x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9

Hybrid View

Folga na correia transmissora

Galera, estou preocupado com um problema na Hilux. Não manjo muito de mecânica então não sei os nomes das peças ao certo.... enfim, a uns dois dias atrás senti o motor balançando um pouquinho mais que o normal, na hora achei que era impressão minha (ou talvez motor frio) e não levei a sério...

Hoje andando na cidade comecei a escutar uma batida tipo como se algo estivesse meio solto "plec, plec... plec.. plec...". Na hora fiquei bem preocupado pois achei que era batida de pino mas logo vi que não era. Segui devagar e paramos pra almoçar. Quando liguei o carro novamente o barulho estava bem pior, abri o capô e vi que o problema era uma folga na polia do ventilador do motor, parece que ela foi afrouxando aos poucos, vc vê que ela está girando fora do eixo. Isso reflete na correia, que está com uma folga um pouco maior que o normal. Tbm está pingando uma água quando a gente tenta apertar a polia com a mão (ela tem uma folga grande, tipo uns 2 cm). Aliás, que água é essa??

Amanhã o carro vai direto pro mecânico, mas será que devo me preocupar muito ?? Será que isso é muito grave ou será que foi só o encaixe da polia que afrouxou mesmo? Os parafusos externos estão firmes mas o problema não é alí, parece que é no encaixe dela com o motor mesmo.

Vale levar em consideração que essa semana usei o carro em algumas estradinhas de terra bem ruins, o carro deu umas boas "balançadas" o que talvez possa ter contribuído pra afrouxar algo....

Ah a temperatura e o nível de óleo estão normais.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    29/12/2005
    Local
    Caraguatatuba/SP
    Agradecimentos: 0
    Oi amigo, pelo que voce esta descrevendo o teu problema e com o rolamento da bomba de agua.
    Acontece que a polia do ventilador esta montada neste rolamento, o melhor neste mesmo eixo.
    Isso explica a folga da polia, mesmo com os parafusos apertados, o que esta com folga e o eixo da bomba e por ahi sai a agua que voce mencionou.
    Nao tem nada a ver com as estradas de terra, foi desgaste mesmo.
    Aproveita e troca a bomba completa, o carro merece.
    Abraco.

Gabriel.

Blz meu, valeu pela ajuda.... só mais uma coisa, vc acha que isso fica caro pra arrumar? É que no momento to numa dureza que dá dó, hauahauah... outra coisa, será que dá pra ir bem devagar dirigindo até a mecânica? Fica a uns 7 km daqui.

Usuário
    Entrada
    29/12/2005
    Local
    Caraguatatuba/SP
    Amigo, Talvez da para trocar somente o rolamento e o selo mas o melhor e colocar uma bomba nova.
    Faz pesquisa nas concessionarias deve custar em torno de 350 reais, nao tenho certeza, mas eles dividem no cartao de credito sem problema.
    Afinal a mao de obra deve ficar mais cara para reparar do que para trocar, acho que reparo nao vale a pena, corres o risco de fazer o servico duas veces.
    E dificil disser se da pra rodar 7 Km sem problemas, tudo depende da folga, se nao ha perigo do ventilador bater no radiador, etc...acho que so vc. pode avaliar.
    Boa sorte.

Gabriel.

Usuário Avatar de dpab
    Entrada
    04/06/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 5
    Chame o reboque, não corra riscos, o prejuízo pode se multiplicar por dez. E siga o conselho do amigo acima, troque a bomba dágua por uma nova, original. Aproveite para trocar as correias tb, tudo original toyota. Boa sorte!!!

Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Concordo com os colegas.....

Em carros tracionados qualquer erro de manutenção eleva os custos em 10 vezes...
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem