porém não sei se ela tem a função de não deixar o óleo retornar para o carter quando o motor fica parada por alguns dias.

    Grato,

    Rubens

  • #10
    Usuário Avatar de BLANCO
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    Rubens a bomba de oleo ( ja disse o nome ) manda o oleo que esta no carter para o motor todo em geral o oleo sobe e desce pelo motor constantemente eu desconheço esta tal valvula que fica no filtro de oleo , no meu conhecimento que nao é muito existe uma valvula de alivio que fica sim no filtro para que nao estoure ou algo parecido ou ate mesmo para que o motor nao exploda pelos retentores .

    Toda vez que o oleo é trocado viramos o motor da viatura e um pouquinho depois a lampada de espia do oleo apaga quer dizer que o mesmo chegou em geral em tudo .

    O oleo e filtro sao novos ? verifique , abraços ><><><><><><><><
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  • #11
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    Blanco,

    Obrigado pela ajuda!
    O filtro é novo e é original. O óleo é o Castrol Tection (15W40) agora estou substituindo o filtro e o óleo novamente com 2.500 km. O óleo que eu estarei usando é o 10W40 da Castrol (Enduron).
    Um dos nossos colegas do 4x4 passou uma informação interessante:
    Fui informado que o barrulho que eu estou ouvindo é um "castanhar", ou seja, na partida quando o motor ainda está frio o diesel não é todo queimado gerando este barulho, pois por alguns instante o motor trabalha irregular. Na medida que o motor vai funcionando o diesel começa a ser "totalmente" queimado e o barulho some.

    Abraço,

    Rubens

  • #12
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    FORTALEZA/CE
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    Bem Rubens. se o problema for de queima de combustivel......

    Pra que haja uma queima total é necessário que estejam ajustados bicos injetores e que a vazão do filtro de ar esteja proporcionando quantidade de oxigênio suficiente... seu filtro de ar é novo?...isso sem falar da regulagem da bomba injetora....
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

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